História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burigo, Elisabete Zardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dalcin, Andréia, Fischer, Maria Cecilia Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180070
Resumo: O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.
id UFRGS-2_b244aa66023f97d173ceceacc98c4756
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180070
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Burigo, Elisabete ZardoDalcin, AndréiaFischer, Maria Cecilia Bueno2018-07-04T02:27:14Z20171807-3859http://hdl.handle.net/10183/180070001061845O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.The article deals with the creation of the History of Mathematics Education as a component of the degree course in Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), within the scope of a curricular reform implemented in 2017. The institutionalization of the discipline is described as a confluence of three processes: the constitution of Mathematics Education in UFRGS, as a professional community and academic field; the construction of a curricular project of a teacher training course that has as its main reference the preparation for the exercise of teaching in Basic Education; resonances of the national and international movement of "History of Mathematical Education".El artículo trata de la creación de la disciplina de Historia de la educación matemática como componente de una Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), en el contexto de la reforma curricular implementada en 2017. La institucionalización de la disciplina se describe como la confluencia de tres procesos: la constitución de la educación matemática en la UFRGS, como una comunidad profesional y en el ámbito académico; la construcción de un diseño curricular de la Licenciatura cuya referencia principal es la preparación para el ejercicio de la enseñanza en la educación básica; resonancias del movimiento nacional e internacional de "Historia de la Educación Matemática".application/pdfporCadernos de história da educação. Uberlândia. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2017), p. 619-639História da educaçãoEducação MatemáticaFormação de professoresCurrículoHistory of mathematics educationTeacher trainingCurriculumHistoria de la educación matemáticaFormación de profesoresPlan de estudiosHistória da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciaturaHistory of mathematics education : backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training courseHistoria de la educación matemática : institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061845.pdf001061845.pdfTexto completoapplication/pdf806463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/1/001061845.pdf0cfabe239de1b66d0dd685ced7049b15MD51TEXT001061845.pdf.txt001061845.pdf.txtExtracted Texttext/plain68441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/2/001061845.pdf.txtece7cf43fda82d8ff32d429b805731f3MD5210183/1800702018-07-05 02:25:46.272114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180070Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv History of mathematics education : backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training course
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Historia de la educación matemática : institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesores
title História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
spellingShingle História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
Burigo, Elisabete Zardo
História da educação
Educação Matemática
Formação de professores
Currículo
History of mathematics education
Teacher training
Curriculum
Historia de la educación matemática
Formación de profesores
Plan de estudios
title_short História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
title_full História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
title_fullStr História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
title_full_unstemmed História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
title_sort História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
author Burigo, Elisabete Zardo
author_facet Burigo, Elisabete Zardo
Dalcin, Andréia
Fischer, Maria Cecilia Bueno
author_role author
author2 Dalcin, Andréia
Fischer, Maria Cecilia Bueno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
Dalcin, Andréia
Fischer, Maria Cecilia Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Educação Matemática
Formação de professores
Currículo
topic História da educação
Educação Matemática
Formação de professores
Currículo
History of mathematics education
Teacher training
Curriculum
Historia de la educación matemática
Formación de profesores
Plan de estudios
dc.subject.eng.fl_str_mv History of mathematics education
Teacher training
Curriculum
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia de la educación matemática
Formación de profesores
Plan de estudios
description O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:27:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180070
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1807-3859
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061845
identifier_str_mv 1807-3859
001061845
url http://hdl.handle.net/10183/180070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de história da educação. Uberlândia. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2017), p. 619-639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/1/001061845.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/2/001061845.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cfabe239de1b66d0dd685ced7049b15
ece7cf43fda82d8ff32d429b805731f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946766053376