Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiodi, Adriane Marchese
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151524
Resumo: Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos.
id UFRGS-2_9a7f096490caf99db8d210a04501a60f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151524
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Chiodi, Adriane MarcheseComerlatto, Luciani Paz2017-02-11T02:24:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151524001009033Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos.application/pdfporProjeto pedagógicoGestão democráticaComunidadeParticipaçãoAlunoProfessorProjeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009033.pdf001009033.pdfTexto completoapplication/pdf410258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/1/001009033.pdf59ffc3ac4f846ebf49084535bcddb76bMD51TEXT001009033.pdf.txt001009033.pdf.txtExtracted Texttext/plain53784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/2/001009033.pdf.txtfb579506053c68e19c0b53519c043f83MD5210183/1515242017-02-12 02:21:55.458174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
title Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
spellingShingle Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
Chiodi, Adriane Marchese
Projeto pedagógico
Gestão democrática
Comunidade
Participação
Aluno
Professor
title_short Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
title_full Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
title_fullStr Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
title_full_unstemmed Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
title_sort Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
author Chiodi, Adriane Marchese
author_facet Chiodi, Adriane Marchese
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiodi, Adriane Marchese
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlatto, Luciani Paz
contributor_str_mv Comerlatto, Luciani Paz
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Gestão democrática
Comunidade
Participação
Aluno
Professor
topic Projeto pedagógico
Gestão democrática
Comunidade
Participação
Aluno
Professor
description Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:24:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151524
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009033
url http://hdl.handle.net/10183/151524
identifier_str_mv 001009033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/1/001009033.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/2/001009033.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59ffc3ac4f846ebf49084535bcddb76b
fb579506053c68e19c0b53519c043f83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522870816768