Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberto Maschio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250654
Resumo: O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores.
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