A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Márcia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Faé, Mariana Domingues, Gelatti, Rosemary, Rocha, João Marcos Leão da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267506
Resumo: A insegurança em termos de sustentabilidade do planeta é cada vez mais evidente na sociedade, fazendo com que as empresas incorporem os aspectos sociais em seus modelos de gestão, de modo a se adequarem às exigências sociais. O objetivo deste estudo é identificar a relação entre os elementos constituintes da cultura organizacional e a responsabilidade social de empresas socialmente responsáveis, participantes do Prêmio Responsabilidade Social realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2011, com ano-base 2010, assim como identificar a relação entre o conteúdo dos elementos constituintes de cultura organizacional e os respectivos investimentos financeiros em práticas sociais. Essa pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, exploratória e documental. Além da análise de conteúdo dos elementos constituintes de cultura organizacional, utiliza-se a análise econométrica. Dentre as 171 empresas participantes, a amostra ficou em 19 empresas que compõem a categoria grandes empresas e que continham a visão, a missão e os princípios e valores da organização disponíveis emsuas homepages. Os resultados deste estudo indicam que as práticas sociais realizadas pelas empresas pesquisadas se concretizam efetivamente como responsabilidade social corporativa, uma vez que estão inseridas na cultura organizacional. Outrossim, foi possível concluir que o que consta nas estratégias organizacionais das empresas, em estudo, é pouco efetuado em seus investimentos.
id UFRGS-2_b360b0e8faab01296b9c17f0fe9db656
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267506
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bianchi, MárciaFaé, Mariana DominguesGelatti, RosemaryRocha, João Marcos Leão da2023-11-23T03:33:45Z20131984-3372http://hdl.handle.net/10183/267506000896560A insegurança em termos de sustentabilidade do planeta é cada vez mais evidente na sociedade, fazendo com que as empresas incorporem os aspectos sociais em seus modelos de gestão, de modo a se adequarem às exigências sociais. O objetivo deste estudo é identificar a relação entre os elementos constituintes da cultura organizacional e a responsabilidade social de empresas socialmente responsáveis, participantes do Prêmio Responsabilidade Social realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2011, com ano-base 2010, assim como identificar a relação entre o conteúdo dos elementos constituintes de cultura organizacional e os respectivos investimentos financeiros em práticas sociais. Essa pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, exploratória e documental. Além da análise de conteúdo dos elementos constituintes de cultura organizacional, utiliza-se a análise econométrica. Dentre as 171 empresas participantes, a amostra ficou em 19 empresas que compõem a categoria grandes empresas e que continham a visão, a missão e os princípios e valores da organização disponíveis emsuas homepages. Os resultados deste estudo indicam que as práticas sociais realizadas pelas empresas pesquisadas se concretizam efetivamente como responsabilidade social corporativa, uma vez que estão inseridas na cultura organizacional. Outrossim, foi possível concluir que o que consta nas estratégias organizacionais das empresas, em estudo, é pouco efetuado em seus investimentos.Insecurity in terms of sustainability of the planet is increasingly evident in society, causing companies incorporate social aspects into their business models in order to fit social requirements. The objective of this study is to identify the relation between the elements constituents of organizational culture and social responsibility of companies socially responsible, that take part in the Social Responsibility Prize, held by the Legislative Assembly of the State of Rio Grande do Sul, in the year of 2011, with base year 2010, as well as identify the relation between the content of elements constituents of organizational culture and the respective financial investments in social practices. To summarize, to analyze the consistency between the practice and what is said. This research classifies itself as qualitative regarding the form of approach of the researching problem, as exploratory according to its objectives and as documentary research referring to technical procedures utilized. Besides the analysis of the content of the elements constituents of organizational culture, it is also used the econometric analysis. Among the 171 companies that take part the section restricted itself to 19 companies that compose the category of large companies and that contained the vision, the mission and the valuers of organization disposable in your homepages. The results of this study indicate that the social practices done by the researched companies materialize effectively as corporate social responsibility, once that they are inserted in the organizational culture. Furthermore, it was possible to conclude that what is inside the organizational strategies of the companies, in study, is little effectuated in it's investments.application/pdfporRevista Eletrônica de Estratégia & Negócios. Florianópolis. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2013), p. [160]-191Responsabilidade socialCultura organizacionalAnálise de conteúdoSocial responsibilityOrganizational cultureSocial balanceA responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discursoSocial responsibility as part of organizational culture in socially responsible enterprises : content analysis between practice and speechinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000896560.pdf.txt000896560.pdf.txtExtracted Texttext/plain76655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267506/2/000896560.pdf.txt2f31d9a1a612acf4e790a53d109b4475MD52ORIGINAL000896560.pdfTexto completoapplication/pdf472488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267506/1/000896560.pdf3b30bc4cb60ac05d9bf1552ca16fcc2bMD5110183/2675062023-11-24 04:24:38.600279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267506Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-24T06:24:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social responsibility as part of organizational culture in socially responsible enterprises : content analysis between practice and speech
title A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
spellingShingle A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
Bianchi, Márcia
Responsabilidade social
Cultura organizacional
Análise de conteúdo
Social responsibility
Organizational culture
Social balance
title_short A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
title_full A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
title_fullStr A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
title_full_unstemmed A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
title_sort A responsabilidade social como parte integrante da cultura organizacional em empresas socialmente responsáveis : análise de conteúdo entre a prática e o discurso
author Bianchi, Márcia
author_facet Bianchi, Márcia
Faé, Mariana Domingues
Gelatti, Rosemary
Rocha, João Marcos Leão da
author_role author
author2 Faé, Mariana Domingues
Gelatti, Rosemary
Rocha, João Marcos Leão da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Márcia
Faé, Mariana Domingues
Gelatti, Rosemary
Rocha, João Marcos Leão da
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Cultura organizacional
Análise de conteúdo
topic Responsabilidade social
Cultura organizacional
Análise de conteúdo
Social responsibility
Organizational culture
Social balance
dc.subject.eng.fl_str_mv Social responsibility
Organizational culture
Social balance
description A insegurança em termos de sustentabilidade do planeta é cada vez mais evidente na sociedade, fazendo com que as empresas incorporem os aspectos sociais em seus modelos de gestão, de modo a se adequarem às exigências sociais. O objetivo deste estudo é identificar a relação entre os elementos constituintes da cultura organizacional e a responsabilidade social de empresas socialmente responsáveis, participantes do Prêmio Responsabilidade Social realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2011, com ano-base 2010, assim como identificar a relação entre o conteúdo dos elementos constituintes de cultura organizacional e os respectivos investimentos financeiros em práticas sociais. Essa pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, exploratória e documental. Além da análise de conteúdo dos elementos constituintes de cultura organizacional, utiliza-se a análise econométrica. Dentre as 171 empresas participantes, a amostra ficou em 19 empresas que compõem a categoria grandes empresas e que continham a visão, a missão e os princípios e valores da organização disponíveis emsuas homepages. Os resultados deste estudo indicam que as práticas sociais realizadas pelas empresas pesquisadas se concretizam efetivamente como responsabilidade social corporativa, uma vez que estão inseridas na cultura organizacional. Outrossim, foi possível concluir que o que consta nas estratégias organizacionais das empresas, em estudo, é pouco efetuado em seus investimentos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-23T03:33:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267506
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-3372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000896560
identifier_str_mv 1984-3372
000896560
url http://hdl.handle.net/10183/267506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios. Florianópolis. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 2013), p. [160]-191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267506/2/000896560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267506/1/000896560.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f31d9a1a612acf4e790a53d109b4475
3b30bc4cb60ac05d9bf1552ca16fcc2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447845819383808