A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estabel, Lizandra Brasil
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moro, Eliane Lourdes da Silva, Silveira, Filipe Xerxeneski da
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211826
Resumo: Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade.
id UFRGS-2_b0431627961162f911c3c993e9d9d3c7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211826
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSilveira, Filipe Xerxeneski da2020-07-11T03:53:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/211826001115357Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade.application/pdfporSonza, Andréa Poletto et al. (Organizadores). Afirmar : a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176Inclusão socialPrática pedagógicaTécnico em Biblioteconomia : BrasilA inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115357.pdf.txt001115357.pdf.txtExtracted Texttext/plain55493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/2/001115357.pdf.txt00fe49aa3ddbee80a3e968ba63db2630MD52ORIGINAL001115357.pdfCapítuloapplication/pdf5694662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/1/001115357.pdf51715a99bded6316c7e8994a30165fceMD5110183/2118262023-01-05 06:08:49.206669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:08:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
title A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
spellingShingle A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
Estabel, Lizandra Brasil
Inclusão social
Prática pedagógica
Técnico em Biblioteconomia : Brasil
title_short A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
title_full A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
title_fullStr A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
title_full_unstemmed A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
title_sort A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
author Estabel, Lizandra Brasil
author_facet Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Silveira, Filipe Xerxeneski da
author_role author
author2 Moro, Eliane Lourdes da Silva
Silveira, Filipe Xerxeneski da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Silveira, Filipe Xerxeneski da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social
Prática pedagógica
Técnico em Biblioteconomia : Brasil
topic Inclusão social
Prática pedagógica
Técnico em Biblioteconomia : Brasil
description Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-11T03:53:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211826
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115357
url http://hdl.handle.net/10183/211826
identifier_str_mv 001115357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sonza, Andréa Poletto et al. (Organizadores). Afirmar : a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/2/001115357.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/1/001115357.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00fe49aa3ddbee80a3e968ba63db2630
51715a99bded6316c7e8994a30165fce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447717241946112