Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rosa Helena Kreutz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107804
Resumo: O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece.
id UFRGS-2_b0bce6e952a28e51fad176d009d7bfea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107804
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Rosa Helena KreutzCogo, Ana Luisa Petersen2014-12-05T02:16:54Z2006http://hdl.handle.net/10183/107804000593316O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece.application/pdfporEnfermagem : LicenciaturaEducação a distânciaVivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2006Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593316.pdf000593316.pdfTexto completoapplication/pdf92258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/1/000593316.pdf5324325d06db296918d4bc587c759eaaMD51TEXT000593316.pdf.txt000593316.pdf.txtExtracted Texttext/plain70680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/2/000593316.pdf.txt60b2cc5d10ba5d885a1220842154deabMD52THUMBNAIL000593316.pdf.jpg000593316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/3/000593316.pdf.jpgfbe8afb84ca5ce73318a20dacca92e33MD5310183/1078042022-09-18 04:48:47.948798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107804Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
title Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
spellingShingle Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
Alves, Rosa Helena Kreutz
Enfermagem : Licenciatura
Educação a distância
title_short Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
title_full Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
title_fullStr Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
title_full_unstemmed Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
title_sort Vivenciando a educação a distância : relato de alunas de um curso de licenciatura em enfermagem
author Alves, Rosa Helena Kreutz
author_facet Alves, Rosa Helena Kreutz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rosa Helena Kreutz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
contributor_str_mv Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem : Licenciatura
Educação a distância
topic Enfermagem : Licenciatura
Educação a distância
description O presente trabalho buscou compreender a experiência de aprendizagem a distância vivenciada por alunas de um curso de licenciatura em enfermagem. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, sendo os sujeitos do estudo cinco alunas que cursaram a disciplina “Processo sócio-histórico na educação em enfermagem” do curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no semestre 2006/01. A coleta das informações iniciou após aprovação da Comissão de Pesquisa e do Comitê de Ética da instituição. O instrumento norteador foi constituído por um questionário com perguntas abertas e para a análise das informações foi realizada a técnica de interpretação temática seguindo o referencial de Lüdke e André (1986). Foram identificadas duas categorias temáticas: a trajetória das discentes com a utilização de tecnologias computacionais e as discentes frente a experiência de ensino a distância. Notou-se que as alunas possuíam conhecimentos de informática de nível básico a razoável, utilizavam o computador freqüentemente e não apresentaram dificuldades em cursar uma disciplina mediada pelo computador. Reconheceu-se diversos benefícios da educação a distância mediada por computador, entre eles a possibilidade de organização do tempo, a interação maior com o educador e o estímulo ao auto-aprendizado. Acredita-se que o ensino a distância torna-se necessário e para um bom desempenho desta modalidade pedagógica os alunos devem comprometer-se, os professores devem ser preparados e as Instituições necessitam investir em tecnologia que possibilite explorar as inúmeras possibilidades que o computador oferece.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-05T02:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107804
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000593316
url http://hdl.handle.net/10183/107804
identifier_str_mv 000593316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/1/000593316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/2/000593316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107804/3/000593316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5324325d06db296918d4bc587c759eaa
60b2cc5d10ba5d885a1220842154deab
fbe8afb84ca5ce73318a20dacca92e33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475263369216