A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista dos Santos, Karoline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Irie Saito, Heloisa Toshie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19728
Resumo: O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente.
id UFPEL-4_db26af86be0dd5c5b56f9198b2a7c393
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/19728
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃOEducação infantilliteratura infantiltipos de leitura.O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente.Universidade Federal de Pelotas2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1972810.15210/cdl.v0i38.19728Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 215-2322358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19728/12598Copyright (c) 2021 Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saitohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista dos Santos, KarolineIrie Saito, Heloisa Toshie2021-01-21T21:27:05Zoai:ojs.ufpel:article/19728Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-21T21:27:05Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
title A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
spellingShingle A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
Batista dos Santos, Karoline
Educação infantil
literatura infantil
tipos de leitura.
title_short A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
title_full A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
title_fullStr A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
title_full_unstemmed A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
title_sort A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO
author Batista dos Santos, Karoline
author_facet Batista dos Santos, Karoline
Irie Saito, Heloisa Toshie
author_role author
author2 Irie Saito, Heloisa Toshie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista dos Santos, Karoline
Irie Saito, Heloisa Toshie
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
literatura infantil
tipos de leitura.
topic Educação infantil
literatura infantil
tipos de leitura.
description O presente artigo apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no programa de iniciação científica (PIC) de uma universidade pública no estado do Paraná que investigou como a leitura deve ser trabalhada na Educação Infantil, tendo como objeto de análise a Coleção “Leitura e Escrita na Educação Infantil” do Ministério de Educação (MEC). Objetiva discutir o papel da literatura nos espaços da Educação Infantil, bem como apresentar critérios para seleção de obras literárias e algumas possibilidades de intervenção com os livros junto as crianças. Destaca-se, primeiramente, o papel da literatura como objeto para promoção do desenvolvimento infantil em meio as práticas de leitura, tendo o planejamento como peça chave para um trabalho profícuo. Subsidiados em Paiva (2016), evidencia-se que os critérios de seleção da literatura infantil relacionam-se com a qualidade textual, a qualidade temática e a qualidade gráfica das obras elencadas para práticas com as crianças pequenas. Por fim, apresenta-se três formas de se trabalhar com a literatura na educação infantil: a contação de histórias, a leitura compartilhada e a leitura livre. Conclui-se que as atividades elencadas devem ser desenvolvidas nas instituições de educação infantil de maneira sistematizada, pois promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das crianças e a imersão delas no universo da literatura, bem como possibilitam a análise da prática docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19728
10.15210/cdl.v0i38.19728
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19728
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i38.19728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19728/12598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saito
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Karoline Batista dos Santos, Heloisa Toshie Irie Saito
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 215-232
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i38
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755958600073216