Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/20834 |
Resumo: | O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil. |
id |
UFRGS-2_b53764829887c73846d87b808f103770 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20834 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camargo, Síglia Pimentel HöherBosa, Cleonice Alves2010-04-16T09:16:50Z20090102-7182http://hdl.handle.net/10183/20834000718941O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.Autism is a condition characterized by an atypical development in the social interaction and communication, and by a remarkably restricted repertoire of activities and interests. These characteristics can lead the child and her family to a continuous isolation. However, it is believed that the school inclusion can provide these children opportunities to be with others of the same age group, allowing the development of the social competence and learning. The aim of this study was to critically review the literature on the concept of social competence and school inclusion in the area of autism. Few studies were identified about this topic, but with methodological limitations. This situation points to the need of studies that demonstrate the autistic children’s interactive potentialities and the possibility of their inclusion in the mainstream school, since early education.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2009), p.65-74.Habilidades sociaisInclusão socialAutismoSocial competenceAutismSchool inclusionCompetência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literaturaSocial Competence, school inclusion and autism: critical literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718941.pdf000718941.pdfTexto completoapplication/pdf400351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/1/000718941.pdf7de7c06dd51bb5c914683003433f0aa1MD51TEXT000718941.pdf.txt000718941.pdf.txtExtracted Texttext/plain54227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/2/000718941.pdf.txt6c452a11eaecfeed8f877ec5743fcc34MD52THUMBNAIL000718941.pdf.jpg000718941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/3/000718941.pdf.jpg62cea001985cdcb95f3cdd71bafcdac3MD5310183/208342018-10-11 08:39:33.645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:39:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Social Competence, school inclusion and autism: critical literature review |
title |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
spellingShingle |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura Camargo, Síglia Pimentel Höher Habilidades sociais Inclusão social Autismo Social competence Autism School inclusion |
title_short |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
title_full |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
title_fullStr |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
title_full_unstemmed |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
title_sort |
Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura |
author |
Camargo, Síglia Pimentel Höher |
author_facet |
Camargo, Síglia Pimentel Höher Bosa, Cleonice Alves |
author_role |
author |
author2 |
Bosa, Cleonice Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Síglia Pimentel Höher Bosa, Cleonice Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais Inclusão social Autismo |
topic |
Habilidades sociais Inclusão social Autismo Social competence Autism School inclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social competence Autism School inclusion |
description |
O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:16:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/20834 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7182 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000718941 |
identifier_str_mv |
0102-7182 000718941 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/20834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2009), p.65-74. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/1/000718941.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/2/000718941.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/3/000718941.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7de7c06dd51bb5c914683003433f0aa1 6c452a11eaecfeed8f877ec5743fcc34 62cea001985cdcb95f3cdd71bafcdac3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447404816629760 |