O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Daniela de Almeida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173419
Resumo: Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental.
id UFRGS-2_afe9f20359e6c273095b05cc50bebeee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173419
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bauer, Daniela de AlmeidaAlves, Ubiratã Kickhöfel2018-03-15T02:32:11Z20111415-1928http://hdl.handle.net/10183/173419000821100Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental.This study aims to verify how an EFL coursebook approaches the teaching of the phonetic-phonological aspects of the target language in communicative classroom activities. In order to reach this goal, we analyze not only if the pronunciation activities proposed in the book aim to build a communicative environment, but also whether the phonetic-phonological aspects covered throughout the coursebook prove relevant to Brazilian learners of English. The results obtained suggest that the coursebook analyzed presents a wide variety of communicative pronunciation activities. However, given the fact that this material is not aimed solely to Brazilian learners of English, it does not entirely fulfill the necessities shown by learners whose L1 is Brazilian Portuguese. This considered, teachers play a very important role in both selecting and adapting the activities that best suit their learners’ needs.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 287-314Língua inglesaAprendizagem de língua estrangeiraPronúnciaLivro didáticoForeign Language AcquisitionL1-L2 transferCommunicative pronunciation teachingSegmental and suprasegmental phonologyO ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didáticoCommunicative pronunciation teaching in an EFL Classroom for Brazilian learners: analysis of a coursebook info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000821100.pdf000821100.pdfTexto completoapplication/pdf542657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/1/000821100.pdfdc6bff3ad7137253368f67c9037d8c94MD51TEXT000821100.pdf.txt000821100.pdf.txtExtracted Texttext/plain60960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/2/000821100.pdf.txtd22165d7c2335e28db40d1201fe565d8MD5210183/1734192018-03-16 02:31:55.463294oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173419Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Communicative pronunciation teaching in an EFL Classroom for Brazilian learners: analysis of a coursebook
title O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
spellingShingle O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
Bauer, Daniela de Almeida
Língua inglesa
Aprendizagem de língua estrangeira
Pronúncia
Livro didático
Foreign Language Acquisition
L1-L2 transfer
Communicative pronunciation teaching
Segmental and suprasegmental phonology
title_short O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
title_full O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
title_fullStr O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
title_full_unstemmed O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
title_sort O ensino comunicativo de pronúncia nas aulas de inglês (L2) para aprendizes brasileiros : análise de um livro didático
author Bauer, Daniela de Almeida
author_facet Bauer, Daniela de Almeida
Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_role author
author2 Alves, Ubiratã Kickhöfel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Daniela de Almeida
Alves, Ubiratã Kickhöfel
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Aprendizagem de língua estrangeira
Pronúncia
Livro didático
topic Língua inglesa
Aprendizagem de língua estrangeira
Pronúncia
Livro didático
Foreign Language Acquisition
L1-L2 transfer
Communicative pronunciation teaching
Segmental and suprasegmental phonology
dc.subject.eng.fl_str_mv Foreign Language Acquisition
L1-L2 transfer
Communicative pronunciation teaching
Segmental and suprasegmental phonology
description Este artigo visa a analisar de que maneira um livro voltado ao ensino comunicativo de inglês como LE aborda os aspectos fonético-fonológicos em sala de aula. A partir deste objetivo, analisamos se o ensino de tais aspectos se dá de maneira comunicativa, bem como verificamos se os aspectos fonético-fonológicos cobertos pelo livro são relevantes para a realidade de aprendizes cuja L1 é o português brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o material analisado é bastante rico em relação ao número de atividades que contemplam a abordagem comunicativa de ensino de pronúncia em sala de aula, mas, por ser destinado a alunos aprendizes de inglês como L2 em geral, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Cabe ao professor, portanto, estar instrumentalizado o suficiente para fazer uso eficiente dos recursos providos pela obra, bem como suprir aqueles aspectos que se mostram deficitários. Palavras-chave: Aquisição fonológica do inglês (LE); transferência do português (L1); ensino comunicativo de pronúncia; fonologia segmental e suprassegmental.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-15T02:32:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173419
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-1928
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000821100
identifier_str_mv 1415-1928
000821100
url http://hdl.handle.net/10183/173419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2011), p. 287-314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/1/000821100.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173419/2/000821100.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dc6bff3ad7137253368f67c9037d8c94
d22165d7c2335e28db40d1201fe565d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224939205820416