Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265241 |
Resumo: | Os objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica. |
id |
UFRGS-2_b205a36154d80caa13000c15d6504340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265241 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Camila Brito Collares daVeit, Eliane AngelaAraujo, Ives Solano2023-09-26T03:36:34Z20231677-2334http://hdl.handle.net/10183/265241001176748Os objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica.The main objectives of this literature review are to outline an overview of the education and teaching research on Science Fairs based in Brazil; identify the main justifications presented to promote such kind of event; and point out the main results and recommendations from thepapers. The search resulted in a total of 168 articles. After applying some exclusion criteria, this number was reduced to 38. The papers were classified into three categories of analysis: empirical and theoretical (n=19) research, literature review (n=2), and experience report (n=17). As main recommendations we highlight the need of i) attention to the epistemological conceptions promoted in the Science Fairs, ii) improvements in pedagogical and methodological guidelines for the development of student’s projects and iii) innovations in the methodology of evaluation of projects and its presentations, as well in the evaluation of the Fairs. We also highlight the potential of Fairs in teacher education and in the formation of a critical citizen consciousness.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 2 (ago. 2023), p. 232-261Feira de ciênciasRevisão de literaturaEnsino e aprendizagemEnsino de ciênciasScience FairsLiterature ReviewScience EducationFeiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendaçõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176748.pdf.txt001176748.pdf.txtExtracted Texttext/plain84612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/2/001176748.pdf.txt4dea9fe081a828029a4bd9df62cde1f1MD52ORIGINAL001176748.pdfTexto completoapplication/pdf687252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/1/001176748.pdff20f6064653241d0cc04efc41c41d9bcMD5110183/2652412023-09-27 03:37:15.957086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-27T06:37:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
title |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
spellingShingle |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações Silva, Camila Brito Collares da Feira de ciências Revisão de literatura Ensino e aprendizagem Ensino de ciências Science Fairs Literature Review Science Education |
title_short |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
title_full |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
title_fullStr |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
title_full_unstemmed |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
title_sort |
Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações |
author |
Silva, Camila Brito Collares da |
author_facet |
Silva, Camila Brito Collares da Veit, Eliane Angela Araujo, Ives Solano |
author_role |
author |
author2 |
Veit, Eliane Angela Araujo, Ives Solano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Brito Collares da Veit, Eliane Angela Araujo, Ives Solano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feira de ciências Revisão de literatura Ensino e aprendizagem Ensino de ciências |
topic |
Feira de ciências Revisão de literatura Ensino e aprendizagem Ensino de ciências Science Fairs Literature Review Science Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science Fairs Literature Review Science Education |
description |
Os objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-26T03:36:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265241 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001176748 |
identifier_str_mv |
1677-2334 001176748 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 2 (ago. 2023), p. 232-261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/2/001176748.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/1/001176748.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dea9fe081a828029a4bd9df62cde1f1 f20f6064653241d0cc04efc41c41d9bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447839910658048 |