A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211826 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade. |
id |
UFRGS-2_b0431627961162f911c3c993e9d9d3c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211826 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane Lourdes da SilvaSilveira, Filipe Xerxeneski da2020-07-11T03:53:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/211826001115357Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade.application/pdfporSonza, Andréa Poletto et al. (Organizadores). Afirmar : a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176Inclusão socialPrática pedagógicaTécnico em Biblioteconomia : BrasilA inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115357.pdf.txt001115357.pdf.txtExtracted Texttext/plain55493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/2/001115357.pdf.txt00fe49aa3ddbee80a3e968ba63db2630MD52ORIGINAL001115357.pdfCapítuloapplication/pdf5694662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/1/001115357.pdf51715a99bded6316c7e8994a30165fceMD5110183/2118262023-01-05 06:08:49.206669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211826Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:08:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
title |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
spellingShingle |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade Estabel, Lizandra Brasil Inclusão social Prática pedagógica Técnico em Biblioteconomia : Brasil |
title_short |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
title_full |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
title_fullStr |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
title_full_unstemmed |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
title_sort |
A inclusão social como ação afirmativa na formação profissional e práticas pedagógicas na bibliodiversidade |
author |
Estabel, Lizandra Brasil |
author_facet |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Silveira, Filipe Xerxeneski da |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Eliane Lourdes da Silva Silveira, Filipe Xerxeneski da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane Lourdes da Silva Silveira, Filipe Xerxeneski da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão social Prática pedagógica Técnico em Biblioteconomia : Brasil |
topic |
Inclusão social Prática pedagógica Técnico em Biblioteconomia : Brasil |
description |
Neste trabalho é apresentado um estudo de caso realizado no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre com o objetivo de verificar o processo de inclusão dos alunos do Curso Técnico de Biblioteconomia, considerados PcD, no espaço da biblioteca Clóvis Vergara Marques (BCVM) do IFRS, com enfoque na formação profissional e realização de práticas pedagógicas na bibliodiversidade. Os sujeitos do estudo, são egressos do Curso Técnico em Biblioteconomia e foram incluídos na biblioteca para realizarem as atividades do Estágio Curricular, no período compreendido entre os anos de 2015 a 2017. Destaca-se que este estudo possibilitou verificar que os conhecimentos e aprendizagens construídos em sala de aula foram aplicados no exercício pedagógico e nas práticas no cenário da biblioteca, no desempenho de ações de gestão, de processamento técnico e no atendimento ao público. Verificou-se também, que foram superadas as barreiras comunicacionais, metodológicas, atitudinais, físicas, entre outras, superando também as limitações de PcD na contemplação total das atividades do Estágio Curricular e na finalização do Curso Técnico em Biblioteconomia. É importante constatar que a formação profissional possibilita mudança de vidas, qualidade para os serviços biblioteconômicos, fortalecimento da Biblioteconomia e acesso à informação e ao conhecimento, construindo cidadania e inclusão social no âmbito da bibliodiversidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-11T03:53:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211826 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001115357 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211826 |
identifier_str_mv |
001115357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Sonza, Andréa Poletto et al. (Organizadores). Afirmar : a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves: IFRS, 2020. 183 p. p. 166-176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/2/001115357.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211826/1/001115357.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00fe49aa3ddbee80a3e968ba63db2630 51715a99bded6316c7e8994a30165fce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447717241946112 |