Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaelzer, Lisandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95658
Resumo: Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na sala de aula e dos jogos educativos computadorizados, além de descrever e exemplificar as atividades da Mesa Educacional. Através de questionário realizado com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Borges de Medeiros, no município de São Leopoldo, que possui Mesas Educacionais em seu laboratório de informática, coletou-se dados para analisar o uso deste recurso na escola e a visão dos professores em relação a ele. Assim, analisando os resultados e dialogando com autores, o texto descreve positivamente sobre o uso das TICs em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio ao professor. Por fim, apresenta-se as relações de aprendizagem da Mesa Educacional na escola, visualizando docentes ainda não tão familiarizados com o uso dessa tecnologia, concluindo ainda que suas atividades permitem um trabalho colaborativo de interação entre alunos e tecnologia sendo motivador para novas aprendizagens.
id UFRGS-2_fe2545c12093bf9925699d8a72dbad84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gaelzer, LisandraRodrigues, Alessandra Pereira2014-05-29T02:04:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/95658000915885Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na sala de aula e dos jogos educativos computadorizados, além de descrever e exemplificar as atividades da Mesa Educacional. Através de questionário realizado com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Borges de Medeiros, no município de São Leopoldo, que possui Mesas Educacionais em seu laboratório de informática, coletou-se dados para analisar o uso deste recurso na escola e a visão dos professores em relação a ele. Assim, analisando os resultados e dialogando com autores, o texto descreve positivamente sobre o uso das TICs em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio ao professor. Por fim, apresenta-se as relações de aprendizagem da Mesa Educacional na escola, visualizando docentes ainda não tão familiarizados com o uso dessa tecnologia, concluindo ainda que suas atividades permitem um trabalho colaborativo de interação entre alunos e tecnologia sendo motivador para novas aprendizagens.application/pdfporAprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosMesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915885.pdf000915885.pdfTexto completoapplication/pdf761222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/1/000915885.pdf5a06a1d49ce78b4135391de9673ef144MD51TEXT000915885.pdf.txt000915885.pdf.txtExtracted Texttext/plain55796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/2/000915885.pdf.txte202019aa3c8d2323687d3da26d9d898MD52THUMBNAIL000915885.pdf.jpg000915885.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/3/000915885.pdf.jpg35868ef41637bfd3f99d4639ded4edf7MD5310183/956582018-10-09 09:15:40.385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
title Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
spellingShingle Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
Gaelzer, Lisandra
Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
title_short Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
title_full Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
title_fullStr Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
title_full_unstemmed Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
title_sort Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
author Gaelzer, Lisandra
author_facet Gaelzer, Lisandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaelzer, Lisandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
contributor_str_mv Rodrigues, Alessandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
topic Aprendizagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Jogos pedagógicos
description Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na sala de aula e dos jogos educativos computadorizados, além de descrever e exemplificar as atividades da Mesa Educacional. Através de questionário realizado com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Borges de Medeiros, no município de São Leopoldo, que possui Mesas Educacionais em seu laboratório de informática, coletou-se dados para analisar o uso deste recurso na escola e a visão dos professores em relação a ele. Assim, analisando os resultados e dialogando com autores, o texto descreve positivamente sobre o uso das TICs em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio ao professor. Por fim, apresenta-se as relações de aprendizagem da Mesa Educacional na escola, visualizando docentes ainda não tão familiarizados com o uso dessa tecnologia, concluindo ainda que suas atividades permitem um trabalho colaborativo de interação entre alunos e tecnologia sendo motivador para novas aprendizagens.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95658
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000915885
url http://hdl.handle.net/10183/95658
identifier_str_mv 000915885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/1/000915885.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/2/000915885.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/3/000915885.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a06a1d49ce78b4135391de9673ef144
e202019aa3c8d2323687d3da26d9d898
35868ef41637bfd3f99d4639ded4edf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126385098752