Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141373 |
Resumo: | A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta. |
id |
UFRGS-2_b4abf648fb790b3dc062039510b36cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141373 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schutz, Margarete CurtoÁvila, Bárbara Gorziza2016-05-20T02:10:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/141373000990712A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta.application/pdfporBlogMídiaAutoriaInteraçãoComunicaçãoProfessorAnalisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990712.pdf000990712.pdfTexto completoapplication/pdf533089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/1/000990712.pdfb300471730b71185789c97ca275a9085MD51TEXT000990712.pdf.txt000990712.pdf.txtExtracted Texttext/plain66315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/2/000990712.pdf.txt4dfd4da7203facb03a8f8d0255a9b0aeMD52THUMBNAIL000990712.pdf.jpg000990712.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/3/000990712.pdf.jpg8a60675b0ee43b3641123ab060f8815fMD5310183/1413732018-10-25 10:03:51.108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
title |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
spellingShingle |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico Schutz, Margarete Curto Blog Mídia Autoria Interação Comunicação Professor |
title_short |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
title_full |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
title_fullStr |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
title_full_unstemmed |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
title_sort |
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico |
author |
Schutz, Margarete Curto |
author_facet |
Schutz, Margarete Curto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schutz, Margarete Curto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ávila, Bárbara Gorziza |
contributor_str_mv |
Ávila, Bárbara Gorziza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Mídia Autoria Interação Comunicação Professor |
topic |
Blog Mídia Autoria Interação Comunicação Professor |
description |
A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação dos sujeitos com as ferramentas e com pessoas mais experientes como base para o desenvolvimento cognitivo. Uma das ferramentas online utilizadas para dinamizar o processo ensino aprendizagem é o blog que surge como aliado às atividades propostas em sala de aula. Partimos para a análise de três blogs pedagógicos, construídos por professores para a atuação com seus alunos, onde buscamos elencar elementos que contribuem para que esta ferramenta da web 2.0 seja explorada de forma eficiente pelo professor. Constatamos através da pesquisa que o blog é uma ferramenta que enfatiza a comunicação, proporcionando a autoria e a construção coletiva, o que pode promover o desenvolvimento cognitivo de seus usuários quando é feito um bom uso sobre esta ferramenta. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141373 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990712 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141373 |
identifier_str_mv |
000990712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/1/000990712.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/2/000990712.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141373/3/000990712.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b300471730b71185789c97ca275a9085 4dfd4da7203facb03a8f8d0255a9b0ae 8a60675b0ee43b3641123ab060f8815f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509300146176 |