Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262680 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo identificar como são construídos os critérios de seleção de literatura para Educação Infantil. Essa pesquisa foi composta por um questionário aplicado de forma online com professoras da Educação Infantil de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir do qual se obteve dados sobre as influências e critérios existentes durante a escolha da literatura pelas professoras dentro de sala de aula. Os resultados demonstram que as professoras são as principais responsáveis pelas escolhas dos livros e que a família e a escola não possuem tanta influência na mesma. Os critérios mais utilizados são os relacionados a projetos e objetivos pedagógicos relacionados a um tema de aula, bem como leitura deleite para as crianças. O estudo demonstra a importância da formação continuada das professoras e de uma formação base sobre Literatura Infantil para que possam fazer melhores escolhas de leituras literárias para crianças leitoras na Educação Infantil. |
id |
UFRGS-2_b1c6748557af2068e167fb22099b2223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262680 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Eidelvein, Bárbara SampaioNunes, Marília Forgearini2023-07-28T03:35:37Z2023http://hdl.handle.net/10183/262680001173286Esse trabalho tem como objetivo identificar como são construídos os critérios de seleção de literatura para Educação Infantil. Essa pesquisa foi composta por um questionário aplicado de forma online com professoras da Educação Infantil de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir do qual se obteve dados sobre as influências e critérios existentes durante a escolha da literatura pelas professoras dentro de sala de aula. Os resultados demonstram que as professoras são as principais responsáveis pelas escolhas dos livros e que a família e a escola não possuem tanta influência na mesma. Os critérios mais utilizados são os relacionados a projetos e objetivos pedagógicos relacionados a um tema de aula, bem como leitura deleite para as crianças. O estudo demonstra a importância da formação continuada das professoras e de uma formação base sobre Literatura Infantil para que possam fazer melhores escolhas de leituras literárias para crianças leitoras na Educação Infantil.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilLeitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173286.pdf.txt001173286.pdf.txtExtracted Texttext/plain111841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/2/001173286.pdf.txtf38ea306c38d090f48d79bc897ed75aaMD52ORIGINAL001173286.pdfTexto completoapplication/pdf2937100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/1/001173286.pdf369f23c1e9f6e6789a232c048f1acccfMD5110183/2626802023-07-29 03:35:15.337397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
title |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
spellingShingle |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária Eidelvein, Bárbara Sampaio Literatura infantil Educação infantil |
title_short |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
title_full |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
title_fullStr |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
title_full_unstemmed |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
title_sort |
Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária |
author |
Eidelvein, Bárbara Sampaio |
author_facet |
Eidelvein, Bárbara Sampaio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eidelvein, Bárbara Sampaio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Educação infantil |
topic |
Literatura infantil Educação infantil |
description |
Esse trabalho tem como objetivo identificar como são construídos os critérios de seleção de literatura para Educação Infantil. Essa pesquisa foi composta por um questionário aplicado de forma online com professoras da Educação Infantil de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir do qual se obteve dados sobre as influências e critérios existentes durante a escolha da literatura pelas professoras dentro de sala de aula. Os resultados demonstram que as professoras são as principais responsáveis pelas escolhas dos livros e que a família e a escola não possuem tanta influência na mesma. Os critérios mais utilizados são os relacionados a projetos e objetivos pedagógicos relacionados a um tema de aula, bem como leitura deleite para as crianças. O estudo demonstra a importância da formação continuada das professoras e de uma formação base sobre Literatura Infantil para que possam fazer melhores escolhas de leituras literárias para crianças leitoras na Educação Infantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:35:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262680 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173286 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262680 |
identifier_str_mv |
001173286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/2/001173286.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/1/001173286.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f38ea306c38d090f48d79bc897ed75aa 369f23c1e9f6e6789a232c048f1acccf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346663653376 |