Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35701 |
Resumo: | Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa. |
id |
UFRGS-2_b00ba40f15d44ebb034d98416e43e09a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35701 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Ilsa Berenice dos SantosComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/35701000795051Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa.application/pdfporConstrutivismoGeometriaEnsino fundamentalSéries iniciaisEnsinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795051.pdf.txt000795051.pdf.txtExtracted Texttext/plain86027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/2/000795051.pdf.txt36852ebc68ee92482068812641666322MD52ORIGINAL000795051.pdf000795051.pdfTexto completoapplication/pdf402331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/1/000795051.pdfc43400711caa4d640233b876217b246bMD51THUMBNAIL000795051.pdf.jpg000795051.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/3/000795051.pdf.jpg539dcc47c3249ed5c96a23b0d847b4e3MD5310183/357012018-10-08 08:48:29.563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:48:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
title |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental Machado, Ilsa Berenice dos Santos Construtivismo Geometria Ensino fundamental Séries iniciais |
title_short |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
title_full |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
title_sort |
Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental |
author |
Machado, Ilsa Berenice dos Santos |
author_facet |
Machado, Ilsa Berenice dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Ilsa Berenice dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
contributor_str_mv |
Comerlato, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Geometria Ensino fundamental Séries iniciais |
topic |
Construtivismo Geometria Ensino fundamental Séries iniciais |
description |
Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35701 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000795051 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35701 |
identifier_str_mv |
000795051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/2/000795051.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/1/000795051.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/3/000795051.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36852ebc68ee92482068812641666322 c43400711caa4d640233b876217b246b 539dcc47c3249ed5c96a23b0d847b4e3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224419137290240 |