Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voss, Gleizer Bierhalz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tibola, Leandro Rosniak, Zunguze, Manuel Constantino, Nichele, Aline Grunewald, Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Bercht, Magda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263144
Resumo: Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem.
id UFRGS-2_b52c022913ac6f8bbb7e6350fabada05
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Voss, Gleizer BierhalzTibola, Leandro RosniakZunguze, Manuel ConstantinoNichele, Aline GrunewaldTarouco, Liane Margarida RockenbachBercht, Magda2023-08-03T03:34:28Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/263144001173408Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem.3D virtual worlds have been used for a variety of purposes. Among these activities can be mentioned those of leisure, commerce, social relations and education. The use of virtual worlds for education has gained increasing attention as the potential of these en vironments is used for teaching and learning research. One of the aspects still little explored is how and if the resources of the virtual worlds affect the users, especially with the appearance and gesture addition to a vatars and non-player characters. This paper aims to identify how pedagogical agents can exert a positive affective influence on the subject (student) stimulating learning.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 1 (2017), p. [1]-10.Ensino e aprendizagemTecnologia educacional3D virtual worldsOpensimAvatarNPCAffectivityInvestigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3DInvestigating the Affective Dimension in 3D Virtual Worlds info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173408.pdf.txt001173408.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/2/001173408.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173408.pdfTexto completoapplication/pdf3772873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/1/001173408.pdfa7460ac74ee92daafcaaa9ca3d892b08MD5110183/2631442023-08-10 03:33:20.29933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-10T06:33:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Investigating the Affective Dimension in 3D Virtual Worlds
title Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
spellingShingle Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
Voss, Gleizer Bierhalz
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
3D virtual worlds
Opensim
Avatar
NPC
Affectivity
title_short Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
title_full Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
title_fullStr Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
title_full_unstemmed Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
title_sort Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
author Voss, Gleizer Bierhalz
author_facet Voss, Gleizer Bierhalz
Tibola, Leandro Rosniak
Zunguze, Manuel Constantino
Nichele, Aline Grunewald
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
author_role author
author2 Tibola, Leandro Rosniak
Zunguze, Manuel Constantino
Nichele, Aline Grunewald
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voss, Gleizer Bierhalz
Tibola, Leandro Rosniak
Zunguze, Manuel Constantino
Nichele, Aline Grunewald
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Bercht, Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
3D virtual worlds
Opensim
Avatar
NPC
Affectivity
dc.subject.eng.fl_str_mv 3D virtual worlds
Opensim
Avatar
NPC
Affectivity
description Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:34:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263144
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173408
identifier_str_mv 1679-1916
001173408
url http://hdl.handle.net/10183/263144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 1 (2017), p. [1]-10.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/2/001173408.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263144/1/001173408.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
a7460ac74ee92daafcaaa9ca3d892b08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094975979520