O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/173419 |
Resumo: | Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental. |
id |
UFRGS-2_afe9f20359e6c273095b05cc50bebeee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173419 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bauer, Daniela de AlmeidaAlves, Ubiratã Kickhöfel2018-03-15T02:32:11Z20111415-1928http://hdl.handle.net/10183/173419000821100Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental.This study aims to verify how an EFL coursebook approaches the teaching of the phonetic-phonological aspects of the target language in communicative classroom activities. In order to reach this goal, we analyze not only if the pronunciation activities proposed in the book aim to build a communicative environment, but also whether the phonetic-phonological aspects covered throughout the coursebook prove relevant to Brazilian learners of English. The results obtained suggest that the coursebook analyzed presents a wide variety of communicative pronunciation activities. However, given the fact that this material is not aimed solely to Brazilian learners of English, it does not entirely fulfill the necessities shown by learners whose L1 is Brazilian Portuguese. This considered, teachers play a very important role in both selecting and adapting the activities that best suit their learners’ needs.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 287-314Língua inglesaAprendizagem de língua estrangeiraPronúnciaLivro didáticoForeign Language AcquisitionL1-L2 transferCommunicative pronunciation teachingSegmental and suprasegmental phonologyO ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didáticoCommunicative pronunciation teaching in an EFL Classroom for Brazilian learners: analysis of a coursebook info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821100.pdf000821100.pdfTexto completoapplication/pdf542657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/1/000821100.pdfdc6bff3ad7137253368f67c9037d8c94MD51TEXT000821100.pdf.txt000821100.pdf.txtExtracted Texttext/plain60960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/2/000821100.pdf.txtd22165d7c2335e28db40d1201fe565d8MD5210183/1734192018-03-16 02:31:55.463294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Communicative pronunciation teaching in an EFL Classroom for Brazilian learners: analysis of a coursebook |
title |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
spellingShingle |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático Bauer, Daniela de Almeida Língua inglesa Aprendizagem de língua estrangeira Pronúncia Livro didático Foreign Language Acquisition L1-L2 transfer Communicative pronunciation teaching Segmental and suprasegmental phonology |
title_short |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
title_full |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
title_fullStr |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
title_full_unstemmed |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
title_sort |
O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático |
author |
Bauer, Daniela de Almeida |
author_facet |
Bauer, Daniela de Almeida Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Ubiratã Kickhöfel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Daniela de Almeida Alves, Ubiratã Kickhöfel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Aprendizagem de língua estrangeira Pronúncia Livro didático |
topic |
Língua inglesa Aprendizagem de língua estrangeira Pronúncia Livro didático Foreign Language Acquisition L1-L2 transfer Communicative pronunciation teaching Segmental and suprasegmental phonology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Foreign Language Acquisition L1-L2 transfer Communicative pronunciation teaching Segmental and suprasegmental phonology |
description |
Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-15T02:32:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/173419 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-1928 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000821100 |
identifier_str_mv |
1415-1928 000821100 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/173419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 287-314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/1/000821100.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/2/000821100.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc6bff3ad7137253368f67c9037d8c94 d22165d7c2335e28db40d1201fe565d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224939205820416 |