Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Fabiele Jardim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88135
Resumo: Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos.
id UFRGS-2_b4108f342d221b8d6056a11faa35ce85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88135
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meireles, Fabiele JardimGrohs, Glaucia Helena Motta2014-03-06T01:49:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/88135000911542Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos.application/pdfporPsicanáliseEducação infantilPrática pedagógicaDesenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911542.pdf000911542.pdfTexto completoapplication/pdf601753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/1/000911542.pdfc988269cae48128bdf899e67bb103cf6MD51TEXT000911542.pdf.txt000911542.pdf.txtExtracted Texttext/plain65795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/2/000911542.pdf.txt4a1baccf4b0c56af3380364fb1881d82MD52THUMBNAIL000911542.pdf.jpg000911542.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/3/000911542.pdf.jpg7cc8e6bd022bc77233d5546f1d7e70c0MD5310183/881352018-10-18 08:14:33.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88135Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:14:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
title Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
spellingShingle Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
Meireles, Fabiele Jardim
Psicanálise
Educação infantil
Prática pedagógica
title_short Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
title_full Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
title_fullStr Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
title_sort Desenvolvimento infantil : um olhar psicanalítico sobre as práticas pedagógicas
author Meireles, Fabiele Jardim
author_facet Meireles, Fabiele Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Fabiele Jardim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grohs, Glaucia Helena Motta
contributor_str_mv Grohs, Glaucia Helena Motta
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Educação infantil
Prática pedagógica
topic Psicanálise
Educação infantil
Prática pedagógica
description Este trabalho discute qual o lugar da constituição do sujeito psíquico na escola de educação infantil e, de que forma a professora deve conduzir seu trabalho a fim de facilitar o desenvolvimento de seus alunos e alunas. Para isto foi utilizado o estudo de caso, analisando algumas práticas cotidianas decorrentes do planejamento escolar que, motivaram o estudo em questão, ocorridas durante a prática de estágio de docência da autora, em uma turma de crianças entre um e dois anos de idade. Utilizo como referencial psicanalítico, Alfredo Jerusalinsky, Maria Cristina Kupfer, Rinaldo Voltolini, Francoise Dolto para escrever sobre o desenvolvimento infantil, bem como para fundamentar os pontos de análises. Os resultados do estudo apontam que ainda ocorre dentro da sala de aula práticas que não contemplam o desenvolvimento do sujeito. Possivelmente estas acontecem por um desconhecimento deste sujeito psíquico e as etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma fica evidente a importância da articulação entre a psicanálise e a educação para um fazer educativo onde o professor seja um facilitador deste desenvolvimento, propondo situações que promovam a produção de sentido e que sejam estruturantes para a subjetivação de seus alunos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88135
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911542
url http://hdl.handle.net/10183/88135
identifier_str_mv 000911542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/1/000911542.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/2/000911542.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88135/3/000911542.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c988269cae48128bdf899e67bb103cf6
4a1baccf4b0c56af3380364fb1881d82
7cc8e6bd022bc77233d5546f1d7e70c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461227130880