Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271209 |
Resumo: | Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais. |
id |
UFRGS-2_ae3732f19caa5c4e58db97d1ee29f799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Avila, Bárbara GorzizaTarouco, Liane Margarida RockenbachPasserino, Liliana MariaGuterer, Patricia Regina Rodrigues2024-01-30T04:42:14Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/271209001194974Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais.Resources like virtual worlds have been shown to be a new trend for building virtual learning labs. However, teacher training for the use of such tools is still a challenge, research strategies capable of facilitating the teaching approach to these resources is required. Amid this context, this article seeks to present a set of initiatives that have be en developed with a view to teacher training for authors on virtual worlds. In the first steps of this research, two experiments involving authoring in virtual worlds were conducted with undergraduate students, both on the same subject distance. From the results obtained in these experiments, was de signed a set of strategies for a new proposal for teacher training on the use of virtual worlds.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), p. [1]-11Tecnologia educacionalAmbiente virtual de aprendizagemVirtual worldsTeacher trainingStrategiesAutoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docenteAuthorship in virtual worlds : a new challenge to the te acherinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194974.pdf.txt001194974.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/2/001194974.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001194974.pdfTexto completoapplication/pdf3890445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/1/001194974.pdf57cd8dc21d131e4b8d48e55c4171bea3MD5110183/2712092024-01-31 06:00:27.260184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T08:00:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Authorship in virtual worlds : a new challenge to the te acher |
title |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
spellingShingle |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente Avila, Bárbara Gorziza Tecnologia educacional Ambiente virtual de aprendizagem Virtual worlds Teacher training Strategies |
title_short |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
title_full |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
title_fullStr |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
title_full_unstemmed |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
title_sort |
Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente |
author |
Avila, Bárbara Gorziza |
author_facet |
Avila, Bárbara Gorziza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Passerino, Liliana Maria Guterer, Patricia Regina Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Passerino, Liliana Maria Guterer, Patricia Regina Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila, Bárbara Gorziza Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Passerino, Liliana Maria Guterer, Patricia Regina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Tecnologia educacional Ambiente virtual de aprendizagem Virtual worlds Teacher training Strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual worlds Teacher training Strategies |
description |
Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-30T04:42:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271209 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001194974 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001194974 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), p. [1]-11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/2/001194974.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/1/001194974.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 57cd8dc21d131e4b8d48e55c4171bea3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225110184525824 |