Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schumann, Carolina Diniz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234232
Resumo: O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem.
id UFRGS-2_aef0ca7d5261036fe1c263ae2a9a8c7b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234232
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schumann, Carolina DinizRaizer, Leandro2022-01-19T04:37:18Z2021http://hdl.handle.net/10183/234232001136028O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem.The present work has as theme the impact of the Covid-19 pandemic in the realization of the mandatory teaching internships of the Social Science course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The Covid-19 pandemic made classes both in basic education and in higher education be offered remotely and online, making it impossible to carry out teaching internships in person in schools. Through the analysis of a questionnaire applied on Google Forms and personal reports, this work presentes how the adaptation of these subjects considered as the practical part of the curriculum took place, in the form of Emergency Remote Teaching, as well as the evaluation of students about this experience. The history of Sociology as a school subject and reflections on the supervised teaching internships and the parts that compose them were also presented.application/pdfporEstágio supervisionadoPandemiasCOVID-19 (Doença)Ensino Remoto Emergencial (ERE)Supervised internshipPandemicCovid-19Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136028.pdf.txt001136028.pdf.txtExtracted Texttext/plain64795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/2/001136028.pdf.txtfcc46743d775252f982e93411a7a6e7cMD52ORIGINAL001136028.pdfTexto completoapplication/pdf445753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/1/001136028.pdf5aba26881e8826190865fdcfb576a57cMD5110183/2342322022-07-28 04:46:15.067328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234232Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-28T07:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
title Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
spellingShingle Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
Schumann, Carolina Diniz
Estágio supervisionado
Pandemias
COVID-19 (Doença)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Supervised internship
Pandemic
Covid-19
title_short Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
title_full Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
title_fullStr Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
title_full_unstemmed Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
title_sort Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
author Schumann, Carolina Diniz
author_facet Schumann, Carolina Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schumann, Carolina Diniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raizer, Leandro
contributor_str_mv Raizer, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Pandemias
COVID-19 (Doença)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
topic Estágio supervisionado
Pandemias
COVID-19 (Doença)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Supervised internship
Pandemic
Covid-19
dc.subject.eng.fl_str_mv Supervised internship
Pandemic
Covid-19
description O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234232
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136028
url http://hdl.handle.net/10183/234232
identifier_str_mv 001136028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/2/001136028.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/1/001136028.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcc46743d775252f982e93411a7a6e7c
5aba26881e8826190865fdcfb576a57c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224618457956352