Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189173 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar as salas de aula ambiente como uma alternativa para o ensino de Geografia nas escolas públicas para os alunos do ensino fundamental e médio a partir de um estudo realizado diante da realidade em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi trabalhada a estrutura da sala ambiente e suas diferenciações para uma sala de aula tradicional, além dos papéis dos docentes e da escola quanto a esta nova forma de didática que pode contribuir para a aprendizagem da Geografia. A forma de ensino tradicional está cada vez mais ultrapassada diante da velocidade com que os alunos e as crianças perdem o interesse pelas aulas, o grande desafio do docente e da escola é propor alternativas que resgatem nos alunos o interesse e desenvolva suas opiniões críticas e forme cidadãos. As salas ambiente podem ser uma saída da mesmice e a chave inicial para uma sequencia de mudanças nas escolas, que pode assim ser a escola que almejamos. |
id |
UFRGS-2_b01465fa0955343bc1eefd304b9c14ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189173 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Leonardo Ferreira dosRego, Nelson2019-03-02T02:31:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/189173001088458Este trabalho tem o objetivo de apresentar as salas de aula ambiente como uma alternativa para o ensino de Geografia nas escolas públicas para os alunos do ensino fundamental e médio a partir de um estudo realizado diante da realidade em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi trabalhada a estrutura da sala ambiente e suas diferenciações para uma sala de aula tradicional, além dos papéis dos docentes e da escola quanto a esta nova forma de didática que pode contribuir para a aprendizagem da Geografia. A forma de ensino tradicional está cada vez mais ultrapassada diante da velocidade com que os alunos e as crianças perdem o interesse pelas aulas, o grande desafio do docente e da escola é propor alternativas que resgatem nos alunos o interesse e desenvolva suas opiniões críticas e forme cidadãos. As salas ambiente podem ser uma saída da mesmice e a chave inicial para uma sequencia de mudanças nas escolas, que pode assim ser a escola que almejamos.This study aims is to present the environment classrooms as an alternative for the teaching of Geography in public Schools to students in primary and secondary education based on a reality study carried out in two state schools of Rio Grande do Sul, located in the cities of Cachoeirinha and Porto Alegre. Was studied the structure of the environment classroom and the differentiations for a traditional classroom, besides the roles of the teachers and the school regarding this new form of didactics that can contribute to the learning of Geography. The traditional way of teaching is extremely overpast by the speed in which students and children lose interest in classes, the biggest challenge for the teacher and the school is to propose alternatives that rescue the interest of students and develop their critical opinions and form citizens. Environment classrooms can be an exit from the sameness and the initial key to a sequence of changes in the schools, which may as well be the school we are aiming for.application/pdfporGeografia : EnsinoAmbiente escolarClassroom EnvironmentSchool EnvironmentGeography ClassroomSala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088458.pdf.txt001088458.pdf.txtExtracted Texttext/plain67506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/2/001088458.pdf.txt27f75b27d5cb5f94795eb68edca02b8aMD52ORIGINAL001088458.pdfTexto completoapplication/pdf2628844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/1/001088458.pdfe81c6f8abf45715be63fc8572988602eMD5110183/1891732019-03-03 02:28:48.774491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189173Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-03T05:28:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
title |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
spellingShingle |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia Santos, Leonardo Ferreira dos Geografia : Ensino Ambiente escolar Classroom Environment School Environment Geography Classroom |
title_short |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
title_full |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
title_fullStr |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
title_sort |
Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia |
author |
Santos, Leonardo Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Leonardo Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Ferreira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rego, Nelson |
contributor_str_mv |
Rego, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Ambiente escolar |
topic |
Geografia : Ensino Ambiente escolar Classroom Environment School Environment Geography Classroom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Classroom Environment School Environment Geography Classroom |
description |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as salas de aula ambiente como uma alternativa para o ensino de Geografia nas escolas públicas para os alunos do ensino fundamental e médio a partir de um estudo realizado diante da realidade em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi trabalhada a estrutura da sala ambiente e suas diferenciações para uma sala de aula tradicional, além dos papéis dos docentes e da escola quanto a esta nova forma de didática que pode contribuir para a aprendizagem da Geografia. A forma de ensino tradicional está cada vez mais ultrapassada diante da velocidade com que os alunos e as crianças perdem o interesse pelas aulas, o grande desafio do docente e da escola é propor alternativas que resgatem nos alunos o interesse e desenvolva suas opiniões críticas e forme cidadãos. As salas ambiente podem ser uma saída da mesmice e a chave inicial para uma sequencia de mudanças nas escolas, que pode assim ser a escola que almejamos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-02T02:31:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189173 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001088458 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189173 |
identifier_str_mv |
001088458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/2/001088458.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/1/001088458.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
27f75b27d5cb5f94795eb68edca02b8a e81c6f8abf45715be63fc8572988602e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224568189222912 |