Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Bárbara Gorziza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Passerino, Liliana Maria, Guterer, Patricia Regina Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271209
Resumo: Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais.
id UFRGS-2_ae3732f19caa5c4e58db97d1ee29f799
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271209
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Avila, Bárbara GorzizaTarouco, Liane Margarida RockenbachPasserino, Liliana MariaGuterer, Patricia Regina Rodrigues2024-01-30T04:42:14Z20141679-1916http://hdl.handle.net/10183/271209001194974Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais.Resources like virtual worlds have been shown to be a new trend for building virtual learning labs. However, teacher training for the use of such tools is still a challenge, research strategies capable of facilitating the teaching approach to these resources is required. Amid this context, this article seeks to present a set of initiatives that have be en developed with a view to teacher training for authors on virtual worlds. In the first steps of this research, two experiments involving authoring in virtual worlds were conducted with undergraduate students, both on the same subject distance. From the results obtained in these experiments, was de signed a set of strategies for a new proposal for teacher training on the use of virtual worlds.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), p. [1]-11Tecnologia educacionalAmbiente virtual de aprendizagemVirtual worldsTeacher trainingStrategiesAutoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docenteAuthorship in virtual worlds : a new challenge to the te acherinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194974.pdf.txt001194974.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/2/001194974.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001194974.pdfTexto completoapplication/pdf3890445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/1/001194974.pdf57cd8dc21d131e4b8d48e55c4171bea3MD5110183/2712092024-01-31 06:00:27.260184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-31T08:00:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Authorship in virtual worlds : a new challenge to the te acher
title Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
spellingShingle Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
Avila, Bárbara Gorziza
Tecnologia educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
Virtual worlds
Teacher training
Strategies
title_short Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
title_full Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
title_fullStr Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
title_full_unstemmed Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
title_sort Autoria nos mundos virtuais : um novo desafio ao docente
author Avila, Bárbara Gorziza
author_facet Avila, Bárbara Gorziza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Passerino, Liliana Maria
Guterer, Patricia Regina Rodrigues
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Passerino, Liliana Maria
Guterer, Patricia Regina Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila, Bárbara Gorziza
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Passerino, Liliana Maria
Guterer, Patricia Regina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Tecnologia educacional
Ambiente virtual de aprendizagem
Virtual worlds
Teacher training
Strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual worlds
Teacher training
Strategies
description Recursos como os mundos virtuais têm se mostrado como uma nova tendência para a construção de laboratórios virtuais de aprendizagem. Entretanto, a capacitaç ão docente para o uso de tais ferramentas ainda constitui um de safio, sendo necessária a investigação de estratégias capazes de viabilizar a aproximação docente a estes recursos. Em meio a este contexto, o presente artigo busca apresentar um conjunto de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas com vistas à capacitaç ão docente para a autoria sobre mundos virtuais. Nos primeiros passos desta pesquisa, dois experimentos envolvendo a autoria em mundos virtuais foram conduzidos com estudantes de licenciatura, ambos em uma disciplina ministrada a distância. A partir dos resultados obtidos nestes experimentos, foi idealizado um conjunto de estratégias para uma nova proposta de capacitação docente sobre o uso dos mundos virtuais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T04:42:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271209
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194974
identifier_str_mv 1679-1916
001194974
url http://hdl.handle.net/10183/271209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 12, n. 2 (dez. 2014), p. [1]-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/2/001194974.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271209/1/001194974.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
57cd8dc21d131e4b8d48e55c4171bea3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110184525824