Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237479 |
Resumo: | A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito do projeto pedagógico a respeito da vida das plantas na educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) planejamento das atividades que foram realizadas na escola sobre a vida das plantas; 2) identificar as situações vivenciadas pelas crianças que propiciaram a apropriação de conhecimentos científicos; 3) avaliar a aprendizagem a respeito da vida das plantas após as atividades realizadas. |
id |
UFRGS-2_b246d8fef5ef82fbfe4c643e6479051a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237479 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Jessica Rosiak daMoço, Maria Cecília de Chiara2022-04-19T04:39:33Z2019http://hdl.handle.net/10183/237479001130205A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito do projeto pedagógico a respeito da vida das plantas na educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) planejamento das atividades que foram realizadas na escola sobre a vida das plantas; 2) identificar as situações vivenciadas pelas crianças que propiciaram a apropriação de conhecimentos científicos; 3) avaliar a aprendizagem a respeito da vida das plantas após as atividades realizadas.The legislation guarantees children's right to learn science, for this reason the science proposals in early childhood education should allow the expansion of knowledge and understanding of the physical, biological and social world. The overall objective of the project is to evaluate the effect of the pedagogical project about the life of plants early childhood education. The specific objectives are: 1) planning of the activities that carried out at school about plant life; 2) identify the situations experienced by the children who have led to the appropriation of scientific knowledge; 3) to evaluate learning about plant life after activities carried out.application/pdfporEducação ambientalEnsino de ciênciasBotânicaEducação infantilNature sciencesEarly childhood educationEnvironmental educationBotany teachingCiências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130205.pdf.txt001130205.pdf.txtExtracted Texttext/plain87287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/2/001130205.pdf.txt82222ca06bb129a89312a40cb000754cMD52ORIGINAL001130205.pdfTexto completoapplication/pdf1697290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/1/001130205.pdf1737a9ccefa6bf15ef3ba4024daa2fdbMD5110183/2374792022-04-20 04:55:46.65822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:55:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
title |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
spellingShingle |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática Rocha, Jessica Rosiak da Educação ambiental Ensino de ciências Botânica Educação infantil Nature sciences Early childhood education Environmental education Botany teaching |
title_short |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
title_full |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
title_fullStr |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
title_full_unstemmed |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
title_sort |
Ciências da natureza na educação infantil : sensibilização acerca das plantas e ecologia na prática |
author |
Rocha, Jessica Rosiak da |
author_facet |
Rocha, Jessica Rosiak da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Jessica Rosiak da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Ensino de ciências Botânica Educação infantil |
topic |
Educação ambiental Ensino de ciências Botânica Educação infantil Nature sciences Early childhood education Environmental education Botany teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nature sciences Early childhood education Environmental education Botany teaching |
description |
A legislação garante o direito das crianças em aprender ciências, por esta razão as propostas de ciências na educação infantil devem permitir a expansão do conhecimento e a compreensão do mundo físico, biológico e social. O objetivo geral do projeto foi avaliar o efeito do projeto pedagógico a respeito da vida das plantas na educação infantil. Os objetivos específicos são: 1) planejamento das atividades que foram realizadas na escola sobre a vida das plantas; 2) identificar as situações vivenciadas pelas crianças que propiciaram a apropriação de conhecimentos científicos; 3) avaliar a aprendizagem a respeito da vida das plantas após as atividades realizadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-19T04:39:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237479 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130205 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237479 |
identifier_str_mv |
001130205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/2/001130205.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237479/1/001130205.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82222ca06bb129a89312a40cb000754c 1737a9ccefa6bf15ef3ba4024daa2fdb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224627036356608 |