Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ilsa Berenice dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35701
Resumo: Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa.
id UFRGS-2_b00ba40f15d44ebb034d98416e43e09a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Ilsa Berenice dos SantosComerlato, Denise Maria2011-12-20T01:19:30Z2010http://hdl.handle.net/10183/35701000795051Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa.application/pdfporConstrutivismoGeometriaEnsino fundamentalSéries iniciaisEnsinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795051.pdf.txt000795051.pdf.txtExtracted Texttext/plain86027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/2/000795051.pdf.txt36852ebc68ee92482068812641666322MD52ORIGINAL000795051.pdf000795051.pdfTexto completoapplication/pdf402331http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/1/000795051.pdfc43400711caa4d640233b876217b246bMD51THUMBNAIL000795051.pdf.jpg000795051.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/3/000795051.pdf.jpg539dcc47c3249ed5c96a23b0d847b4e3MD5310183/357012018-10-08 08:48:29.563oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:48:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
title Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
spellingShingle Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
Machado, Ilsa Berenice dos Santos
Construtivismo
Geometria
Ensino fundamental
Séries iniciais
title_short Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
title_full Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
title_fullStr Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
title_sort Ensinar e aprender geometria : um estudo de caso em uma turma de 3º ano de ensino fundamental
author Machado, Ilsa Berenice dos Santos
author_facet Machado, Ilsa Berenice dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Ilsa Berenice dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comerlato, Denise Maria
contributor_str_mv Comerlato, Denise Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Geometria
Ensino fundamental
Séries iniciais
topic Construtivismo
Geometria
Ensino fundamental
Séries iniciais
description Este trabalho, desenvolvido a partir da disciplina obrigatória de Estágio Curricular, do Curso de Pedagogia, apresenta uma seqüência didática e os resultados de sua aplicação em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido foi a Geometria por perceber, na prática como educadora, que este assunto, quando é abordado nas séries iniciais, se dá de forma superficial. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar e discutir a importância da aprendizagem do aluno em reconhecer, no espaço em que vive, figuras geométricas planas e não-planas, também situar-se neste espaço, e saber movimentar-se dentro dele. Junto a isso, também desenvolvo nesse estudo, um aprofundamento teórico do construtivismo piagetiano sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico, considerando a etapa de desenvolvimento cognitivo da faixa etária de meus alunos. Procurou-se trabalhar com os conhecimentos prévios que os alunos trazem de sua convivência familiar e presentes no contexto histórico-social do meio onde vivem, visando promover uma aprendizagem lúdica e significativa.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35701
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795051
url http://hdl.handle.net/10183/35701
identifier_str_mv 000795051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/2/000795051.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/1/000795051.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35701/3/000795051.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36852ebc68ee92482068812641666322
c43400711caa4d640233b876217b246b
539dcc47c3249ed5c96a23b0d847b4e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224419137290240