A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153054 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a trajetória pessoal e profissional docente traz implicações para a prática pedagógica com crianças na Educação Infantil no Campo. Os dados apresentados neste estudo referem-se à imersão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, localizada na área rural da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul/RS, que oferta duas turmas de pré-escola e que atende, preferencialmente, a comunidade quilombola Manoel Barbosa. Este estudo tem como referência a abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo de caso como perspectiva metodológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados as observações participantes, a produção de notas de campo, entrevista e conversas com a professora pesquisada. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Nóvoa, Tardif e Lessard, Cirisara, Silva, Pasuch e Silva, Caldart, Bogdan e Biklen, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a identidade docente se constrói a partir da experiência profissional e pessoal. E que os saberes docentes, são principalmente, construídos na ação, na relação teoria-prática, nas vivências cotidianas dentro e fora da escola. Sendo assim, verifica-se que as experiências profissionais e pessoais implicam na prática pedagógica e na forma como a docente pesquisada age e vê as crianças e o contexto profissional. |
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