Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Ferreira dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189173
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar as salas de aula ambiente como uma alternativa para o ensino de Geografia nas escolas públicas para os alunos do ensino fundamental e médio a partir de um estudo realizado diante da realidade em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi trabalhada a estrutura da sala ambiente e suas diferenciações para uma sala de aula tradicional, além dos papéis dos docentes e da escola quanto a esta nova forma de didática que pode contribuir para a aprendizagem da Geografia. A forma de ensino tradicional está cada vez mais ultrapassada diante da velocidade com que os alunos e as crianças perdem o interesse pelas aulas, o grande desafio do docente e da escola é propor alternativas que resgatem nos alunos o interesse e desenvolva suas opiniões críticas e forme cidadãos. As salas ambiente podem ser uma saída da mesmice e a chave inicial para uma sequencia de mudanças nas escolas, que pode assim ser a escola que almejamos.
id UFRGS-2_b01465fa0955343bc1eefd304b9c14ea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189173
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Leonardo Ferreira dosRego, Nelson2019-03-02T02:31:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/189173001088458Este trabalho tem o objetivo de apresentar as salas de aula ambiente como uma alternativa para o ensino de Geografia nas escolas públicas para os alunos do ensino fundamental e médio a partir de um estudo realizado diante da realidade em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi trabalhada a estrutura da sala ambiente e suas diferenciações para uma sala de aula tradicional, além dos papéis dos docentes e da escola quanto a esta nova forma de didática que pode contribuir para a aprendizagem da Geografia. A forma de ensino tradicional está cada vez mais ultrapassada diante da velocidade com que os alunos e as crianças perdem o interesse pelas aulas, o grande desafio do docente e da escola é propor alternativas que resgatem nos alunos o interesse e desenvolva suas opiniões críticas e forme cidadãos. As salas ambiente podem ser uma saída da mesmice e a chave inicial para uma sequencia de mudanças nas escolas, que pode assim ser a escola que almejamos.This study aims is to present the environment classrooms as an alternative for the teaching of Geography in public Schools to students in primary and secondary education based on a reality study carried out in two state schools of Rio Grande do Sul, located in the cities of Cachoeirinha and Porto Alegre. Was studied the structure of the environment classroom and the differentiations for a traditional classroom, besides the roles of the teachers and the school regarding this new form of didactics that can contribute to the learning of Geography. The traditional way of teaching is extremely overpast by the speed in which students and children lose interest in classes, the biggest challenge for the teacher and the school is to propose alternatives that rescue the interest of students and develop their critical opinions and form citizens. Environment classrooms can be an exit from the sameness and the initial key to a sequence of changes in the schools, which may as well be the school we are aiming for.application/pdfporGeografia : EnsinoAmbiente escolarClassroom EnvironmentSchool EnvironmentGeography ClassroomSala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088458.pdf.txt001088458.pdf.txtExtracted Texttext/plain67506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/2/001088458.pdf.txt27f75b27d5cb5f94795eb68edca02b8aMD52ORIGINAL001088458.pdfTexto completoapplication/pdf2628844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/1/001088458.pdfe81c6f8abf45715be63fc8572988602eMD5110183/1891732019-03-03 02:28:48.774491oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189173Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-03T05:28:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
title Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
spellingShingle Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
Santos, Leonardo Ferreira dos
Geografia : Ensino
Ambiente escolar
Classroom Environment
School Environment
Geography Classroom
title_short Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
title_full Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
title_fullStr Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
title_full_unstemmed Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
title_sort Sala ambiente : refletindo sobre possibilidades para o ensino de geografia
author Santos, Leonardo Ferreira dos
author_facet Santos, Leonardo Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo Ferreira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Ambiente escolar
topic Geografia : Ensino
Ambiente escolar
Classroom Environment
School Environment
Geography Classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv Classroom Environment
School Environment
Geography Classroom
description Este trabalho tem o objetivo de apresentar as salas de aula ambiente como uma alternativa para o ensino de Geografia nas escolas públicas para os alunos do ensino fundamental e médio a partir de um estudo realizado diante da realidade em duas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, localizadas nas cidades de Cachoeirinha e Porto Alegre. Foi trabalhada a estrutura da sala ambiente e suas diferenciações para uma sala de aula tradicional, além dos papéis dos docentes e da escola quanto a esta nova forma de didática que pode contribuir para a aprendizagem da Geografia. A forma de ensino tradicional está cada vez mais ultrapassada diante da velocidade com que os alunos e as crianças perdem o interesse pelas aulas, o grande desafio do docente e da escola é propor alternativas que resgatem nos alunos o interesse e desenvolva suas opiniões críticas e forme cidadãos. As salas ambiente podem ser uma saída da mesmice e a chave inicial para uma sequencia de mudanças nas escolas, que pode assim ser a escola que almejamos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-02T02:31:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189173
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088458
url http://hdl.handle.net/10183/189173
identifier_str_mv 001088458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/2/001088458.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189173/1/001088458.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 27f75b27d5cb5f94795eb68edca02b8a
e81c6f8abf45715be63fc8572988602e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224568189222912