Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263144 |
Resumo: | Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_b52c022913ac6f8bbb7e6350fabada05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Voss, Gleizer BierhalzTibola, Leandro RosniakZunguze, Manuel ConstantinoNichele, Aline GrunewaldTarouco, Liane Margarida RockenbachBercht, Magda2023-08-03T03:34:28Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/263144001173408Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem.3D virtual worlds have been used for a variety of purposes. Among these activities can be mentioned those of leisure, commerce, social relations and education. The use of virtual worlds for education has gained increasing attention as the potential of these en vironments is used for teaching and learning research. One of the aspects still little explored is how and if the resources of the virtual worlds affect the users, especially with the appearance and gesture addition to a vatars and non-player characters. This paper aims to identify how pedagogical agents can exert a positive affective influence on the subject (student) stimulating learning.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 1 (2017), p. [1]-10.Ensino e aprendizagemTecnologia educacional3D virtual worldsOpensimAvatarNPCAffectivityInvestigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3DInvestigating the Affective Dimension in 3D Virtual Worlds info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173408.pdf.txt001173408.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/2/001173408.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173408.pdfTexto completoapplication/pdf3772873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/1/001173408.pdfa7460ac74ee92daafcaaa9ca3d892b08MD5110183/2631442023-08-10 03:33:20.29933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-10T06:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Investigating the Affective Dimension in 3D Virtual Worlds |
title |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
spellingShingle |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D Voss, Gleizer Bierhalz Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional 3D virtual worlds Opensim Avatar NPC Affectivity |
title_short |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
title_full |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
title_fullStr |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
title_full_unstemmed |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
title_sort |
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D |
author |
Voss, Gleizer Bierhalz |
author_facet |
Voss, Gleizer Bierhalz Tibola, Leandro Rosniak Zunguze, Manuel Constantino Nichele, Aline Grunewald Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Bercht, Magda |
author_role |
author |
author2 |
Tibola, Leandro Rosniak Zunguze, Manuel Constantino Nichele, Aline Grunewald Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Bercht, Magda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voss, Gleizer Bierhalz Tibola, Leandro Rosniak Zunguze, Manuel Constantino Nichele, Aline Grunewald Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Bercht, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional |
topic |
Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional 3D virtual worlds Opensim Avatar NPC Affectivity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
3D virtual worlds Opensim Avatar NPC Affectivity |
description |
Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-03T03:34:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263144 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173408 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001173408 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 1 (2017), p. [1]-10. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/2/001173408.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/1/001173408.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e a7460ac74ee92daafcaaa9ca3d892b08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225094975979520 |