Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Pedro Correa Meyer
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259225
Resumo: O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como utilizar o conto (Épico de Sundiata) mantendo a oralidade e respeitando as particularidades.
id UFRGS-2_b467e2983f6efb10396c8c001e6467d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259225
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vilela, Pedro Correa MeyerPereira, Nilton Mullet2023-06-20T03:30:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/259225001171127O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como utilizar o conto (Épico de Sundiata) mantendo a oralidade e respeitando as particularidades.The present work analyses the ways in which the African traditional oral tales (of Mali) may be used, in its fullness, in the classroom to teach the history of Mali. As such, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in traditional African systems. At the same time, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in modern classrooms. We analyzed the Sundiata Epic seeking to understand the knowledge it transmits. At last, we have searched to make a proposal on ways to utilize the tale (Epic of Sundiata) maintaining it’s oral aspect as well as respecting its particularities.application/pdfporEnsino de históriaHistória oralNarrativas oraisHistória da ÁfricaContação de históriasHistory teachingAfrican traditional oral talesNarrativeStorytellingEducationRecontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171127.pdf.txt001171127.pdf.txtExtracted Texttext/plain116320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259225/2/001171127.pdf.txtbff3adf24814a2fe8daf68d790527208MD52ORIGINAL001171127.pdfTexto completoapplication/pdf482714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259225/1/001171127.pdff8c9f2e063a27d39ad351d118aa8818bMD5110183/2592252023-06-21 03:34:09.377641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T06:34:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
title Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
spellingShingle Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
Vilela, Pedro Correa Meyer
Ensino de história
História oral
Narrativas orais
História da África
Contação de histórias
History teaching
African traditional oral tales
Narrative
Storytelling
Education
title_short Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
title_full Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
title_fullStr Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
title_full_unstemmed Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
title_sort Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
author Vilela, Pedro Correa Meyer
author_facet Vilela, Pedro Correa Meyer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Pedro Correa Meyer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
História oral
Narrativas orais
História da África
Contação de histórias
topic Ensino de história
História oral
Narrativas orais
História da África
Contação de histórias
History teaching
African traditional oral tales
Narrative
Storytelling
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
African traditional oral tales
Narrative
Storytelling
Education
description O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como utilizar o conto (Épico de Sundiata) mantendo a oralidade e respeitando as particularidades.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-20T03:30:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259225
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171127
url http://hdl.handle.net/10183/259225
identifier_str_mv 001171127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259225/2/001171127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259225/1/001171127.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bff3adf24814a2fe8daf68d790527208
f8c9f2e063a27d39ad351d118aa8818b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224661763096576