Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218018 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo definir e estimar alguns fatores que influenciam no uso do modo de transporte Bicicleta Elétrica Compartilhada. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica na área de sistemas de compartilhamento de bicicletas. A partir dessa revisão foram definidos os quatros fatores de interesse abordados nesse trabalho: tempo e custo de viagem, distância de acesso e infraestrutura cicloviária. Com esses fatores foi possível criar um questionário utilizando o método de pesquisa de Preferência Declarada, resultando na criação de nove cenários hipotéticos. Após coletar os dados através do questionário, esses foram modelados utilizando Logit Binomial. Os resultados mostraram que todos os fatores de interesse foram relevantes e todos eles, menos o de infraestrutura cicloviária, tiveram impacto negativo na utilidade de uso da Bicicleta Elétrica Compartilhada. Foram calculadas as elasticidades dos fatores de interesse constatado que o custo de viagem foi o fator com maior elasticidade. Por fim feitas duas análises: a variação das elasticidades do tempo e custo de viagem em relação a distância de viagem, na qual se descobriu que a viagens de maiores distância possui maior elasticidade em relação ao custo de viagem; variação da probabilidade de uso da Bicicleta Elétrica Compartilhada em relação ao custo de viagem, na qual a probabilidade variou de valores aproximados de 45% para 10% quando a viagem passou de R$ 1,00 para R$ 30,00 respectivamente. |
id |
UFRGS-2_b14c9f877edb081c856109a99f8e6074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218018 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Limberger Júnior, Aldemo PedroLarrañaga Uriarte, Ana Margarita2021-02-19T04:04:42Z2020http://hdl.handle.net/10183/218018001121479Este trabalho teve por objetivo definir e estimar alguns fatores que influenciam no uso do modo de transporte Bicicleta Elétrica Compartilhada. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica na área de sistemas de compartilhamento de bicicletas. A partir dessa revisão foram definidos os quatros fatores de interesse abordados nesse trabalho: tempo e custo de viagem, distância de acesso e infraestrutura cicloviária. Com esses fatores foi possível criar um questionário utilizando o método de pesquisa de Preferência Declarada, resultando na criação de nove cenários hipotéticos. Após coletar os dados através do questionário, esses foram modelados utilizando Logit Binomial. Os resultados mostraram que todos os fatores de interesse foram relevantes e todos eles, menos o de infraestrutura cicloviária, tiveram impacto negativo na utilidade de uso da Bicicleta Elétrica Compartilhada. Foram calculadas as elasticidades dos fatores de interesse constatado que o custo de viagem foi o fator com maior elasticidade. Por fim feitas duas análises: a variação das elasticidades do tempo e custo de viagem em relação a distância de viagem, na qual se descobriu que a viagens de maiores distância possui maior elasticidade em relação ao custo de viagem; variação da probabilidade de uso da Bicicleta Elétrica Compartilhada em relação ao custo de viagem, na qual a probabilidade variou de valores aproximados de 45% para 10% quando a viagem passou de R$ 1,00 para R$ 30,00 respectivamente.application/pdfporEngenharia civilBicicletas elétricasCompartilhamento de bicicletasMobilidade urbanaEstimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2020Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121479.pdf.txt001121479.pdf.txtExtracted Texttext/plain85984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218018/2/001121479.pdf.txt1c9eb76f6d78a40605be0f440fea616bMD52ORIGINAL001121479.pdfTexto completoapplication/pdf3157091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218018/1/001121479.pdfdd7b0d1ac759e8cc5fb5177fcefaec2eMD5110183/2180182021-03-09 04:27:41.964366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218018Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:27:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
title |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
spellingShingle |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre Limberger Júnior, Aldemo Pedro Engenharia civil Bicicletas elétricas Compartilhamento de bicicletas Mobilidade urbana |
title_short |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
title_full |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
title_fullStr |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
title_sort |
Estimação de fatores que influenciam no uso de bicicletas elétricas compartilhadas na cidade de Porto Alegre |
author |
Limberger Júnior, Aldemo Pedro |
author_facet |
Limberger Júnior, Aldemo Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Limberger Júnior, Aldemo Pedro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita |
contributor_str_mv |
Larrañaga Uriarte, Ana Margarita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Bicicletas elétricas Compartilhamento de bicicletas Mobilidade urbana |
topic |
Engenharia civil Bicicletas elétricas Compartilhamento de bicicletas Mobilidade urbana |
description |
Este trabalho teve por objetivo definir e estimar alguns fatores que influenciam no uso do modo de transporte Bicicleta Elétrica Compartilhada. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica na área de sistemas de compartilhamento de bicicletas. A partir dessa revisão foram definidos os quatros fatores de interesse abordados nesse trabalho: tempo e custo de viagem, distância de acesso e infraestrutura cicloviária. Com esses fatores foi possível criar um questionário utilizando o método de pesquisa de Preferência Declarada, resultando na criação de nove cenários hipotéticos. Após coletar os dados através do questionário, esses foram modelados utilizando Logit Binomial. Os resultados mostraram que todos os fatores de interesse foram relevantes e todos eles, menos o de infraestrutura cicloviária, tiveram impacto negativo na utilidade de uso da Bicicleta Elétrica Compartilhada. Foram calculadas as elasticidades dos fatores de interesse constatado que o custo de viagem foi o fator com maior elasticidade. Por fim feitas duas análises: a variação das elasticidades do tempo e custo de viagem em relação a distância de viagem, na qual se descobriu que a viagens de maiores distância possui maior elasticidade em relação ao custo de viagem; variação da probabilidade de uso da Bicicleta Elétrica Compartilhada em relação ao custo de viagem, na qual a probabilidade variou de valores aproximados de 45% para 10% quando a viagem passou de R$ 1,00 para R$ 30,00 respectivamente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-19T04:04:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218018 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121479 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218018 |
identifier_str_mv |
001121479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218018/2/001121479.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218018/1/001121479.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c9eb76f6d78a40605be0f440fea616b dd7b0d1ac759e8cc5fb5177fcefaec2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447271861387264 |