Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107804 |
Resumo: | O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece. |
id |
UFRGS-2_b0bce6e952a28e51fad176d009d7bfea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107804 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Rosa Helena KreutzCogo, Ana Luisa Petersen2014-12-05T02:16:54Z2006http://hdl.handle.net/10183/107804000593316O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece.application/pdfporEnfermagem : LicenciaturaEducação a distânciaVivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2006Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593316.pdf000593316.pdfTexto completoapplication/pdf92258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/1/000593316.pdf5324325d06db296918d4bc587c759eaaMD51TEXT000593316.pdf.txt000593316.pdf.txtExtracted Texttext/plain70680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/2/000593316.pdf.txt60b2cc5d10ba5d885a1220842154deabMD52THUMBNAIL000593316.pdf.jpg000593316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/3/000593316.pdf.jpgfbe8afb84ca5ce73318a20dacca92e33MD5310183/1078042022-09-18 04:48:47.948798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
title |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
spellingShingle |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem Alves, Rosa Helena Kreutz Enfermagem : Licenciatura Educação a distância |
title_short |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
title_full |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
title_fullStr |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
title_sort |
Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem |
author |
Alves, Rosa Helena Kreutz |
author_facet |
Alves, Rosa Helena Kreutz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Rosa Helena Kreutz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
contributor_str_mv |
Cogo, Ana Luisa Petersen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem : Licenciatura Educação a distância |
topic |
Enfermagem : Licenciatura Educação a distância |
description |
O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-05T02:16:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107804 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000593316 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107804 |
identifier_str_mv |
000593316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/1/000593316.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/2/000593316.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/3/000593316.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5324325d06db296918d4bc587c759eaa 60b2cc5d10ba5d885a1220842154deab fbe8afb84ca5ce73318a20dacca92e33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475263369216 |