Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Brito Collares da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veit, Eliane Angela, Araujo, Ives Solano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265241
Resumo: Os objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica.
id UFRGS-2_b205a36154d80caa13000c15d6504340
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Camila Brito Collares daVeit, Eliane AngelaAraujo, Ives Solano2023-09-26T03:36:34Z20231677-2334http://hdl.handle.net/10183/265241001176748Os objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica.The main objectives of this literature review are to outline an overview of the education and teaching research on Science Fairs based in Brazil; identify the main justifications presented to promote such kind of event; and point out the main results and recommendations from thepapers. The search resulted in a total of 168 articles. After applying some exclusion criteria, this number was reduced to 38. The papers were classified into three categories of analysis: empirical and theoretical (n=19) research, literature review (n=2), and experience report (n=17). As main recommendations we highlight the need of i) attention to the epistemological conceptions promoted in the Science Fairs, ii) improvements in pedagogical and methodological guidelines for the development of student’s projects and iii) innovations in the methodology of evaluation of projects and its presentations, as well in the evaluation of the Fairs. We also highlight the potential of Fairs in teacher education and in the formation of a critical citizen consciousness.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 2 (ago. 2023), p. 232-261Feira de ciênciasRevisão de literaturaEnsino e aprendizagemEnsino de ciênciasScience FairsLiterature ReviewScience EducationFeiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendaçõesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176748.pdf.txt001176748.pdf.txtExtracted Texttext/plain84612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/2/001176748.pdf.txt4dea9fe081a828029a4bd9df62cde1f1MD52ORIGINAL001176748.pdfTexto completoapplication/pdf687252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/1/001176748.pdff20f6064653241d0cc04efc41c41d9bcMD5110183/2652412023-09-27 03:37:15.957086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-27T06:37:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
title Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
spellingShingle Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
Silva, Camila Brito Collares da
Feira de ciências
Revisão de literatura
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Science Fairs
Literature Review
Science Education
title_short Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
title_full Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
title_fullStr Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
title_full_unstemmed Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
title_sort Feiras de Ciências no Brasil : panorama, resultados e recomendações
author Silva, Camila Brito Collares da
author_facet Silva, Camila Brito Collares da
Veit, Eliane Angela
Araujo, Ives Solano
author_role author
author2 Veit, Eliane Angela
Araujo, Ives Solano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Brito Collares da
Veit, Eliane Angela
Araujo, Ives Solano
dc.subject.por.fl_str_mv Feira de ciências
Revisão de literatura
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
topic Feira de ciências
Revisão de literatura
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Science Fairs
Literature Review
Science Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Science Fairs
Literature Review
Science Education
description Os objetivos da presenterevisão da literatura são traçar um panorama das pesquisas sobre Feiras de Ciências sediadas no Brasil constantes no Portal de Periódicos CAPES/MEC na área de Educação e Ensino, identificar as principais justificativas apresentadas para realização de Feiras Científicas e apontar os principais resultados e recomendações oriundas das publicações nesses periódicos. A busca resultou em 168 artigos que, após aplicação de critérios de exclusão, reduziu-se a um total de 38 artigos, classificados em três categorias de análise: pesquisas empíricas e teóricas (n=19), revisão da literatura (n=2) e relatos de experiência (n=17). Como principais recomendações destacamos que é preciso i) atenção às concepções epistemológicas fomentadas nas Feiras de Ciências, ii) melhorias nas orientações pedagógicas e metodológicas para o desenvolvimento dos projetos e iii) inovações na metodologia de avaliação dos projetos, para além da avaliação dos trabalhos apresentados no dia da exposição, assim como melhorias na avaliação das Feiras. Destacamos, ainda, a potencialidade das Feiras na formação de professores e na formação de uma consciência cidadã crítica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-26T03:36:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265241
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001176748
identifier_str_mv 1677-2334
001176748
url http://hdl.handle.net/10183/265241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 2 (ago. 2023), p. 232-261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/2/001176748.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265241/1/001176748.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dea9fe081a828029a4bd9df62cde1f1
f20f6064653241d0cc04efc41c41d9bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225099516313600