Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidelvein, Bárbara Sampaio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262680
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo identificar como são construídos os critérios de seleção de literatura para Educação Infantil. Essa pesquisa foi composta por um questionário aplicado de forma online com professoras da Educação Infantil de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir do qual se obteve dados sobre as influências e critérios existentes durante a escolha da literatura pelas professoras dentro de sala de aula. Os resultados demonstram que as professoras são as principais responsáveis pelas escolhas dos livros e que a família e a escola não possuem tanta influência na mesma. Os critérios mais utilizados são os relacionados a projetos e objetivos pedagógicos relacionados a um tema de aula, bem como leitura deleite para as crianças. O estudo demonstra a importância da formação continuada das professoras e de uma formação base sobre Literatura Infantil para que possam fazer melhores escolhas de leituras literárias para crianças leitoras na Educação Infantil.
id UFRGS-2_b1c6748557af2068e167fb22099b2223
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262680
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Eidelvein, Bárbara SampaioNunes, Marília Forgearini2023-07-28T03:35:37Z2023http://hdl.handle.net/10183/262680001173286Esse trabalho tem como objetivo identificar como são construídos os critérios de seleção de literatura para Educação Infantil. Essa pesquisa foi composta por um questionário aplicado de forma online com professoras da Educação Infantil de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir do qual se obteve dados sobre as influências e critérios existentes durante a escolha da literatura pelas professoras dentro de sala de aula. Os resultados demonstram que as professoras são as principais responsáveis pelas escolhas dos livros e que a família e a escola não possuem tanta influência na mesma. Os critérios mais utilizados são os relacionados a projetos e objetivos pedagógicos relacionados a um tema de aula, bem como leitura deleite para as crianças. O estudo demonstra a importância da formação continuada das professoras e de uma formação base sobre Literatura Infantil para que possam fazer melhores escolhas de leituras literárias para crianças leitoras na Educação Infantil.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilLeitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173286.pdf.txt001173286.pdf.txtExtracted Texttext/plain111841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/2/001173286.pdf.txtf38ea306c38d090f48d79bc897ed75aaMD52ORIGINAL001173286.pdfTexto completoapplication/pdf2937100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/1/001173286.pdf369f23c1e9f6e6789a232c048f1acccfMD5110183/2626802023-07-29 03:35:15.337397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262680Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:35:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
title Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
spellingShingle Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
Eidelvein, Bárbara Sampaio
Literatura infantil
Educação infantil
title_short Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
title_full Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
title_fullStr Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
title_full_unstemmed Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
title_sort Leitura de literatura infantil na educação infantil : critérios de escolha para uma educação literária
author Eidelvein, Bárbara Sampaio
author_facet Eidelvein, Bárbara Sampaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidelvein, Bárbara Sampaio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Educação infantil
topic Literatura infantil
Educação infantil
description Esse trabalho tem como objetivo identificar como são construídos os critérios de seleção de literatura para Educação Infantil. Essa pesquisa foi composta por um questionário aplicado de forma online com professoras da Educação Infantil de Porto Alegre e Região Metropolitana, a partir do qual se obteve dados sobre as influências e critérios existentes durante a escolha da literatura pelas professoras dentro de sala de aula. Os resultados demonstram que as professoras são as principais responsáveis pelas escolhas dos livros e que a família e a escola não possuem tanta influência na mesma. Os critérios mais utilizados são os relacionados a projetos e objetivos pedagógicos relacionados a um tema de aula, bem como leitura deleite para as crianças. O estudo demonstra a importância da formação continuada das professoras e de uma formação base sobre Literatura Infantil para que possam fazer melhores escolhas de leituras literárias para crianças leitoras na Educação Infantil.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:35:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262680
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173286
url http://hdl.handle.net/10183/262680
identifier_str_mv 001173286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/2/001173286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262680/1/001173286.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f38ea306c38d090f48d79bc897ed75aa
369f23c1e9f6e6789a232c048f1acccf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447346663653376