Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234117 |
Resumo: | A educação inclusiva é um direito das pessoas com deficiência, assegurado por lei, e deve ser ofertada em todos os níveis de ensino. Porém, para os alunos com deficiência visual não são disponibilizados os recursos adequados ao exercício desse direito. O produto desenvolvido nesse trabalho consiste em um kit multissensorial para auxílio ao ensino-aprendizagem da reprodução das angiospermas elaborado por meio de uma metodologia baseada em dois métodos da IDEO. O kit é composto por um conjunto de peças contendo modelos tridimensionais que auxiliam o aluno na compreensão de cada parte da estrutura da flor e de seu processo de reprodução. Além de um modelo 3D da flor desmontável, em dimensões que facilitam a explicação desse conteúdo pelo professor para todos os alunos, bem como, um sistema de audiodescrição dos modelos tridimensionais e adaptação do conteúdo em braille e fonte ampliada. Os materiais desenvolvidos podem ser reproduzidos por meio de técnicas de fabricação digital e foram projetados para serem disponibilizados em repositórios on-line. |
id |
UFRGS-2_b38066635840455bce5cfac91df6db8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234117 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kauffmann, Aline ReisOliveira, Mariana Pohlmann de2022-01-15T04:49:07Z2019http://hdl.handle.net/10183/234117001100514A educação inclusiva é um direito das pessoas com deficiência, assegurado por lei, e deve ser ofertada em todos os níveis de ensino. Porém, para os alunos com deficiência visual não são disponibilizados os recursos adequados ao exercício desse direito. O produto desenvolvido nesse trabalho consiste em um kit multissensorial para auxílio ao ensino-aprendizagem da reprodução das angiospermas elaborado por meio de uma metodologia baseada em dois métodos da IDEO. O kit é composto por um conjunto de peças contendo modelos tridimensionais que auxiliam o aluno na compreensão de cada parte da estrutura da flor e de seu processo de reprodução. Além de um modelo 3D da flor desmontável, em dimensões que facilitam a explicação desse conteúdo pelo professor para todos os alunos, bem como, um sistema de audiodescrição dos modelos tridimensionais e adaptação do conteúdo em braille e fonte ampliada. Os materiais desenvolvidos podem ser reproduzidos por meio de técnicas de fabricação digital e foram projetados para serem disponibilizados em repositórios on-line.Inclusive education is a right of persons with disabilities, guaranteed by law, and must be offered at all levels of education. However, for students with visual impairment, adequate resources are not available for the exercise of this right. The kit was elaborated through a methodology based on two IDEO methods. The kit consists of a set of pieces containing three-dimensional models that help the student in understanding each part of the flower structure and its reproduction process. In addition to a 3D model of the collapsible flower, in dimensions that facilitate the explanation of this content by the teacher for all students, as well as an audiodescription system of three-dimensional models and adaptation of the content in braille and magnified source. The materials developed can be reproduced using digital manufacturing techniques and are designed to be made available in online repositories.application/pdfporDesign de produtoDeficiência visualProduct designVisual impairment3D printingRecurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2019Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100514.pdf.txt001100514.pdf.txtExtracted Texttext/plain230102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234117/2/001100514.pdf.txtc6e16079f3d7fe76e67bcfcc52a305fbMD52ORIGINAL001100514.pdfTexto completoapplication/pdf13379253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234117/1/001100514.pdf3fe4e00559c52517352ca84c1889e325MD5110183/2341172022-02-22 05:09:57.400931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234117Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:09:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
title |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
spellingShingle |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital Kauffmann, Aline Reis Design de produto Deficiência visual Product design Visual impairment 3D printing |
title_short |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
title_full |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
title_fullStr |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
title_full_unstemmed |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
title_sort |
Recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual produzido por fabricação digital |
author |
Kauffmann, Aline Reis |
author_facet |
Kauffmann, Aline Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kauffmann, Aline Reis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Mariana Pohlmann de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Mariana Pohlmann de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Deficiência visual |
topic |
Design de produto Deficiência visual Product design Visual impairment 3D printing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Product design Visual impairment 3D printing |
description |
A educação inclusiva é um direito das pessoas com deficiência, assegurado por lei, e deve ser ofertada em todos os níveis de ensino. Porém, para os alunos com deficiência visual não são disponibilizados os recursos adequados ao exercício desse direito. O produto desenvolvido nesse trabalho consiste em um kit multissensorial para auxílio ao ensino-aprendizagem da reprodução das angiospermas elaborado por meio de uma metodologia baseada em dois métodos da IDEO. O kit é composto por um conjunto de peças contendo modelos tridimensionais que auxiliam o aluno na compreensão de cada parte da estrutura da flor e de seu processo de reprodução. Além de um modelo 3D da flor desmontável, em dimensões que facilitam a explicação desse conteúdo pelo professor para todos os alunos, bem como, um sistema de audiodescrição dos modelos tridimensionais e adaptação do conteúdo em braille e fonte ampliada. Os materiais desenvolvidos podem ser reproduzidos por meio de técnicas de fabricação digital e foram projetados para serem disponibilizados em repositórios on-line. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-15T04:49:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100514 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234117 |
identifier_str_mv |
001100514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234117/2/001100514.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234117/1/001100514.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c6e16079f3d7fe76e67bcfcc52a305fb 3fe4e00559c52517352ca84c1889e325 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447288354439168 |