O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stabile, Vanessa Cado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151530
Resumo: Este Trabalho de Conclusão trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção - PI - que visa reestruturar o Projeto Político Pedagógico no âmbito do processo avaliativo da Escola Estadual Vanessa Cadó. Esta é uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Porto Alegre. Este PI iniciou no final de 2014 estendendo-se ao longo do ano de 2015. Tendo como principal objetivo analisar as modificações propostas pelo Programa do Ensino Médio Inovador – PROEMI – do governo federal, estruturando o redesenho curricular articulando-o com um processo avaliativo coerente com as mudanças propostas. Alguns autores inspiraram as análises, entre eles Veiga (2013), Tripp (2005), Franco (2005), Luckesi (1998, 2000), Saul (2008). A metodologia utilizada como processo de intervenção no espaço escolar foi a pesquisa-ação. Durante as intervenções promoveu-se o diálogo entre os pares do corpo docente, reflexões sobre a necessidade de rever a estrutura curricular, o planejamento e a execução das aulas, bem como o processo avaliativo buscando uma avaliação coerente que promova o verdadeiro processo ensino/aprendizado. Vários são os aspectos que ainda precisam ser avaliados e executados, sabemos que toda mudança deve ser gradual e muito bem articulada. Precisamos continuar avaliando os resultados obtidos e aos poucos fazer os ajustes necessários para atingir o principal objetivo: eficácia e qualidade de ensino.
id UFRGS-2_b003d774d9025834e6629a905908875c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151530
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stabile, Vanessa CadoScherer, Regina Maria Duarte2017-02-11T02:25:05Z2015http://hdl.handle.net/10183/151530001001746Este Trabalho de Conclusão trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção - PI - que visa reestruturar o Projeto Político Pedagógico no âmbito do processo avaliativo da Escola Estadual Vanessa Cadó. Esta é uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Porto Alegre. Este PI iniciou no final de 2014 estendendo-se ao longo do ano de 2015. Tendo como principal objetivo analisar as modificações propostas pelo Programa do Ensino Médio Inovador – PROEMI – do governo federal, estruturando o redesenho curricular articulando-o com um processo avaliativo coerente com as mudanças propostas. Alguns autores inspiraram as análises, entre eles Veiga (2013), Tripp (2005), Franco (2005), Luckesi (1998, 2000), Saul (2008). A metodologia utilizada como processo de intervenção no espaço escolar foi a pesquisa-ação. Durante as intervenções promoveu-se o diálogo entre os pares do corpo docente, reflexões sobre a necessidade de rever a estrutura curricular, o planejamento e a execução das aulas, bem como o processo avaliativo buscando uma avaliação coerente que promova o verdadeiro processo ensino/aprendizado. Vários são os aspectos que ainda precisam ser avaliados e executados, sabemos que toda mudança deve ser gradual e muito bem articulada. Precisamos continuar avaliando os resultados obtidos e aos poucos fazer os ajustes necessários para atingir o principal objetivo: eficácia e qualidade de ensino.application/pdfporGestão democráticaAvaliaçãoProjeto pedagógicoEnsino médioAlunoProfessorO ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001746.pdf001001746.pdfTexto completoapplication/pdf2159901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151530/1/001001746.pdf0d6104dbe5361a0db173912747599d8bMD51TEXT001001746.pdf.txt001001746.pdf.txtExtracted Texttext/plain78908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151530/2/001001746.pdf.txt09991a22d2d051e36c1939e7ee8c3741MD5210183/1515302017-02-12 02:21:58.303662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151530Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
title O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
spellingShingle O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
Stabile, Vanessa Cado
Gestão democrática
Avaliação
Projeto pedagógico
Ensino médio
Aluno
Professor
title_short O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
title_full O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
title_fullStr O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
title_full_unstemmed O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
title_sort O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
author Stabile, Vanessa Cado
author_facet Stabile, Vanessa Cado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stabile, Vanessa Cado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
contributor_str_mv Scherer, Regina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Avaliação
Projeto pedagógico
Ensino médio
Aluno
Professor
topic Gestão democrática
Avaliação
Projeto pedagógico
Ensino médio
Aluno
Professor
description Este Trabalho de Conclusão trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção - PI - que visa reestruturar o Projeto Político Pedagógico no âmbito do processo avaliativo da Escola Estadual Vanessa Cadó. Esta é uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Porto Alegre. Este PI iniciou no final de 2014 estendendo-se ao longo do ano de 2015. Tendo como principal objetivo analisar as modificações propostas pelo Programa do Ensino Médio Inovador – PROEMI – do governo federal, estruturando o redesenho curricular articulando-o com um processo avaliativo coerente com as mudanças propostas. Alguns autores inspiraram as análises, entre eles Veiga (2013), Tripp (2005), Franco (2005), Luckesi (1998, 2000), Saul (2008). A metodologia utilizada como processo de intervenção no espaço escolar foi a pesquisa-ação. Durante as intervenções promoveu-se o diálogo entre os pares do corpo docente, reflexões sobre a necessidade de rever a estrutura curricular, o planejamento e a execução das aulas, bem como o processo avaliativo buscando uma avaliação coerente que promova o verdadeiro processo ensino/aprendizado. Vários são os aspectos que ainda precisam ser avaliados e executados, sabemos que toda mudança deve ser gradual e muito bem articulada. Precisamos continuar avaliando os resultados obtidos e aos poucos fazer os ajustes necessários para atingir o principal objetivo: eficácia e qualidade de ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151530
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001746
url http://hdl.handle.net/10183/151530
identifier_str_mv 001001746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151530/1/001001746.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151530/2/001001746.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d6104dbe5361a0db173912747599d8b
09991a22d2d051e36c1939e7ee8c3741
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522878156800