Autonomia se ensina?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259670 |
Resumo: | Embora a autonomia seja uma competência citada em grande parte dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia, raramente se encontra qualquer referência à forma como esta competência é desenvolvida ao longo do curso. Centrados no domínio cognitivo, os Planos de Ensino sequer citam os objetivos, métodos e sistema de avaliação que são utilizados para desenvolver as habilidades e atitudes que, juntamente com o conhecimento, irão compor esta competência. Neste artigo é apresentada a metodologia utilizada para desenvolver e avaliar a autonomia de estudantes de um tradicional Curso de Engenharia brasileiro. Descreve-se a evolução da atividade Aprendizagem Autônoma, criada com o objetivo de desenvolver a autonomia. O estudo mostra que há uma relação entre a autonomia e os resultados obtidos no domínio cognitivo. |
id |
UFRGS-2_b3df2d0b0646c8f436b740bd4a6eb4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259670 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canto Filho, Alberto Bastos do2023-06-30T03:32:19Z20221516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/259670001165844Embora a autonomia seja uma competência citada em grande parte dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia, raramente se encontra qualquer referência à forma como esta competência é desenvolvida ao longo do curso. Centrados no domínio cognitivo, os Planos de Ensino sequer citam os objetivos, métodos e sistema de avaliação que são utilizados para desenvolver as habilidades e atitudes que, juntamente com o conhecimento, irão compor esta competência. Neste artigo é apresentada a metodologia utilizada para desenvolver e avaliar a autonomia de estudantes de um tradicional Curso de Engenharia brasileiro. Descreve-se a evolução da atividade Aprendizagem Autônoma, criada com o objetivo de desenvolver a autonomia. O estudo mostra que há uma relação entre a autonomia e os resultados obtidos no domínio cognitivo.Although autonomy is a competence cited in most of the Pedagogical Projects of Engineering Courses, there is rarely any reference to how this competence is developed throughout the course. Centered on the cognitive domain, the Teaching Plans do not even mention the objectives, methods and evaluation system that are used to develop the skills and attitudes that, together with knowledge, will compose this competence. This article presents the methodology used to develop and evaluate the autonomy of students in a traditional Brazilian Engineering Course. The evolution of the Autonomous Learning activity, created with the aim of developing autonomy, is described. The study shows that there is a relationship between autonomy and the results obtained in the cognitive domain.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (2022), p. 12-28Ensino de engenhariaEnsino e aprendizagemAutonomiaAutonomyEvaluationCompetenceEngineeringAutonomia se ensina?Is it possible to teach autonomy? info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165844.pdf.txt001165844.pdf.txtExtracted Texttext/plain57183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259670/2/001165844.pdf.txtd58987f424f8a584ce085d710115bf06MD52ORIGINAL001165844.pdfTexto completoapplication/pdf1846878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259670/1/001165844.pdf30577d2519e052cd67512183497a6198MD5110183/2596702023-07-01 03:39:33.112251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259670Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-01T06:39:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonomia se ensina? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Is it possible to teach autonomy? |
title |
Autonomia se ensina? |
spellingShingle |
Autonomia se ensina? Canto Filho, Alberto Bastos do Ensino de engenharia Ensino e aprendizagem Autonomia Autonomy Evaluation Competence Engineering |
title_short |
Autonomia se ensina? |
title_full |
Autonomia se ensina? |
title_fullStr |
Autonomia se ensina? |
title_full_unstemmed |
Autonomia se ensina? |
title_sort |
Autonomia se ensina? |
author |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_facet |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto Filho, Alberto Bastos do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de engenharia Ensino e aprendizagem Autonomia |
topic |
Ensino de engenharia Ensino e aprendizagem Autonomia Autonomy Evaluation Competence Engineering |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Autonomy Evaluation Competence Engineering |
description |
Embora a autonomia seja uma competência citada em grande parte dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Engenharia, raramente se encontra qualquer referência à forma como esta competência é desenvolvida ao longo do curso. Centrados no domínio cognitivo, os Planos de Ensino sequer citam os objetivos, métodos e sistema de avaliação que são utilizados para desenvolver as habilidades e atitudes que, juntamente com o conhecimento, irão compor esta competência. Neste artigo é apresentada a metodologia utilizada para desenvolver e avaliar a autonomia de estudantes de um tradicional Curso de Engenharia brasileiro. Descreve-se a evolução da atividade Aprendizagem Autônoma, criada com o objetivo de desenvolver a autonomia. O estudo mostra que há uma relação entre a autonomia e os resultados obtidos no domínio cognitivo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-30T03:32:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259670 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-084X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165844 |
identifier_str_mv |
1516-084X 001165844 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 25, n. 2 (2022), p. 12-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259670/2/001165844.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259670/1/001165844.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d58987f424f8a584ce085d710115bf06 30577d2519e052cd67512183497a6198 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447829778268160 |