Pela escola afora eu vou contando história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniela Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257581
Resumo: Este estudo trata das contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento dos alunos de uma turma de pré 2. Trouxe como objetivos analisar a influência do aspecto lúdico dos livros nas práticas pedagógicas da educação infantil, investigar a importância da literatura infantil através das diferentes linguagens das crianças e verificar como as práticas pedagógicas na educação infantil contribuem para a formação de futuros leitores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu um estudo de caso realizado em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em Charqueadas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos da educação infantil, bem como intervenções e observações feitas com os alunos da turma pré 2 da escola mencionada. Estes dados foram analisados a partir do referencial teórico, considerando três categorias: O trabalho da escola direcionado à literatura, o critério de escolha do livro, a metodologia para trabalhar literatura em aula e quais as contribuições que a literatura infantil pode trazer para o desenvolvimento do aluno. Ao término do trabalho, foi possível concluir que a literatura infantil contribui de forma significativa para o desenvolvimento destes alunos. Através de práticas pedagógicas envolvendo temas trazidos nos livros trabalhados, da exploração dos aspectos lúdicos na dinâmica de diferentes leituras e análise das múltiplas linguagens das crianças neste processo, verificou-se as inúmeras vantagens que a literatura no cotidiano das escolas infantis pode oferecer, dentre as quais pode-se destacar que através dela, diferentes caminhos são construídos, mas que fazem sentido para cada um, onde os educandos se tornarão futuros leitores, livres, autônomos e quem sabe, escritores.
id UFRGS-2_af5936e1b316d235188eeea510355ee5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257581
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Daniela Rodrigues deZiede, Mariangela Kraemer LenzAguiar, Tiane Fernanda de2023-04-27T03:33:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/257581001166513Este estudo trata das contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento dos alunos de uma turma de pré 2. Trouxe como objetivos analisar a influência do aspecto lúdico dos livros nas práticas pedagógicas da educação infantil, investigar a importância da literatura infantil através das diferentes linguagens das crianças e verificar como as práticas pedagógicas na educação infantil contribuem para a formação de futuros leitores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu um estudo de caso realizado em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em Charqueadas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos da educação infantil, bem como intervenções e observações feitas com os alunos da turma pré 2 da escola mencionada. Estes dados foram analisados a partir do referencial teórico, considerando três categorias: O trabalho da escola direcionado à literatura, o critério de escolha do livro, a metodologia para trabalhar literatura em aula e quais as contribuições que a literatura infantil pode trazer para o desenvolvimento do aluno. Ao término do trabalho, foi possível concluir que a literatura infantil contribui de forma significativa para o desenvolvimento destes alunos. Através de práticas pedagógicas envolvendo temas trazidos nos livros trabalhados, da exploração dos aspectos lúdicos na dinâmica de diferentes leituras e análise das múltiplas linguagens das crianças neste processo, verificou-se as inúmeras vantagens que a literatura no cotidiano das escolas infantis pode oferecer, dentre as quais pode-se destacar que através dela, diferentes caminhos são construídos, mas que fazem sentido para cada um, onde os educandos se tornarão futuros leitores, livres, autônomos e quem sabe, escritores.This study deals with the contributions of children's literature to the development of students in a pre-2 class. Its objectives are to analyze the influence of the playful aspect of books in the pedagogical practices of children's education, to investigate the importance of children's literature through the different languages of children and to verify how the pedagogical practices in early childhood education contribute to the formation of future readers. The research, with a qualitative approach, involved a case study carried out in a public elementary school, located in Charqueadas. Data collection took place through semi-structured interviews with teachers and students of early childhood education, as well as interventions and observations made with students from the pre-2 class of the aforementioned school. These data were analyzed from the theoretical framework, considering three categories: The school's work directed to literature, the criterion for choosing the book, the methodology for working on literature in class and what contributions children's literature can bring to the development of the student. At the end of the work, it was possible to conclude that children's literature contributes significantly to the development of these students. Through pedagogical practices involving themes brought up in the books, the exploration of the playful aspects in the dynamics of different readings and analysis of the multiple languages of children in this process, it was verified the countless advantages that literature in the daily life of children's schools can offer, among which it can be highlighted that through it, different paths are built, but that make sense for each one, where the students will become future readers, free, autonomous and who knows, writers.application/pdfporLiteratura infantilFormação de leitoresEducação infantilChildren's literatureTraining of readersEarly childhood educationPela escola afora eu vou contando históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166513.pdf.txt001166513.pdf.txtExtracted Texttext/plain74901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257581/2/001166513.pdf.txt2f374d124daf7eb203b3559688e50a83MD52ORIGINAL001166513.pdfTexto completoapplication/pdf878821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257581/1/001166513.pdfb069ff8edacfbb37bcd79514f72f304dMD5110183/2575812023-04-28 03:56:52.353508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257581Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-28T06:56:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pela escola afora eu vou contando história
title Pela escola afora eu vou contando história
spellingShingle Pela escola afora eu vou contando história
Souza, Daniela Rodrigues de
Literatura infantil
Formação de leitores
Educação infantil
Children's literature
Training of readers
Early childhood education
title_short Pela escola afora eu vou contando história
title_full Pela escola afora eu vou contando história
title_fullStr Pela escola afora eu vou contando história
title_full_unstemmed Pela escola afora eu vou contando história
title_sort Pela escola afora eu vou contando história
author Souza, Daniela Rodrigues de
author_facet Souza, Daniela Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniela Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aguiar, Tiane Fernanda de
contributor_str_mv Ziede, Mariangela Kraemer Lenz
Aguiar, Tiane Fernanda de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Formação de leitores
Educação infantil
topic Literatura infantil
Formação de leitores
Educação infantil
Children's literature
Training of readers
Early childhood education
dc.subject.eng.fl_str_mv Children's literature
Training of readers
Early childhood education
description Este estudo trata das contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento dos alunos de uma turma de pré 2. Trouxe como objetivos analisar a influência do aspecto lúdico dos livros nas práticas pedagógicas da educação infantil, investigar a importância da literatura infantil através das diferentes linguagens das crianças e verificar como as práticas pedagógicas na educação infantil contribuem para a formação de futuros leitores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu um estudo de caso realizado em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em Charqueadas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos da educação infantil, bem como intervenções e observações feitas com os alunos da turma pré 2 da escola mencionada. Estes dados foram analisados a partir do referencial teórico, considerando três categorias: O trabalho da escola direcionado à literatura, o critério de escolha do livro, a metodologia para trabalhar literatura em aula e quais as contribuições que a literatura infantil pode trazer para o desenvolvimento do aluno. Ao término do trabalho, foi possível concluir que a literatura infantil contribui de forma significativa para o desenvolvimento destes alunos. Através de práticas pedagógicas envolvendo temas trazidos nos livros trabalhados, da exploração dos aspectos lúdicos na dinâmica de diferentes leituras e análise das múltiplas linguagens das crianças neste processo, verificou-se as inúmeras vantagens que a literatura no cotidiano das escolas infantis pode oferecer, dentre as quais pode-se destacar que através dela, diferentes caminhos são construídos, mas que fazem sentido para cada um, onde os educandos se tornarão futuros leitores, livres, autônomos e quem sabe, escritores.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-27T03:33:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257581
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166513
url http://hdl.handle.net/10183/257581
identifier_str_mv 001166513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257581/2/001166513.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257581/1/001166513.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f374d124daf7eb203b3559688e50a83
b069ff8edacfbb37bcd79514f72f304d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447337911189504