A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19728 |
Resumo: | O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente. |
id |
UFPEL-4_0f78d037876f95705f534d127cc0d87b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/19728 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃOEducação infantil; literatura infantil; tipos de leitura.O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente.Universidade Federal de PelotasBatista dos Santos, KarolineIrie Saito, Heloisa Toshie2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1972810.15210/cdl.v0i38.19728Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 215-2322358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19728/12598Direitos autorais 2021 Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saitohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-22T00:27:05Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19728Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-22T00:27:05Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
title |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
spellingShingle |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO Batista dos Santos, Karoline Educação infantil; literatura infantil; tipos de leitura. |
title_short |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
title_full |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
title_fullStr |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
title_sort |
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO |
author |
Batista dos Santos, Karoline |
author_facet |
Batista dos Santos, Karoline Irie Saito, Heloisa Toshie |
author_role |
author |
author2 |
Irie Saito, Heloisa Toshie |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista dos Santos, Karoline Irie Saito, Heloisa Toshie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil; literatura infantil; tipos de leitura. |
topic |
Educação infantil; literatura infantil; tipos de leitura. |
description |
O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19728 10.15210/cdl.v0i38.19728 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19728 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i38.19728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19728/12598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saito http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saito http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 215-232 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i38 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217249162002432 |