Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Cristiano da Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Decarli, Cecilia, Boll, Cíntia Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220926
Resumo: O artigo tem por objetivo apresentar ponderações relacionadas à atuação do tutor na Educação a Distância - EaD, em meio às possibilidades apresentadas no ensino perante o contexto da Cultura Digital e das necessidades emergentes do uso da afetividade nas relações pessoais e digitais aos estudantes que se enquadram nessa modalidade de ensino. O delineamento desta obra baseia-se na potencialização da EaD através do trabalho afetivo do tutor que, por meio dos atributos técnicos e inteligível ao sensível, pode contribuir para a permanência do estudante e, ainda, para a credibilidade e respeito da sociedade perante a EaD. O presente estudo baseia-se em autores renomados no âmbito da EaD, da afetividade e da Cultura Digital no ensino, tais como Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, entre outros estudiosos e as atuais legislações vinculadas a discussão. O trabalho verificou que a atuação do tutor na EaD no contexto de Cultura Digital está intrinsecamente relacionado a processos pedagógicos que visam o vínculo humanístico com os estudantes, conectando sentimentos e interação virtual simultaneamente sob diferentes olhares ao processo de ensino-aprendizagem, desencadeando a autonomia, o desejo e a motivação para permanência do estudante. Este estudo torna-se um instrumento de consulta de informações para a construção de ementas curriculares que desencadeiam habilidades relacionadas a afetividade no ensino superior a distância e estejam em consonância ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC para a formação de professores.
id UFRGS-2_b0881b3b40c9ed93c90060728c5cbfae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220926
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Cristiano da CruzDecarli, CeciliaBoll, Cíntia Inês2021-05-13T04:27:56Z20211809-7286http://hdl.handle.net/10183/220926001125235O artigo tem por objetivo apresentar ponderações relacionadas à atuação do tutor na Educação a Distância - EaD, em meio às possibilidades apresentadas no ensino perante o contexto da Cultura Digital e das necessidades emergentes do uso da afetividade nas relações pessoais e digitais aos estudantes que se enquadram nessa modalidade de ensino. O delineamento desta obra baseia-se na potencialização da EaD através do trabalho afetivo do tutor que, por meio dos atributos técnicos e inteligível ao sensível, pode contribuir para a permanência do estudante e, ainda, para a credibilidade e respeito da sociedade perante a EaD. O presente estudo baseia-se em autores renomados no âmbito da EaD, da afetividade e da Cultura Digital no ensino, tais como Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, entre outros estudiosos e as atuais legislações vinculadas a discussão. O trabalho verificou que a atuação do tutor na EaD no contexto de Cultura Digital está intrinsecamente relacionado a processos pedagógicos que visam o vínculo humanístico com os estudantes, conectando sentimentos e interação virtual simultaneamente sob diferentes olhares ao processo de ensino-aprendizagem, desencadeando a autonomia, o desejo e a motivação para permanência do estudante. Este estudo torna-se um instrumento de consulta de informações para a construção de ementas curriculares que desencadeiam habilidades relacionadas a afetividade no ensino superior a distância e estejam em consonância ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC para a formação de professores.This article aims to present weightings related to the tutor’s performance in Distance Learning, amid the possibilities presented in teaching in the context of Digital Culture and the emerging needs of the use of affectivity in personal and digital relationships to students who fit this teaching modality. The design of this work is based on the maximization of Distance Education, through the affective work of the tutor who, through the technical attributes and intelligible to the sensitive, can contribute to the continuity of the student and, too, to the credibility and respect of society regarding Distance Education. This study is based on renowned authors in the field of distance education, affectivity and Digital Culture in teaching, such as Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, among other experts and the current legislation linked to this discussion. This work found out that the role of the tutor in distance education in the context of Digital Culture is intrinsically related to pedagogical processes that aim at the humanistic ties with students, connecting feelings and virtual interaction simultaneously under different views to the teaching-learning process, triggering autonomy, desire, and motivation of the student’s continuity. This study becomes a tool for information consultation for the construction of curriculum syllabuses that spark skills related to affectivity in higher distance education and that are in line with what the Base Nacional Comum CurricularBNCC (the Common Core National Curriculum) proposes for teacher training.El artículo tiene como objetivo presentar consideraciones relacionadas con el desempeño del tutor en Educación a Distancia - Educación a Distancia, en medio de las posibilidades presentadas en la enseñanza en el contexto de la Cultura Digital y las necesidades emergentes del uso de la afectividad en las relaciones personales y digitales para los estudiantes que caer en esta modalidad de enseñanza. El diseño de este trabajo se basa en la potencialización de la educación a distancia a través del trabajo afectivo del tutor que, a través de los atributos técnicos e inteligibles para los sensibles, puede contribuir a la permanencia del estudiante y, también, a la credibilidad y respeto de la sociedad con respecto a la enseñanza. EaD. Este