Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88135 |
Resumo: | Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos. |
id |
UFRGS-2_b4108f342d221b8d6056a11faa35ce85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88135 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meireles, Fabiele JardimGrohs, Glaucia Helena Motta2014-03-06T01:49:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/88135000911542Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos.application/pdfporPsicanáliseEducação infantilPrática pedagógicaDesenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911542.pdf000911542.pdfTexto completoapplication/pdf601753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/1/000911542.pdfc988269cae48128bdf899e67bb103cf6MD51TEXT000911542.pdf.txt000911542.pdf.txtExtracted Texttext/plain65795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/2/000911542.pdf.txt4a1baccf4b0c56af3380364fb1881d82MD52THUMBNAIL000911542.pdf.jpg000911542.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/3/000911542.pdf.jpg7cc8e6bd022bc77233d5546f1d7e70c0MD5310183/881352018-10-18 08:14:33.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:14:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
title |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas Meireles, Fabiele Jardim Psicanálise Educação infantil Prática pedagógica |
title_short |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
title_full |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
title_sort |
Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas |
author |
Meireles, Fabiele Jardim |
author_facet |
Meireles, Fabiele Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, Fabiele Jardim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grohs, Glaucia Helena Motta |
contributor_str_mv |
Grohs, Glaucia Helena Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Educação infantil Prática pedagógica |
topic |
Psicanálise Educação infantil Prática pedagógica |
description |
Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-06T01:49:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88135 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911542 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88135 |
identifier_str_mv |
000911542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/1/000911542.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/2/000911542.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/3/000911542.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c988269cae48128bdf899e67bb103cf6 4a1baccf4b0c56af3380364fb1881d82 7cc8e6bd022bc77233d5546f1d7e70c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224461227130880 |