Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rejane Prevot
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Segre, Lidia Micaela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20757
Resumo: A flexibilidade é resultante da interação de fatores extra- e intra-empresa. Desta forma, a necessidade de flexibilidade está vinculada ao tipo de processo, de produto, de mercado, de estratégia competitiva, de organização e de relações de trabalho, ou seja, vai depender de todo o escopo de relações da firma e da gestão do trabalho. Em particular no Brasil, dentre as novas estratégias implementadas pelas montadoras automobilísticas, destaca-se a adoção de novos sistemas produtivos em rede, tais como o condomínio industrial e o consórcio modular, como forma de obtenção de maior flexibilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a flexibilidade no setor automobilístico brasileiro, com base em estudos de caso de três plantas. A partir destes estudos, verifica-se que a obtenção da flexibilidade está mais associada a fatores organizacionais do que a fatores tecnológicos. Apresenta-se ainda um modelo de análise que enfoca as variáveis da flexibilidade nas empresas deste setor, classificadas em duas categorias: internas e externas. O estudo das empresas, a partir do modelo proposto, mostra que o contexto brasileiro oferece condições ótimas para a implantação de um tipo de fábrica automobilística com perfil predominante de montadora, que obtém flexibilidade sem que haja uma obrigação legal de investimento em tecnologia. A metodologia utilizada neste trabalho abrange levantamento bibliográfico nacional e internacional e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com funcionários de diferentes níveis, observação participante e análise dos documentos das empresas.
id UFRGS-2_b10f925a1d4a18ae9809309fdfc42749
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Rejane PrevotSegre, Lidia Micaela2010-04-16T09:16:29Z20091413-2311http://hdl.handle.net/10183/20757000690967A flexibilidade é resultante da interação de fatores extra- e intra-empresa. Desta forma, a necessidade de flexibilidade está vinculada ao tipo de processo, de produto, de mercado, de estratégia competitiva, de organização e de relações de trabalho, ou seja, vai depender de todo o escopo de relações da firma e da gestão do trabalho. Em particular no Brasil, dentre as novas estratégias implementadas pelas montadoras automobilísticas, destaca-se a adoção de novos sistemas produtivos em rede, tais como o condomínio industrial e o consórcio modular, como forma de obtenção de maior flexibilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a flexibilidade no setor automobilístico brasileiro, com base em estudos de caso de três plantas. A partir destes estudos, verifica-se que a obtenção da flexibilidade está mais associada a fatores organizacionais do que a fatores tecnológicos. Apresenta-se ainda um modelo de análise que enfoca as variáveis da flexibilidade nas empresas deste setor, classificadas em duas categorias: internas e externas. O estudo das empresas, a partir do modelo proposto, mostra que o contexto brasileiro oferece condições ótimas para a implantação de um tipo de fábrica automobilística com perfil predominante de montadora, que obtém flexibilidade sem que haja uma obrigação legal de investimento em tecnologia. A metodologia utilizada neste trabalho abrange levantamento bibliográfico nacional e internacional e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com funcionários de diferentes níveis, observação participante e análise dos documentos das empresas.Flexibility is brought about by the interaction of factors both within and outside a company. We can therefore assert that the attainment of flexibility is dependent on the type of process employed, the product, the market, competition strategies, organization and labor relations. In short, it will depend on the whole range of relations within the company and in the management of the work involved. Among the new strategies being implemented by automotive assembly plants in Brazil, new network production systems such as the “industrial condominium” and the “modular consortium” stand out as means toward achieving flexibility. In this context, the aim of this study is to analyze flexibility in the Brazilian automotive field based on case studies in three automotive plants. These studies show that the process of attaining flexibility bears greater relation to organizational factors rather than to technological ones. We present an analysis model which focuses on flexibility variables in companies operating in this field. These variables have been classified into two categories: internal and external. On the basis of the proposed model, the study shows that the Brazilian context presents excellent conditions for setting up a type of automotive plant with a predominantly assembly plant profile, where flexibility can be achieved without any legally imposed obligation to invest in technology. The methodology used in this study includes bibliographical research in Brazilian and international publications, field work carried out through interviews with employees working at different levels, active observation and analysis of company documents.