Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Marcos Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71526
Resumo: Esta monografia analisa a motivação dos Servidores Analista de Tecnologia da In-formação e Técnico em Tecnologia da informação lotados na Universidade Federal do Pampa, elegendo como parâmetro norteador a teoria dos dois fatores de Frede-rick Herzberg. A pesquisa bibliográfica embasa a pesquisa de campo, identificando e distinguindo os fatores higiênicos e motivacionais, tais como remuneração e estilos de liderança, como exemplos daqueles; o reconhecimento e as atribuições do traba-lho em si, como exemplos destes. Por meio de uma metodologia que une elementos de pesquisa em livros, trabalhos científicos, periódicos, aplica-se um questionário a uma amostra representativa da população em questão, e são apresentados resulta-dos, que até certo ponto se mostraram satisfatórios do ponto de vista da baixa insa-tisfação, como a satisfação dos entrevistados em relação à sua vida profissional, mas em alguns quesitos mostrou resultados preocupantes e que podem vir a se tor-nar fatores geradores de não satisfação, esses resultados farão parte de um relató-rio que será enviado para a direção do Núcleo de tecnologia e Informação da Uni-pampa com a finalidade de auxiliar e ajudar a resolver este problema que está se iniciando.
id UFRGS-2_b2b1794f18724d0afc4d1698e5a837d7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71526
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Marcos DiasSilva, Rosimeri de Fatima Carvalho da2013-05-15T01:44:03Z2012http://hdl.handle.net/10183/71526000874095Esta monografia analisa a motivação dos Servidores Analista de Tecnologia da In-formação e Técnico em Tecnologia da informação lotados na Universidade Federal do Pampa, elegendo como parâmetro norteador a teoria dos dois fatores de Frede-rick Herzberg. A pesquisa bibliográfica embasa a pesquisa de campo, identificando e distinguindo os fatores higiênicos e motivacionais, tais como remuneração e estilos de liderança, como exemplos daqueles; o reconhecimento e as atribuições do traba-lho em si, como exemplos destes. Por meio de uma metodologia que une elementos de pesquisa em livros, trabalhos científicos, periódicos, aplica-se um questionário a uma amostra representativa da população em questão, e são apresentados resulta-dos, que até certo ponto se mostraram satisfatórios do ponto de vista da baixa insa-tisfação, como a satisfação dos entrevistados em relação à sua vida profissional, mas em alguns quesitos mostrou resultados preocupantes e que podem vir a se tor-nar fatores geradores de não satisfação, esses resultados farão parte de um relató-rio que será enviado para a direção do Núcleo de tecnologia e Informação da Uni-pampa com a finalidade de auxiliar e ajudar a resolver este problema que está se iniciando.En esta monografía se analiza la motivación del servidor Analista de Tecnología de la Información y Técnico en Tecnologías de la Información trabajando en la Univer-sidad Federal del Pampa, elegido como parámetro rector la teoría de los dos facto-res de Frederick Herzberg. La investigación bibliográfica se basa la investigación de campo, identificar y distinguir entre los factores de higiene y de motivación, como los estilos de las remuneraciones y el liderazgo, Como ejemplos de los; el reconoci-miento y las tareas de la propia obra, ejemplos de estos. Por medio de un método de unir elementos libros de investigación, científico, revistas, aplicar un cuestionario a una muestra representativa de la población en cuestión, y presenta los resultados, en cierta medida resultó satisfactoria desde el punto de vista de la insatisfacción ba-jo, como la satisfacción de los encuestados en relación a su vida profesional, pero mostró algunas de las preguntas inquietantes, y que pueden convertirse en factores que provocan el fracaso para satisfacer las, estos resultados será parte de un infor-me que se enviará a la dirección de Núcleo de Tecnología e Información de Uni-pampa a fin de ayudar a resolver este problema que está comenzando.application/pdfporMotivaçãoTecnologia da informaçãoAnalistasMotivaciónFactores de higieneFactores motivacionalesHer-zbergUma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874095.pdf000874095.pdfTexto completoapplication/pdf1007166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71526/1/000874095.pdf7d48459fca459e4bd5c87a454752eb41MD51TEXT000874095.pdf.txt000874095.pdf.txtExtracted Texttext/plain70932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71526/2/000874095.pdf.txt47b03ed68e2f39271e0e1c6cd7edb8e9MD52THUMBNAIL000874095.pdf.jpg000874095.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71526/3/000874095.pdf.jpg24dbf172ce2b1176ad5dda71d07cb581MD5310183/715262018-10-17 07:37:59.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:37:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
title Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
spellingShingle Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
Fagundes, Marcos Dias
Motivação
Tecnologia da informação
Analistas
Motivación
Factores de higiene
Factores motivacionales
Her-zberg
title_short Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
title_full Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
title_fullStr Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
title_full_unstemmed Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
title_sort Uma amostra da satisfação no trabalho dos servidores de tecnologia da informação da Universidade Federal do Pampa
author Fagundes, Marcos Dias
author_facet Fagundes, Marcos Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Marcos Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri de Fatima Carvalho da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri de Fatima Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Tecnologia da informação
Analistas
topic Motivação
Tecnologia da informação
Analistas
Motivación
Factores de higiene
Factores motivacionales
Her-zberg
dc.subject.spa.fl_str_mv Motivación
Factores de higiene
Factores motivacionales
Her-zberg
description Esta monografia analisa a motivação dos Servidores Analista de Tecnologia da In-formação e Técnico em Tecnologia da informação lotados na Universidade Federal do Pampa, elegendo como parâmetro norteador a teoria dos dois fatores de Frede-rick Herzberg. A pesquisa bibliográfica embasa a pesquisa de campo, identificando e distinguindo os fatores higiênicos e motivacionais, tais como remuneração e estilos de liderança, como exemplos daqueles; o reconhecimento e as atribuições do traba-lho em si, como exemplos destes. Por meio de uma metodologia que une elementos de pesquisa em livros, trabalhos científicos, periódicos, aplica-se um questionário a uma amostra representativa da população em questão, e são apresentados resulta-dos, que até certo ponto se mostraram satisfatórios do ponto de vista da baixa insa-tisfação, como a satisfação dos entrevistados em relação à sua vida profissional, mas em alguns quesitos mostrou resultados preocupantes e que podem vir a se tor-nar fatores geradores de não satisfação, esses resultados farão parte de um relató-rio que será enviado para a direção do Núcleo de tecnologia e Informação da Uni-pampa com a finalidade de auxiliar e ajudar a resolver este problema que está se iniciando.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-15T01:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71526
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874095
url http://hdl.handle.net/10183/71526
identifier_str_mv 000874095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71526/1/000874095.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71526/2/000874095.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71526/3/000874095.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d48459fca459e4bd5c87a454752eb41
47b03ed68e2f39271e0e1c6cd7edb8e9
24dbf172ce2b1176ad5dda71d07cb581
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106218885120