Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderer, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184431
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares.
id UFRGS-2_b437f78dbe64775ed16c25828ebc2acb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184431
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wanderer, FernandaCarneiro, Fernando Henrique Fogaça2018-11-07T02:46:55Z20181413-7321http://hdl.handle.net/10183/184431001078801Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares.The is article presents the results of a research carried out with the objective of examining statements produced by Elementary School teachers from a bilingual school for deaf students about mathematics teaching. The theoretical contributions that sustain the work come from the field of Mathematical Education convergent to the poststructuralist theories. The scrutinized research material consists of a set of texts written by teachers about their students and math classes. The methodological strategy put into action to operate on the materials was guided by the discourse analysis as discussed by Michel Foucault. The exam showed the presence of normalizing practices circulating in Mathematics classes that act in the constitution of specific ways of being a student and also regulate the pedagogical practices of the educators. It can be seen that, at the limit, school mathematics is conceived as a transcendental science based on characteristics such as abstraction and formalism, normalizing and conducting the behaviors of school subjects.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n.2 (jul. 2018), p. 223-237MatemáticaSurdoEducação especialMathematics educationDeaf studiesPost-structuralismNormalizationMatemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalizaçãoScholar mathematics, bilingual school for the deaf and normalization processes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078801.pdf.txt001078801.pdf.txtExtracted Texttext/plain54033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/2/001078801.pdf.txt18d0acd538383cb5444d937618cd2297MD52ORIGINAL001078801.pdfTexto completoapplication/pdf183875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/1/001078801.pdf199215d9f683b5eb51b57c9ade237b7bMD5110183/1844312018-11-07 02:49:22.426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-07T04:49:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scholar mathematics, bilingual school for the deaf and normalization processes
title Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
spellingShingle Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
Wanderer, Fernanda
Matemática
Surdo
Educação especial
Mathematics education
Deaf studies
Post-structuralism
Normalization
title_short Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
title_full Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
title_fullStr Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
title_full_unstemmed Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
title_sort Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
author Wanderer, Fernanda
author_facet Wanderer, Fernanda
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author_role author
author2 Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Surdo
Educação especial
topic Matemática
Surdo
Educação especial
Mathematics education
Deaf studies
Post-structuralism
Normalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Deaf studies
Post-structuralism
Normalization
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-07T02:46:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184431
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078801
identifier_str_mv 1413-7321
001078801
url http://hdl.handle.net/10183/184431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n.2 (jul. 2018), p. 223-237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/2/001078801.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/1/001078801.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18d0acd538383cb5444d937618cd2297
199215d9f683b5eb51b57c9ade237b7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447673800491008