A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Ana Paula Preto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153054
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a trajetória pessoal e profissional docente traz implicações para a prática pedagógica com crianças na Educação Infantil no Campo. Os dados apresentados neste estudo referem-se à imersão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, localizada na área rural da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul/RS, que oferta duas turmas de pré-escola e que atende, preferencialmente, a comunidade quilombola Manoel Barbosa. Este estudo tem como referência a abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo de caso como perspectiva metodológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados as observações participantes, a produção de notas de campo, entrevista e conversas com a professora pesquisada. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Nóvoa, Tardif e Lessard, Cirisara, Silva, Pasuch e Silva, Caldart, Bogdan e Biklen, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a identidade docente se constrói a partir da experiência profissional e pessoal. E que os saberes docentes, são principalmente, construídos na ação, na relação teoria-prática, nas vivências cotidianas dentro e fora da escola. Sendo assim, verifica-se que as experiências profissionais e pessoais implicam na prática pedagógica e na forma como a docente pesquisada age e vê as crianças e o contexto profissional.
id UFRGS-2_f22331625a3b7afd89b830b446a02f5a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153054
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Ana Paula PretoAlbuquerque, Simone Santos de2017-02-24T02:25:23Z2016http://hdl.handle.net/10183/153054001013843Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a trajetória pessoal e profissional docente traz implicações para a prática pedagógica com crianças na Educação Infantil no Campo. Os dados apresentados neste estudo referem-se à imersão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, localizada na área rural da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul/RS, que oferta duas turmas de pré-escola e que atende, preferencialmente, a comunidade quilombola Manoel Barbosa. Este estudo tem como referência a abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo de caso como perspectiva metodológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados as observações participantes, a produção de notas de campo, entrevista e conversas com a professora pesquisada. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Nóvoa, Tardif e Lessard, Cirisara, Silva, Pasuch e Silva, Caldart, Bogdan e Biklen, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a identidade docente se constrói a partir da experiência profissional e pessoal. E que os saberes docentes, são principalmente, construídos na ação, na relação teoria-prática, nas vivências cotidianas dentro e fora da escola. Sendo assim, verifica-se que as experiências profissionais e pessoais implicam na prática pedagógica e na forma como a docente pesquisada age e vê as crianças e o contexto profissional.application/pdfporEducação infantilPrática pedagógicaA docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013843.pdf001013843.pdfTexto completoapplication/pdf1109360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153054/1/001013843.pdf26237864fa4d1b83ef4aadf483ec3feaMD51TEXT001013843.pdf.txt001013843.pdf.txtExtracted Texttext/plain135416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153054/2/001013843.pdf.txt6f627deaeb917024389412e14959d638MD5210183/1530542017-02-25 02:30:20.893559oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
title A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
spellingShingle A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
Flores, Ana Paula Preto
Educação infantil
Prática pedagógica
title_short A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
title_full A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
title_fullStr A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
title_full_unstemmed A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
title_sort A docência na Educação Infantil no Campo e a complexidade da prática pedagógica
author Flores, Ana Paula Preto
author_facet Flores, Ana Paula Preto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Ana Paula Preto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
contributor_str_mv Albuquerque, Simone Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática pedagógica
topic Educação infantil
Prática pedagógica
description Este trabalho se propõe a analisar as trajetórias pessoais e profissionais docente e as práticas pedagógicas em contextos de Educação Infantil no Campo. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: como a trajetória pessoal e profissional docente traz implicações para a prática pedagógica com crianças na Educação Infantil no Campo. Os dados apresentados neste estudo referem-se à imersão em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF, localizada na área rural da cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul/RS, que oferta duas turmas de pré-escola e que atende, preferencialmente, a comunidade quilombola Manoel Barbosa. Este estudo tem como referência a abordagem qualitativa de pesquisa, e o estudo de caso como perspectiva metodológica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados as observações participantes, a produção de notas de campo, entrevista e conversas com a professora pesquisada. Nesse contexto, posiciono o leitor quanto ao que me motivou a desenvolver este estudo, e, para ancorar teoricamente esta pesquisa, escrevi com autores como: Nóvoa, Tardif e Lessard, Cirisara, Silva, Pasuch e Silva, Caldart, Bogdan e Biklen, entre outros. Este estudo possibilitou-me constatar que a identidade docente se constrói a partir da experiência profissional e pessoal. E que os saberes docentes, são principalmente, construídos na ação, na relação teoria-prática, nas vivências cotidianas dentro e fora da escola. Sendo assim, verifica-se que as experiências profissionais e pessoais implicam na prática pedagógica e na forma como a docente pesquisada age e vê as crianças e o contexto profissional.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T02:25:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153054
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013843
url http://hdl.handle.net/10183/153054
identifier_str_mv 001013843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153054/1/001013843.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153054/2/001013843.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26237864fa4d1b83ef4aadf483ec3fea
6f627deaeb917024389412e14959d638
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447190029467648