Jogos digitais na educação infantil : perspectivas docentes e demandas para a formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134445 |
Resumo: | O presente estudo de caso trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola municipal de educação infantil do município de São Leopoldo. A origem da pesquisa deve-se a inquietude da pesquisadora em saber quais as possibilidades do uso das tecnologias no contexto da educação infantil. Para compreender estas possibilidades, foi realizado um estudo de caso a respeito da prática de duas professoras concursadas no município e que atuam na educação infantil com jogos digitais. A partir da análise das práticas docentes, objetivou-se identificar como cada professora organiza o trabalho pedagógico com as diferentes faixas etárias, assim como quais jogos foram apreciados pelas crianças. A pesquisa evidenciou que as duas professoras possuem práticas distintas e que, neste caso, existem alguns elementos que incidem sobre a qualidade da proposta desenvolvida e ao mesmo tempo constituem-se em demandas para a formação de professores que pretendem atuar com jogos digitais na educação infantil: a) formação docente básica e continuada; b) conhecimentos relacionados à criação de objetos de aprendizagens; c) infra-estrutura oferecida pela mantenedora. |
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