Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234232 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem. |
id |
UFRGS-2_aef0ca7d5261036fe1c263ae2a9a8c7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234232 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schumann, Carolina DinizRaizer, Leandro2022-01-19T04:37:18Z2021http://hdl.handle.net/10183/234232001136028O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem.The present work has as theme the impact of the Covid-19 pandemic in the realization of the mandatory teaching internships of the Social Science course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The Covid-19 pandemic made classes both in basic education and in higher education be offered remotely and online, making it impossible to carry out teaching internships in person in schools. Through the analysis of a questionnaire applied on Google Forms and personal reports, this work presentes how the adaptation of these subjects considered as the practical part of the curriculum took place, in the form of Emergency Remote Teaching, as well as the evaluation of students about this experience. The history of Sociology as a school subject and reflections on the supervised teaching internships and the parts that compose them were also presented.application/pdfporEstágio supervisionadoPandemiasCOVID-19 (Doença)Ensino Remoto Emergencial (ERE)Supervised internshipPandemicCovid-19Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136028.pdf.txt001136028.pdf.txtExtracted Texttext/plain64795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/2/001136028.pdf.txtfcc46743d775252f982e93411a7a6e7cMD52ORIGINAL001136028.pdfTexto completoapplication/pdf445753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/1/001136028.pdf5aba26881e8826190865fdcfb576a57cMD5110183/2342322022-07-28 04:46:15.067328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234232Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-28T07:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
title |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
spellingShingle |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS Schumann, Carolina Diniz Estágio supervisionado Pandemias COVID-19 (Doença) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Supervised internship Pandemic Covid-19 |
title_short |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
title_full |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
title_fullStr |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
title_sort |
Estágios de docência em ciências sociais durante a pandemia de Covid-19 : relatos e análise de experiências de docência no Ensino Remoto Emergencial da UFRGS |
author |
Schumann, Carolina Diniz |
author_facet |
Schumann, Carolina Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schumann, Carolina Diniz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raizer, Leandro |
contributor_str_mv |
Raizer, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Pandemias COVID-19 (Doença) Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
topic |
Estágio supervisionado Pandemias COVID-19 (Doença) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Supervised internship Pandemic Covid-19 |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Supervised internship Pandemic Covid-19 |
description |
O presente trabalho tem como tema o impacto da Pandemia de COVID-19 na realização dos estágios obrigatórios de docência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Pandemia de COVID-19 fez com que as aulas ,tanto na educação básica quanto na educação superior, fossem ofertadas de forma remota e online, impossibilitando a realização dos estágios de docência presencialmente nas escolas. Através da análise de questionário aplicado pelo Google Formulários e de relatos pessoais, este trabalho apresenta como se deu a adaptação dessas disciplinas consideradas como a parte prática do currículo, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, assim como a avaliação de alunos e alunas sobre essa experiência. Foi também apresentado o histórico da Sociologia enquanto disciplina escolar e reflexões acerca dos estágios de docência supervisionados e as partes que os compõem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-19T04:37:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234232 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136028 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234232 |
identifier_str_mv |
001136028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/2/001136028.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234232/1/001136028.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcc46743d775252f982e93411a7a6e7c 5aba26881e8826190865fdcfb576a57c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724705106296832 |