História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180070 |
Resumo: | O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”. |
id |
UFRGS-2_b244aa66023f97d173ceceacc98c4756 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180070 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Burigo, Elisabete ZardoDalcin, AndréiaFischer, Maria Cecilia Bueno2018-07-04T02:27:14Z20171807-3859http://hdl.handle.net/10183/180070001061845O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.The article deals with the creation of the History of Mathematics Education as a component of the degree course in Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), within the scope of a curricular reform implemented in 2017. The institutionalization of the discipline is described as a confluence of three processes: the constitution of Mathematics Education in UFRGS, as a professional community and academic field; the construction of a curricular project of a teacher training course that has as its main reference the preparation for the exercise of teaching in Basic Education; resonances of the national and international movement of "History of Mathematical Education".El artículo trata de la creación de la disciplina de Historia de la educación matemática como componente de una Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), en el contexto de la reforma curricular implementada en 2017. La institucionalización de la disciplina se describe como la confluencia de tres procesos: la constitución de la educación matemática en la UFRGS, como una comunidad profesional y en el ámbito académico; la construcción de un diseño curricular de la Licenciatura cuya referencia principal es la preparación para el ejercicio de la enseñanza en la educación básica; resonancias del movimiento nacional e internacional de "Historia de la Educación Matemática".application/pdfporCadernos de história da educação. Uberlândia. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2017), p. 619-639História da educaçãoEducação MatemáticaFormação de professoresCurrículoHistory of mathematics educationTeacher trainingCurriculumHistoria de la educación matemáticaFormación de profesoresPlan de estudiosHistória da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciaturaHistory of mathematics education : backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training courseHistoria de la educación matemática : institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061845.pdf001061845.pdfTexto completoapplication/pdf806463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/1/001061845.pdf0cfabe239de1b66d0dd685ced7049b15MD51TEXT001061845.pdf.txt001061845.pdf.txtExtracted Texttext/plain68441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/2/001061845.pdf.txtece7cf43fda82d8ff32d429b805731f3MD5210183/1800702018-07-05 02:25:46.272114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180070Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
History of mathematics education : backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training course |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Historia de la educación matemática : institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesores |
title |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
spellingShingle |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura Burigo, Elisabete Zardo História da educação Educação Matemática Formação de professores Currículo History of mathematics education Teacher training Curriculum Historia de la educación matemática Formación de profesores Plan de estudios |
title_short |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
title_full |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
title_fullStr |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
title_full_unstemmed |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
title_sort |
História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura |
author |
Burigo, Elisabete Zardo |
author_facet |
Burigo, Elisabete Zardo Dalcin, Andréia Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Dalcin, Andréia Fischer, Maria Cecilia Bueno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo Dalcin, Andréia Fischer, Maria Cecilia Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Educação Matemática Formação de professores Currículo |
topic |
História da educação Educação Matemática Formação de professores Currículo History of mathematics education Teacher training Curriculum Historia de la educación matemática Formación de profesores Plan de estudios |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History of mathematics education Teacher training Curriculum |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Historia de la educación matemática Formación de profesores Plan de estudios |
description |
O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:27:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180070 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1807-3859 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061845 |
identifier_str_mv |
1807-3859 001061845 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de história da educação. Uberlândia. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2017), p. 619-639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/1/001061845.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180070/2/001061845.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0cfabe239de1b66d0dd685ced7049b15 ece7cf43fda82d8ff32d429b805731f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224946766053376 |