A rotatividade de servidores de serviços auxiliares da Procuradoria-Geral do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pesce, Marcio Brasil
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33248
Resumo: Ainda em um tempo no qual a tecnologia absorve grande parte das atividades antes exercidas pelos seres humanos, as pessoas continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento contínuo das organizações. Em todas as esferas, públicas e privadas, os recursos humanos são essenciais e devem ter remuneração satisfatória e condições de trabalho condizentes com seus cargos para os ocuparem durante mais tempo. Na Procuradoria-Geral do Estado as tentativas das últimas administrações em manter os seus servidores se mostraram insuficientes, e o aumento dos índices de rotatividade tornou-se um dos principais problemas para o desenvolvimento da mesma. Avaliando essa situação, este trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas teve por objetivo identificar e analisar as causas para o índice crescente de rotatividade dos servidores da PGE e propor soluções visando reduzir esse problema cíclico. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores e, posteriormente, aplicados questionários à ex-servidores, buscando esclarecer os motivos para o crescimento da rotatividade verificada nos anos de 2008, 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram que existem diversos elementos da área de recursos humanos, mal gerenciados, influenciando a saída precoce de muitos servidores. Para enfrentar isso, a instituição carece de políticas qualificadas em gestão de pessoas que possibilitem uma visão ampliada de todos os problemas constatados, nas quais o servidor seja sempre valorizado, tanto como profissional quanto como ser humano, desde o primeiro até o seu último dia de trabalho na organização.
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