Pantera Negra: representatividade e ancestralidade. Um estudo sobre as novas representações dos indivíduos negros em produtos audiovisuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193730 |
Resumo: | Tendo como base o conceito de racismo estrutural, que se refere a um sistema de opressão que segrega pessoas negras de ocuparem determinados campos sociais, este estudo tem o objetivo geral de verificar o papel que os produtos audiovisuais de massa podem exercer para a manutenção desse sistema opressivo. Para isso, a fundamentação teórica irá abordar a invisibilidade da história da África no ensino escolar, levando em conta a sua importância para a formação social e econômica mundial, e a escravidão na América, principalmente no Brasil. Compreender como esses acontecimentos influenciaram a formação demográfica do nosso país, para, posteriormente, entrar no campo da comunicação, estudando o significado de cultura de massas e como são criadas as identidades nesse processo comunicacional, assim como os estereótipos e estigmas. Essa base teórica vai dar sustentação ao objetivo específico, que consiste em analisar como o filme Pantera Negra (2018), produção que pode ser considerada como um marco para que se pensem novas representações e narrativas acerca da população negra. Para isso, será utilizado o método de análise fílmica, que consiste em decompor o filme em alguns elementos, de maneira a possibilitar uma melhor interpretação da sua linguagem. Essa análise será feita conjuntamente com uma série de reportagens do portal de notícias do G1, selecionadas conforme a relação com o filme. Compreendendo o contexto social no qual está inserida a obra, permite-se abordar termos como “Lugar de Fala”, usando como suporte a conceituação proporcionado por Djamila Djamila Ribeiro (2017), e a importância da validação das identidades. Como resultado, pode-se verificar que se faz necessário a quebra de estereótipos de pessoas negras já cristalizados no imaginário coletivo, e que produções como o objeto central desse estudo possuem uma importância imensa na representatividade e na criação de novas identidades negras. |
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Oliveira,Vitor Hugo Silva deDeus, Sandra de Fatima Batista de2019-05-03T02:34:31Z2018http://hdl.handle.net/10183/193730001090633Tendo como base o conceito de racismo estrutural, que se refere a um sistema de opressão que segrega pessoas negras de ocuparem determinados campos sociais, este estudo tem o objetivo geral de verificar o papel que os produtos audiovisuais de massa podem exercer para a manutenção desse sistema opressivo. Para isso, a fundamentação teórica irá abordar a invisibilidade da história da África no ensino escolar, levando em conta a sua importância para a formação social e econômica mundial, e a escravidão na América, principalmente no Brasil. Compreender como esses acontecimentos influenciaram a formação demográfica do nosso país, para, posteriormente, entrar no campo da comunicação, estudando o significado de cultura de massas e como são criadas as identidades nesse processo comunicacional, assim como os estereótipos e estigmas. Essa base teórica vai dar sustentação ao objetivo específico, que consiste em analisar como o filme Pantera Negra (2018), produção que pode ser considerada como um marco para que se pensem novas representações e narrativas acerca da população negra. Para isso, será utilizado o método de análise fílmica, que consiste em decompor o filme em alguns elementos, de maneira a possibilitar uma melhor interpretação da sua linguagem. Essa análise será feita conjuntamente com uma série de reportagens do portal de notícias do G1, selecionadas conforme a relação com o filme. Compreendendo o contexto social no qual está inserida a obra, permite-se abordar termos como “Lugar de Fala”, usando como suporte a conceituação proporcionado por Djamila Djamila Ribeiro (2017), e a importância da validação das identidades. Como resultado, pode-se verificar que se faz necessário a quebra de estereótipos de pessoas negras já cristalizados no imaginário coletivo, e que produções como o objeto central desse estudo possuem uma importância imensa na representatividade e na criação de novas identidades negras.Based on the concept of structural racism, which refers to a system of oppression that segregates black people from occupying certain social fields, this study has the general objective of verifying the role that mass audiovisual products can play in maintaining this system oppressive. For this, the theoretical foundation will address the invisibility of the history of Africa in school education, taking into account its importance for the world social and economic formation; slavery in America, especially in Brazil. Understand how these events influenced the demographic formation of our country, and then enter the field of communication by studying the meaning of mass culture and how identities are created in this communicational process, as well as stereotypes and stigma. This theoretical basis will support the specific objective of analyzing how the film Black Panther (2018) can be considered as a framework for thinking about new representations and narratives about the black population. For this, the method of film analysis will be used, which consists of decomposing the film into some elements in order to allow a better interpretation of its language. This analysis will be done in conjunction with a series of reports from the G1 news portal, selected according to the relationship with the film. Understanding the social context in which the work is inserted, it is possible to approach terms like "Lugar de Fala", using as support the conceptualization provided by Djamila Ribeiro (2017) and the importance of the validation of identities. As a result, it can be verified that it is necessary to break stereotypes of black people already crystallized in the collective imagination and that productions as the central object of this study have an immense importance in the representativeness and creation of new black identities.application/pdfporNegroRacismoPantera Negra (Filme)RacismIdentityBlack PantherAncestryRepresentativenessPantera Negra: representatividade e ancestralidade. Um estudo sobre as novas representações dos indivíduos negros em produtos audiovisuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090633.pdf.txt001090633.pdf.txtExtracted Texttext/plain204760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193730/2/001090633.pdf.txt8220f2508d2f59e63566635bb12ffd71MD52ORIGINAL001090633.pdfTexto completoapplication/pdf698308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193730/1/001090633.pdf1aec7a13e6168c79262a158166c82aa9MD5110183/1937302019-05-04 02:35:32.1631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193730Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-04T05:35:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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