Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Síglia Pimentel Höher
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bosa, Cleonice Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20834
Resumo: O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.
id UFRGS-2_b53764829887c73846d87b808f103770
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Síglia Pimentel HöherBosa, Cleonice Alves2010-04-16T09:16:50Z20090102-7182http://hdl.handle.net/10183/20834000718941O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.Autism is a condition characterized by an atypical development in the social interaction and communication, and by a remarkably restricted repertoire of activities and interests. These characteristics can lead the child and her family to a continuous isolation. However, it is believed that the school inclusion can provide these children opportunities to be with others of the same age group, allowing the development of the social competence and learning. The aim of this study was to critically review the literature on the concept of social competence and school inclusion in the area of autism. Few studies were identified about this topic, but with methodological limitations. This situation points to the need of studies that demonstrate the autistic children’s interactive potentialities and the possibility of their inclusion in the mainstream school, since early education.application/pdfporPsicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2009), p.65-74.Habilidades sociaisInclusão socialAutismoSocial competenceAutismSchool inclusionCompetência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literaturaSocial Competence, school inclusion and autism: critical literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718941.pdf000718941.pdfTexto completoapplication/pdf400351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/1/000718941.pdf7de7c06dd51bb5c914683003433f0aa1MD51TEXT000718941.pdf.txt000718941.pdf.txtExtracted Texttext/plain54227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/2/000718941.pdf.txt6c452a11eaecfeed8f877ec5743fcc34MD52THUMBNAIL000718941.pdf.jpg000718941.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/3/000718941.pdf.jpg62cea001985cdcb95f3cdd71bafcdac3MD5310183/208342018-10-11 08:39:33.645oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:39:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social Competence, school inclusion and autism: critical literature review
title Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
spellingShingle Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
Camargo, Síglia Pimentel Höher
Habilidades sociais
Inclusão social
Autismo
Social competence
Autism
School inclusion
title_short Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
title_full Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
title_fullStr Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
title_full_unstemmed Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
title_sort Competência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literatura
author Camargo, Síglia Pimentel Höher
author_facet Camargo, Síglia Pimentel Höher
Bosa, Cleonice Alves
author_role author
author2 Bosa, Cleonice Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Síglia Pimentel Höher
Bosa, Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Inclusão social
Autismo
topic Habilidades sociais
Inclusão social
Autismo
Social competence
Autism
School inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Social competence
Autism
School inclusion
description O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:16:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20834
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718941
identifier_str_mv 0102-7182
000718941
url http://hdl.handle.net/10183/20834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2009), p.65-74.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/1/000718941.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/2/000718941.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20834/3/000718941.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7de7c06dd51bb5c914683003433f0aa1
6c452a11eaecfeed8f877ec5743fcc34
62cea001985cdcb95f3cdd71bafcdac3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447404816629760