Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hauschild, Mailin Elisabeth
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo, Rafaele Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores.
id UNIR-3_4300e1d25cb9cb9fd6019a2c85b5a52f
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5944
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distânciaInterdisciplinarity in the pedagogical projects of the licensing courses in distance physicsInterdisciplinaridad en los proyectos pedagógicos de los cursos licenciadores en física a distanciaInterdisciplinaridadeCurrículoFormação de professores.InterdisciplinarityCurriculumTeacher training.InterdisciplinariedadPlan de estudiosFormación de profesores.Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores.Esta investigación tiene como objetivo indagar cómo surge la interdisciplinariedad en el currículo propuesto por los cursos de formación para profesores de física, de instituciones públicas, en la modalidad a distancia. En el momento en que entramos en el mérito de la formación del docente de Física y cómo puede ocurrir de manera interdisciplinar, nos damos cuenta de la relevancia que estos dos temas se presentan de manera articulada al currículo y cómo se constituye. La investigación es de carácter cualitativo y documental y se dio a través del análisis de nueve Proyectos Pedagógicos de la Licenciatura en Física en la modalidad a distancia. Con la investigación realizada nos dimos cuenta que en algunos currículos aún se muestra como un concepto sin un significado claro y articulado con otros principios de organizaciones curriculares, pero que el concepto interdisciplinario ya forma parte de ejes epistemológicos o estructurantes y principios organizativosThis research aims to investigate how interdisciplinarity emerges in the curriculum proposed by training courses for physics teachers, from public institutions, in the distance modality. The moment we enter into the merit of the formation of the Physics teacher and how it can occur in an interdisciplinary way, we realize the relevance that these two themes are presented in an articulated way to the curriculum and how it is constituted. The research is of a qualitative and documentary nature and occurred through the analysis of nine Pedagogical Projects of the Physics Degree Course in the distance modality. With the research carried out we realized that in some curricula it still shows itself as a concept without a clear meaning and articulated with other principles of curricular organizations, but that the interdisciplinary concept is already part of epistemological or structuring axes and organizing principles.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/594410.26568/2359-2087.2021.5944EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-162359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944/4140Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHauschild, Mailin ElisabethAraujo, Rafaele Rodrigues de2022-01-02T22:26:11Zoai:periodicos.unir.br:article/5944Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:11Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
Interdisciplinarity in the pedagogical projects of the licensing courses in distance physics
Interdisciplinaridad en los proyectos pedagógicos de los cursos licenciadores en física a distancia
title Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
spellingShingle Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
Hauschild, Mailin Elisabeth
Interdisciplinaridade
Currículo
Formação de professores.
Interdisciplinarity
Curriculum
Teacher training.
Interdisciplinariedad
Plan de estudios
Formación de profesores.
title_short Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
title_full Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
title_fullStr Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
title_sort Interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em física a distância
author Hauschild, Mailin Elisabeth
author_facet Hauschild, Mailin Elisabeth
Araujo, Rafaele Rodrigues de
author_role author
author2 Araujo, Rafaele Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hauschild, Mailin Elisabeth
Araujo, Rafaele Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Currículo
Formação de professores.
Interdisciplinarity
Curriculum
Teacher training.
Interdisciplinariedad
Plan de estudios
Formación de profesores.
topic Interdisciplinaridade
Currículo
Formação de professores.
Interdisciplinarity
Curriculum
Teacher training.
Interdisciplinariedad
Plan de estudios
Formación de profesores.
description Essa pesquisa tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade emerge no currículo proposto por cursos de formação de professores de Física, de Instituições Públicas, na modalidade a distância. No momento em que entramos no mérito da formação do professor de Física e como essa pode ocorrer de maneira interdisciplinar, percebemos a relevância que esses dois temas se apresentam de forma articulada ao currículo e como esse se constitui. A pesquisa é de cunho qualitativo e documental e ocorreu através da análise de nove Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância. Com a investigação realizada percebemos que em alguns currículos a mesma ainda se mostra como um conceito sem uma significação clara e articulada com outros princípios das organizações curriculares, mas que o conceito interdisciplinar já faz parte de eixos epistemológicos ou estruturantes e princípios organizadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944
10.26568/2359-2087.2021.5944
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.5944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5944/4140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-16
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543433859072