Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184431 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares. |
id |
UFRGS-2_b437f78dbe64775ed16c25828ebc2acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184431 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wanderer, FernandaCarneiro, Fernando Henrique Fogaça2018-11-07T02:46:55Z20181413-7321http://hdl.handle.net/10183/184431001078801Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares.The is article presents the results of a research carried out with the objective of examining statements produced by Elementary School teachers from a bilingual school for deaf students about mathematics teaching. The theoretical contributions that sustain the work come from the field of Mathematical Education convergent to the poststructuralist theories. The scrutinized research material consists of a set of texts written by teachers about their students and math classes. The methodological strategy put into action to operate on the materials was guided by the discourse analysis as discussed by Michel Foucault. The exam showed the presence of normalizing practices circulating in Mathematics classes that act in the constitution of specific ways of being a student and also regulate the pedagogical practices of the educators. It can be seen that, at the limit, school mathematics is conceived as a transcendental science based on characteristics such as abstraction and formalism, normalizing and conducting the behaviors of school subjects.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n.2 (jul. 2018), p. 223-237MatemáticaSurdoEducação especialMathematics educationDeaf studiesPost-structuralismNormalizationMatemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalizaçãoScholar mathematics, bilingual school for the deaf and normalization processes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078801.pdf.txt001078801.pdf.txtExtracted Texttext/plain54033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/2/001078801.pdf.txt18d0acd538383cb5444d937618cd2297MD52ORIGINAL001078801.pdfTexto completoapplication/pdf183875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/1/001078801.pdf199215d9f683b5eb51b57c9ade237b7bMD5110183/1844312018-11-07 02:49:22.426oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184431Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-07T04:49:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Scholar mathematics, bilingual school for the deaf and normalization processes |
title |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
spellingShingle |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização Wanderer, Fernanda Matemática Surdo Educação especial Mathematics education Deaf studies Post-structuralism Normalization |
title_short |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
title_full |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
title_fullStr |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
title_full_unstemmed |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
title_sort |
Matemática escolar, escola bilíngue para surdos e processos de normalização |
author |
Wanderer, Fernanda |
author_facet |
Wanderer, Fernanda Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Surdo Educação especial |
topic |
Matemática Surdo Educação especial Mathematics education Deaf studies Post-structuralism Normalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics education Deaf studies Post-structuralism Normalization |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de examinar enunciados produzidos por professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para alunos surdos sobre o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho advêm do campo da Educação Matemática convergente às teorizações pós-estruturalistas. O material de pesquisa escrutinado é constituído por um conjunto de textos escritos pelas docentes sobre seus alunos e as aulas de matemática. A estratégia metodológica posta em ação para operar sobre os materiais orientou-se pela análise do discurso, como discutido por Michel Foucault. O exame mostrou a presença de práticas normalizadoras, circulando nas aulas de Matemática, que atuam na constituição de modos especí* cos de ser aluno e também regulam as práticas pedagógicas das educadoras. Percebe-se que, no limite, a matemática escolar é concebida como uma ciência transcendental pautada por características como a abstração e o formalismo, normalizando e conduzindo as condutas dos sujeitos escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-07T02:46:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184431 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7321 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001078801 |
identifier_str_mv |
1413-7321 001078801 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n.2 (jul. 2018), p. 223-237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/2/001078801.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184431/1/001078801.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18d0acd538383cb5444d937618cd2297 199215d9f683b5eb51b57c9ade237b7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447673800491008 |