estudio se basa en autores de renombre en el campo de la educación a distancia, la afectividad y la cultura digital en la educación, como Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, entre otros académicos y la legislación actual vinculada a la discusión. El trabajo verificó que el desempeño del tutor en educación a distancia en el contexto de la cultura digital está intrínsecamente relacionado con procesos pedagógicos que apuntan al vínculo humanista con los estudiantes, conectando sentimientos e interacción virtual simultáneamente bajo diferentes perspectivas al proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que desencadena la autonomía, deseo y motivación para la permanencia del alumno. Este estudio se convierte en un instrumento para consultar información para la construcción de menús curriculares que desencadenan habilidades relacionadas con la afectividad en la educación a distancia superior y están en línea con lo que propone la Base Curricular Común Nacional - BNCC para la capacitación de docentes.application/pdfporRevista Intersaberes. Uninter, 2021. Vol. 16, n. 37 (2021), p. 367-390TutoriaEnsino a distânciaAfetividadeCultura digitalBase Nacional Comum Curricular (BNCC)TutorBNCCAffectionTutorBNCCAfectividadTutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?Pedagogical tutorship in times of digital culture : will there be room for affectivity?Tutoría Pedagógica en tiempos de cultura digital : ¿hay un espacio para la afectividad?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125235.pdf.txt001125235.pdf.txtExtracted Texttext/plain62853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220926/2/001125235.pdf.txt993bec89246d1afe177d547992700d1eMD52ORIGINAL001125235.pdfTexto completoapplication/pdf360804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220926/1/001125235.pdfcb7f81b8fb53a5d0dc0839bef6b650a0MD5110183/2209262021-12-06 05:43:49.252806oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220926Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:43:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical tutorship in times of digital culture : will there be room for affectivity?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Tutoría Pedagógica en tiempos de cultura digital : ¿hay un espacio para la afectividad?
title Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
spellingShingle Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
Fraga, Cristiano da Cruz
Tutoria
Ensino a distância
Afetividade
Cultura digital
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Tutor
BNCC
Affection
Tutor
BNCC
Afectividad
title_short Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
title_full Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
title_fullStr Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
title_full_unstemmed Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
title_sort Tutoria pedagógica em tempos de cultura digital : haverá espaço para a afetividade?
author Fraga, Cristiano da Cruz
author_facet Fraga, Cristiano da Cruz
Decarli, Cecilia
Boll, Cíntia Inês
author_role author
author2 Decarli, Cecilia
Boll, Cíntia Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Cristiano da Cruz
Decarli, Cecilia
Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
Afetividade
Cultura digital
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
topic Tutoria
Ensino a distância
Afetividade
Cultura digital
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Tutor
BNCC
Affection
Tutor
BNCC
Afectividad
dc.subject.eng.fl_str_mv Tutor
BNCC
Affection
dc.subject.spa.fl_str_mv Tutor
BNCC
Afectividad
description O artigo tem por objetivo apresentar ponderações relacionadas à atuação do tutor na Educação a Distância - EaD, em meio às possibilidades apresentadas no ensino perante o contexto da Cultura Digital e das necessidades emergentes do uso da afetividade nas relações pessoais e digitais aos estudantes que se enquadram nessa modalidade de ensino. O delineamento desta obra baseia-se na potencialização da EaD através do trabalho afetivo do tutor que, por meio dos atributos técnicos e inteligível ao sensível, pode contribuir para a permanência do estudante e, ainda, para a credibilidade e respeito da sociedade perante a EaD. O presente estudo baseia-se em autores renomados no âmbito da EaD, da afetividade e da Cultura Digital no ensino, tais como Freire, Piaget, Wallon, Alves, Kensky, Fraga, entre outros estudiosos e as atuais legislações vinculadas a discussão. O trabalho verificou que a atuação do tutor na EaD no contexto de Cultura Digital está intrinsecamente relacionado a processos pedagógicos que visam o vínculo humanístico com os estudantes, conectando sentimentos e interação virtual simultaneamente sob diferentes olhares ao processo de ensino-aprendizagem, desencadeando a autonomia, o desejo e a motivação para permanência do estudante. Este estudo torna-se um instrumento de consulta de informações para a construção de ementas curriculares que desencadeiam habilidades relacionadas a afetividade no ensino superior a distância e estejam em consonância ao que propõe a Base Nacional Comum Curricular- BNCC para a formação de professores.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:27:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220926
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-7286
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125235
identifier_str_mv 1809-7286
001125235
url http://hdl.handle.net/10183/220926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Intersaberes. Uninter, 2021. Vol. 16, n. 37 (2021), p. 367-390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220926/2/001125235.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220926/1/001125235.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 993bec89246d1afe177d547992700d1e
cb7f81b8fb53a5d0dc0839bef6b650a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017184223232