Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Zuleiva Teresinha de Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151567
Resumo: O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mudar, repensar o que já se tem de concreto, permitindo avaliar o que foi feito e projetar mudanças. Como um documento que reflete a realidade da escola e levando em consideração que a escola tem autonomia para elaborá-lo, construindo a sua identidade. A escola pública é espaço de participação, e deve ser gerida democraticamente e coletivamente, buscando formas de promoção da permanência e aprendizagem dos educandos. Assim, foi realizado Projeto de Intervenção (PI), através de estudo de questionários respondidos pelos professores, pais e alunos da escola. Também foi realizada palestra com a comunidade escolar onde se discutiu sobre avaliação. Com este projeto foi possível promover uma participação significativa da comunidade e ressignificar a importância da construção do Projeto Político Pedagógico. O estudo tem como base teórica autores como Cury (2012), Melchior (2003), Gandin (2012) Thiollent (2005) e Franco (2012).
id UFRGS-2_c8ddf966914dca6b2c0d80dd2a3db583
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151567
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Zuleiva Teresinha de PaulaMoraes, Jaira Coelho2017-02-11T02:25:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/151567001001303O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mudar, repensar o que já se tem de concreto, permitindo avaliar o que foi feito e projetar mudanças. Como um documento que reflete a realidade da escola e levando em consideração que a escola tem autonomia para elaborá-lo, construindo a sua identidade. A escola pública é espaço de participação, e deve ser gerida democraticamente e coletivamente, buscando formas de promoção da permanência e aprendizagem dos educandos. Assim, foi realizado Projeto de Intervenção (PI), através de estudo de questionários respondidos pelos professores, pais e alunos da escola. Também foi realizada palestra com a comunidade escolar onde se discutiu sobre avaliação. Com este projeto foi possível promover uma participação significativa da comunidade e ressignificar a importância da construção do Projeto Político Pedagógico. O estudo tem como base teórica autores como Cury (2012), Melchior (2003), Gandin (2012) Thiollent (2005) e Franco (2012).application/pdfporGestão democráticaAvaliaçãoProjeto pedagógicoEscolaAlunoProfessorProjeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001303.pdf001001303.pdfTexto completoapplication/pdf446278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151567/1/001001303.pdf906d8ea2ffc54606607ddd40ce46e799MD51TEXT001001303.pdf.txt001001303.pdf.txtExtracted Texttext/plain62568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151567/2/001001303.pdf.txtaf0db9d70ae5aeaba04e565be18896f3MD5210183/1515672017-02-12 02:22:14.136823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-12T04:22:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
title Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
spellingShingle Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
Gonçalves, Zuleiva Teresinha de Paula
Gestão democrática
Avaliação
Projeto pedagógico
Escola
Aluno
Professor
title_short Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
title_full Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
title_fullStr Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
title_full_unstemmed Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
title_sort Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
author Gonçalves, Zuleiva Teresinha de Paula
author_facet Gonçalves, Zuleiva Teresinha de Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Zuleiva Teresinha de Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Jaira Coelho
contributor_str_mv Moraes, Jaira Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Avaliação
Projeto pedagógico
Escola
Aluno
Professor
topic Gestão democrática
Avaliação
Projeto pedagógico
Escola
Aluno
Professor
description O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mudar, repensar o que já se tem de concreto, permitindo avaliar o que foi feito e projetar mudanças. Como um documento que reflete a realidade da escola e levando em consideração que a escola tem autonomia para elaborá-lo, construindo a sua identidade. A escola pública é espaço de participação, e deve ser gerida democraticamente e coletivamente, buscando formas de promoção da permanência e aprendizagem dos educandos. Assim, foi realizado Projeto de Intervenção (PI), através de estudo de questionários respondidos pelos professores, pais e alunos da escola. Também foi realizada palestra com a comunidade escolar onde se discutiu sobre avaliação. Com este projeto foi possível promover uma participação significativa da comunidade e ressignificar a importância da construção do Projeto Político Pedagógico. O estudo tem como base teórica autores como Cury (2012), Melchior (2003), Gandin (2012) Thiollent (2005) e Franco (2012).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-11T02:25:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151567
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001303
url http://hdl.handle.net/10183/151567
identifier_str_mv 001001303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151567/1/001001303.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151567/2/001001303.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 906d8ea2ffc54606607ddd40ce46e799
af0db9d70ae5aeaba04e565be18896f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224522943168512