Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95658 |
Resumo: | Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na sala de aula e dos jogos educativos computadorizados, além de descrever e exemplificar as atividades da Mesa Educacional. Através de questionário realizado com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Borges de Medeiros, no município de São Leopoldo, que possui Mesas Educacionais em seu laboratório de informática, coletou-se dados para analisar o uso deste recurso na escola e a visão dos professores em relação a ele. Assim, analisando os resultados e dialogando com autores, o texto descreve positivamente sobre o uso das TICs em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio ao professor. Por fim, apresenta-se as relações de aprendizagem da Mesa Educacional na escola, visualizando docentes ainda não tão familiarizados com o uso dessa tecnologia, concluindo ainda que suas atividades permitem um trabalho colaborativo de interação entre alunos e tecnologia sendo motivador para novas aprendizagens. |
id |
UFRGS-2_fe2545c12093bf9925699d8a72dbad84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gaelzer, LisandraRodrigues, Alessandra Pereira2014-05-29T02:04:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/95658000915885Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na sala de aula e dos jogos educativos computadorizados, além de descrever e exemplificar as atividades da Mesa Educacional. Através de questionário realizado com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Borges de Medeiros, no município de São Leopoldo, que possui Mesas Educacionais em seu laboratório de informática, coletou-se dados para analisar o uso deste recurso na escola e a visão dos professores em relação a ele. Assim, analisando os resultados e dialogando com autores, o texto descreve positivamente sobre o uso das TICs em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio ao professor. Por fim, apresenta-se as relações de aprendizagem da Mesa Educacional na escola, visualizando docentes ainda não tão familiarizados com o uso dessa tecnologia, concluindo ainda que suas atividades permitem um trabalho colaborativo de interação entre alunos e tecnologia sendo motivador para novas aprendizagens.application/pdfporAprendizagemTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Jogos pedagógicosMesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000915885.pdf000915885.pdfTexto completoapplication/pdf761222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/1/000915885.pdf5a06a1d49ce78b4135391de9673ef144MD51TEXT000915885.pdf.txt000915885.pdf.txtExtracted Texttext/plain55796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/2/000915885.pdf.txte202019aa3c8d2323687d3da26d9d898MD52THUMBNAIL000915885.pdf.jpg000915885.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/3/000915885.pdf.jpg35868ef41637bfd3f99d4639ded4edf7MD5310183/956582018-10-09 09:15:40.385oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
title |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
spellingShingle |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola Gaelzer, Lisandra Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos |
title_short |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
title_full |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
title_fullStr |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
title_full_unstemmed |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
title_sort |
Mesa educacional alfabeto e suas relações de aprendizagem na escola |
author |
Gaelzer, Lisandra |
author_facet |
Gaelzer, Lisandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaelzer, Lisandra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Alessandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos |
topic |
Aprendizagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Jogos pedagógicos |
description |
Este trabalho busca apresentar qual a visão que os professores têm da Mesa Educacional Alfabeto e que uso fazem dela no cotidiano da sala de aula. Assim, apresenta referencial teórico que embasa o uso das tecnologias na sala de aula e dos jogos educativos computadorizados, além de descrever e exemplificar as atividades da Mesa Educacional. Através de questionário realizado com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Borges de Medeiros, no município de São Leopoldo, que possui Mesas Educacionais em seu laboratório de informática, coletou-se dados para analisar o uso deste recurso na escola e a visão dos professores em relação a ele. Assim, analisando os resultados e dialogando com autores, o texto descreve positivamente sobre o uso das TICs em sala de aula, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio ao professor. Por fim, apresenta-se as relações de aprendizagem da Mesa Educacional na escola, visualizando docentes ainda não tão familiarizados com o uso dessa tecnologia, concluindo ainda que suas atividades permitem um trabalho colaborativo de interação entre alunos e tecnologia sendo motivador para novas aprendizagens. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T02:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95658 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000915885 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95658 |
identifier_str_mv |
000915885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/1/000915885.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/2/000915885.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95658/3/000915885.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a06a1d49ce78b4135391de9673ef144 e202019aa3c8d2323687d3da26d9d898 35868ef41637bfd3f99d4639ded4edf7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126385098752 |