Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151567 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mudar, repensar o que já se tem de concreto, permitindo avaliar o que foi feito e projetar mudanças. Como um documento que reflete a realidade da escola e levando em consideração que a escola tem autonomia para elaborá-lo, construindo a sua identidade. A escola pública é espaço de participação, e deve ser gerida democraticamente e coletivamente, buscando formas de promoção da permanência e aprendizagem dos educandos. Assim, foi realizado Projeto de Intervenção (PI), através de estudo de questionários respondidos pelos professores, pais e alunos da escola. Também foi realizada palestra com a comunidade escolar onde se discutiu sobre avaliação. Com este projeto foi possível promover uma participação significativa da comunidade e ressignificar a importância da construção do Projeto Político Pedagógico. O estudo tem como base teórica autores como Cury (2012), Melchior (2003), Gandin (2012) Thiollent (2005) e Franco (2012). |
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