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 62, Vol 15, n.1, (jan-abr 2009), documento eletrônicoIndústria automobilísticaFlexibilidade : EficienciaRelações de trabalhoBrazilian automotive industryFlexibilityLabor relationsExternal flexibilityInternal flexibilityUm modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadorasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000690967.pdf000690967.pdfTexto completoapplication/pdf185118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20757/1/000690967.pdf926b511e10553b21a09bf0b2d9be95a7MD51TEXT000690967.pdf.txt000690967.pdf.txtExtracted Texttext/plain77727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20757/2/000690967.pdf.txtb1d022281e4f86e7c8656e167ab68089MD52THUMBNAIL000690967.pdf.jpg000690967.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20757/3/000690967.pdf.jpgda67fdb3dc74324566628e4f748e0a00MD5310183/207572018-10-17 07:42:53.888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:42:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
title Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
spellingShingle Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
Nascimento, Rejane Prevot
Indústria automobilística
Flexibilidade : Eficiencia
Relações de trabalho
Brazilian automotive industry
Flexibility
Labor relations
External flexibility
Internal flexibility
title_short Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
title_full Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
title_fullStr Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
title_full_unstemmed Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
title_sort Um modelo de análise da flexibilidade no setor automobilístico brasileiro : estudo de caso em três montadoras
author Nascimento, Rejane Prevot
author_facet Nascimento, Rejane Prevot
Segre, Lidia Micaela
author_role author
author2 Segre, Lidia Micaela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rejane Prevot
Segre, Lidia Micaela
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística
Flexibilidade : Eficiencia
Relações de trabalho
topic Indústria automobilística
Flexibilidade : Eficiencia
Relações de trabalho
Brazilian automotive industry
Flexibility
Labor relations
External flexibility
Internal flexibility
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian automotive industry
Flexibility
Labor relations
External flexibility
Internal flexibility
description A flexibilidade é resultante da interação de fatores extra- e intra-empresa. Desta forma, a necessidade de flexibilidade está vinculada ao tipo de processo, de produto, de mercado, de estratégia competitiva, de organização e de relações de trabalho, ou seja, vai depender de todo o escopo de relações da firma e da gestão do trabalho. Em particular no Brasil, dentre as novas estratégias implementadas pelas montadoras automobilísticas, destaca-se a adoção de novos sistemas produtivos em rede, tais como o condomínio industrial e o consórcio modular, como forma de obtenção de maior flexibilidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a flexibilidade no setor automobilístico brasileiro, com base em estudos de caso de três plantas. A partir destes estudos, verifica-se que a obtenção da flexibilidade está mais associada a fatores organizacionais do que a fatores tecnológicos. Apresenta-se ainda um modelo de análise que enfoca as variáveis da flexibilidade nas empresas deste setor, classificadas em duas categorias: internas e externas. O estudo das empresas, a partir do modelo proposto, mostra que o contexto brasileiro oferece condições ótimas para a implantação de um tipo de fábrica automobilística com perfil predominante de montadora, que obtém flexibilidade sem que haja uma obrigação legal de investimento em tecnologia. A metodologia utilizada neste trabalho abrange levantamento bibliográfico nacional e internacional e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com funcionários de diferentes níveis, observação participante e análise dos documentos das empresas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:16:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20757
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000690967
identifier_str_mv 1413-2311
000690967
url http://hdl.handle.net/10183/20757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 62, Vol 15, n.1, (jan-abr 2009), documento eletrônico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20757/1/000690967.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20757/2/000690967.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20757/3/000690967.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 926b511e10553b21a09bf0b2d9be95a7
b1d022281e4f86e7c8656e167ab68089
da67fdb3dc74324566628e4f748e0a00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224708504420352