Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Machado, Cássio Oliveira, Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129142
Resumo: A qualidade percebida e a satisfação dos clientes são elementos essenciais para a competitividade das instituições bancárias. Assim, é importante identificar os fatores que determinam a percepção de qualidade e satisfação do ponto de vista dos clientes que utilizam esse tipo de serviço. O objetivo deste artigo é a construção de um modelo de relacionamento entre os determinantes de satisfação de clientes e a identificação dos principais atributos que afetam a qualidade percebida dos clientes de serviços bancários. Para isto, foram aplicadas duas pesquisas descritivas. Na primeira fase das pesquisas, utilizou-se a abordagem proposta por Tinoco e Ribeiro (2007) para identificar as relações entre determinantes e construir o modelo de satisfação de clientes. Na segunda fase, foram levantados e hierarquizados os principais atributos de qualidade percebida do ponto de vista dos clientes. Entre os resultados obtidos destacam-se como principais determinantes da satisfação de clientes a confirmação de expectativas e a qualidade percebida. Entre atributos mais importantes que afetam a qualidade percebida podem ser citados: funcionários com conhecimento e habilidade devidos, serviço feito corretamente na primeira vez, tarifas bancárias baratas, transparência e lealdade nas negociações, e presença de funcionários que buscam tornar o serviço mais ágil.
id UFRGS-2_b16033e52a3e9e7de5b7fa331d587aaa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129142
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Jose Luis DuarteMachado, Cássio OliveiraTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo2015-11-09T16:27:04Z20100104-530Xhttp://hdl.handle.net/10183/129142000768499A qualidade percebida e a satisfação dos clientes são elementos essenciais para a competitividade das instituições bancárias. Assim, é importante identificar os fatores que determinam a percepção de qualidade e satisfação do ponto de vista dos clientes que utilizam esse tipo de serviço. O objetivo deste artigo é a construção de um modelo de relacionamento entre os determinantes de satisfação de clientes e a identificação dos principais atributos que afetam a qualidade percebida dos clientes de serviços bancários. Para isto, foram aplicadas duas pesquisas descritivas. Na primeira fase das pesquisas, utilizou-se a abordagem proposta por Tinoco e Ribeiro (2007) para identificar as relações entre determinantes e construir o modelo de satisfação de clientes. Na segunda fase, foram levantados e hierarquizados os principais atributos de qualidade percebida do ponto de vista dos clientes. Entre os resultados obtidos destacam-se como principais determinantes da satisfação de clientes a confirmação de expectativas e a qualidade percebida. Entre atributos mais importantes que afetam a qualidade percebida podem ser citados: funcionários com conhecimento e habilidade devidos, serviço feito corretamente na primeira vez, tarifas bancárias baratas, transparência e lealdade nas negociações, e presença de funcionários que buscam tornar o serviço mais ágil.Perceived quality and customer satisfaction are essential elements for competitiveness of banking institutions. Therefore, it is important to identify customers’ view of banks about drivers of quality perception and satisfaction. This paper presents a relationship model of determinant factors of satisfaction and the identification of key quality attributes for bank services. The model was built conducting two customer surveys. Firstly, the approach proposed by Tinoco and Ribeiro(2007) was applied to identify the relationship among the determinants and to build a satisfaction model. Next, main quality attributes considering the customer’s view were surveyed and ranked. The results indicate that the confirmation of expectations and perceived quality are the most important determinants for customer satisfaction. Among the most important attributes that affect perceived quality, the following were highlighted: employees with proper knowledge and abilities, service done correctly in the first attempt, low bank tariffs, transparency and loyalty in transactions, and presence of employees providing agile services.application/pdfporGestão e produção. São Carlos, SP. Vol. 17, n.4 (out./dez. 2010), p. 775-790ServiçosSatisfação do usuárioControle de qualidadeBank servicesQuality attributesCustomer satisfactionDeterminantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancáriosSatisfaction determinants and quality atributes in bank services info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000768499.pdf000768499.pdfTexto completoapplication/pdf730452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129142/1/000768499.pdfadfa45cf01308635ff1d499ed373c1c6MD51TEXT000768499.pdf.txt000768499.pdf.txtExtracted Texttext/plain68035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129142/2/000768499.pdf.txt1ba1a38003e0b3c15408ef19bb0c345aMD52THUMBNAIL000768499.pdf.jpg000768499.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129142/3/000768499.pdf.jpgc1771a1e721eaa040b09afd0e142eaccMD5310183/1291422022-06-11 05:03:32.587275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129142Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-11T08:03:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Satisfaction determinants and quality atributes in bank services
title Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
spellingShingle Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
Ribeiro, Jose Luis Duarte
Serviços
Satisfação do usuário
Controle de qualidade
Bank services
Quality attributes
Customer satisfaction
title_short Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
title_full Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
title_fullStr Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
title_full_unstemmed Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
title_sort Determinantes da satisfação e atributos da qualidade em serviços bancários
author Ribeiro, Jose Luis Duarte
author_facet Ribeiro, Jose Luis Duarte
Machado, Cássio Oliveira
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
author_role author
author2 Machado, Cássio Oliveira
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
Machado, Cássio Oliveira
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços
Satisfação do usuário
Controle de qualidade
topic Serviços
Satisfação do usuário
Controle de qualidade
Bank services
Quality attributes
Customer satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Bank services
Quality attributes
Customer satisfaction
description A qualidade percebida e a satisfação dos clientes são elementos essenciais para a competitividade das instituições bancárias. Assim, é importante identificar os fatores que determinam a percepção de qualidade e satisfação do ponto de vista dos clientes que utilizam esse tipo de serviço. O objetivo deste artigo é a construção de um modelo de relacionamento entre os determinantes de satisfação de clientes e a identificação dos principais atributos que afetam a qualidade percebida dos clientes de serviços bancários. Para isto, foram aplicadas duas pesquisas descritivas. Na primeira fase das pesquisas, utilizou-se a abordagem proposta por Tinoco e Ribeiro (2007) para identificar as relações entre determinantes e construir o modelo de satisfação de clientes. Na segunda fase, foram levantados e hierarquizados os principais atributos de qualidade percebida do ponto de vista dos clientes. Entre os resultados obtidos destacam-se como principais determinantes da satisfação de clientes a confirmação de expectativas e a qualidade percebida. Entre atributos mais importantes que afetam a qualidade percebida podem ser citados: funcionários com conhecimento e habilidade devidos, serviço feito corretamente na primeira vez, tarifas bancárias baratas, transparência e lealdade nas negociações, e presença de funcionários que buscam tornar o serviço mais ágil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:27:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129142
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-530X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000768499
identifier_str_mv 0104-530X
000768499
url http://hdl.handle.net/10183/129142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Gestão e produção. São Carlos, SP. Vol. 17, n.4 (out./dez. 2010), p. 775-790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129142/1/000768499.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129142/2/000768499.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129142/3/000768499.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv adfa45cf01308635ff1d499ed373c1c6
1ba1a38003e0b3c15408ef19bb0c345a
c1771a1e721eaa040b09afd0e142eacc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447600896147456