Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151524 |
Resumo: | Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos. |
id |
UFRGS-2_9a7f096490caf99db8d210a04501a60f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151524 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Chiodi, Adriane MarcheseComerlatto, Luciani Paz2017-02-11T02:24:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/151524001009033Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos.application/pdfporProjeto pedagógicoGestão democráticaComunidadeParticipaçãoAlunoProfessorProjeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009033.pdf001009033.pdfTexto completoapplication/pdf410258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/1/001009033.pdf59ffc3ac4f846ebf49084535bcddb76bMD51TEXT001009033.pdf.txt001009033.pdf.txtExtracted Texttext/plain53784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/2/001009033.pdf.txtfb579506053c68e19c0b53519c043f83MD5210183/1515242017-02-12 02:21:55.458174oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151524Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:21:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
title |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
spellingShingle |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola Chiodi, Adriane Marchese Projeto pedagógico Gestão democrática Comunidade Participação Aluno Professor |
title_short |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
title_full |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
title_fullStr |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
title_full_unstemmed |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
title_sort |
Projeto político pedagógico : fortalecer o envolvimento da comunidade na escola |
author |
Chiodi, Adriane Marchese |
author_facet |
Chiodi, Adriane Marchese |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiodi, Adriane Marchese |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlatto, Luciani Paz |
contributor_str_mv |
Comerlatto, Luciani Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Gestão democrática Comunidade Participação Aluno Professor |
topic |
Projeto pedagógico Gestão democrática Comunidade Participação Aluno Professor |
description |
Este estudo buscou analisar os mecanismos de envolvimento da comunidade na escola, especialmente no Projeto Político-Pedagógico construído e na sua reelaboração. A pesquisa de caráter qualitativo buscou analisar as respostas nos encontros e no questionário aplicado à comunidade escolar que apontaram as conquistas e os desafios no processo educativo. O mesmo propôs a reelaboração com o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes fases do processo, a fim de que se reconstrua o Projeto Político-Pedagógico criando espaços de envolvimento, conhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural de todos os membros da comunidade, valorizando o envolvimento/participação social e coletivo. Este trabalho tem como embasamento teórico alguns autores como Vitor Paro (1997,2000) que possibilitou discussões sobre a participação, gestão escolar e o envolvimento dos sujeitos no projeto da escola, Ilma P. Veiga (1995) que discute sobre a direção do Projeto Político-Pedagógico e o rumo dos projetos da escola, Naura S. C. Ferreira (2006) que apresenta questões sobre a gestão democrática e Paulo R. Padilha (2001) que diz que para intervir de forma democrática e participativa os momentos de encontro devem ser como uma festa. Em síntese, os documentos oficiais da atualidade apontam regularmente para a importância da participação dos profissionais da educação e membros da comunidade escolar nas decisões tomadas na escola e na elaboração do Projeto Político-Pedagógico de cada instituição. Portanto para fortalecer o envolvimento das famílias e da comunidade escolar, o Projeto buscou uma maneira de entender melhor a importância e como fortalecer o envolvimento da comunidade na escola e no acompanhamento do processo de aprendizagem dos seus filhos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-11T02:24:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151524 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009033 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151524 |
identifier_str_mv |
001009033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/1/001009033.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151524/2/001009033.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59ffc3ac4f846ebf49084535bcddb76b fb579506053c68e19c0b53519c043f83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187460456448 |