Feira de Ciências : um guia básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Willers, Carolina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256924
Resumo: As Feiras de Ciências no contexto escolar têm como estratégia de aprendizado a investigação científica. Neste artigo, buscamos destacar a importância do ensino por investigação, proporcionando aos professores iniciantes e de qualquer formação acadêmica, sem muita experiência em Feiras de Ciências, um material didático audiovisual e digital, intitulado Feira de Ciências: um guia básico, que contém informações que abordam os elementos fundamentais para a organização de um evento dessa natureza no ambiente escolar, desenvolvendo assim estratégias de pesquisa para a elaboração de uma Feira de Ciências. Este guia pontua as principais etapas a serem seguidas para estruturação, execução e avaliação de uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental, despertando nos estudantes e professores novas aprendizagens e experiências.
id UFRGS-2_b40d883c0d038cb78e65ae269443f8aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256924
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Willers, CarolinaCamargo, Tatiana Souza deGallon, Mônica da Silva2023-04-12T03:26:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/256924001159968As Feiras de Ciências no contexto escolar têm como estratégia de aprendizado a investigação científica. Neste artigo, buscamos destacar a importância do ensino por investigação, proporcionando aos professores iniciantes e de qualquer formação acadêmica, sem muita experiência em Feiras de Ciências, um material didático audiovisual e digital, intitulado Feira de Ciências: um guia básico, que contém informações que abordam os elementos fundamentais para a organização de um evento dessa natureza no ambiente escolar, desenvolvendo assim estratégias de pesquisa para a elaboração de uma Feira de Ciências. Este guia pontua as principais etapas a serem seguidas para estruturação, execução e avaliação de uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental, despertando nos estudantes e professores novas aprendizagens e experiências.Science Fairs at Elementary Schools foment scientific investigation as a learning strategy. This article highlights the importance of teaching by investigation which benefits teachers with any academic background, even if they have no experience with Science Fairs. The audiovisual and digital didactic material entitled Science Fair: a Basic Guide contains the fundamental elements for the organization of this kind of event at Elementary Schools, thus developing research strategies for the elaboration of a Science Fair. This guide points out the main steps to be followed for structuring, executing and evaluating a Science Fair at Elementary Schools, providing new learning and experiences for students and teachers.application/pdfporFeira de ciênciasIniciação científicaEnsino fundamental e médioScientific investigationBasic guideScience FairsFeira de Ciências : um guia básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159968.pdf.txt001159968.pdf.txtExtracted Texttext/plain36349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256924/2/001159968.pdf.txt366bd2578b09ce79cf7ed9b84df0c407MD52ORIGINAL001159968.pdfTexto completoapplication/pdf10785840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256924/1/001159968.pdfec268b3f930e65e8b20651904b2f6f17MD5110183/2569242023-08-03 03:32:57.046884oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256924Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:32:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Feira de Ciências : um guia básico
title Feira de Ciências : um guia básico
spellingShingle Feira de Ciências : um guia básico
Willers, Carolina
Feira de ciências
Iniciação científica
Ensino fundamental e médio
Scientific investigation
Basic guide
Science Fairs
title_short Feira de Ciências : um guia básico
title_full Feira de Ciências : um guia básico
title_fullStr Feira de Ciências : um guia básico
title_full_unstemmed Feira de Ciências : um guia básico
title_sort Feira de Ciências : um guia básico
author Willers, Carolina
author_facet Willers, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Willers, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Tatiana Souza de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
contributor_str_mv Camargo, Tatiana Souza de
Gallon, Mônica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Feira de ciências
Iniciação científica
Ensino fundamental e médio
topic Feira de ciências
Iniciação científica
Ensino fundamental e médio
Scientific investigation
Basic guide
Science Fairs
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific investigation
Basic guide
Science Fairs
description As Feiras de Ciências no contexto escolar têm como estratégia de aprendizado a investigação científica. Neste artigo, buscamos destacar a importância do ensino por investigação, proporcionando aos professores iniciantes e de qualquer formação acadêmica, sem muita experiência em Feiras de Ciências, um material didático audiovisual e digital, intitulado Feira de Ciências: um guia básico, que contém informações que abordam os elementos fundamentais para a organização de um evento dessa natureza no ambiente escolar, desenvolvendo assim estratégias de pesquisa para a elaboração de uma Feira de Ciências. Este guia pontua as principais etapas a serem seguidas para estruturação, execução e avaliação de uma Feira de Ciências no Ensino Fundamental, despertando nos estudantes e professores novas aprendizagens e experiências.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:26:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256924
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159968
url http://hdl.handle.net/10183/256924
identifier_str_mv 001159968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256924/2/001159968.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256924/1/001159968.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 366bd2578b09ce79cf7ed9b84df0c407
ec268b3f930e65e8b20651904b2f6f17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447336239759360