Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Síglia Pimentel Höher
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13162
Resumo: A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão dessas crianças no ensino comum. Entretanto, acredita-se que proporcionar a estas crianças oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, possibilita o desenvolvimento da competência social. Diante disso, o presente trabalho apresenta dois estudos. No primeiro é apresentada uma revisão crítica da literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificou-se poucos estudos sobre este tema, indicando a necessidade de novas investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil. Com este propósito, o segundo estudo trata-se de uma pesquisa exploratória que investigou o perfil de competência social de uma criança pré-escolar com autismo comparado ao de uma criança com desenvolvimento típico, da mesma idade e sexo. Além disso, foi investigada a influência do contexto escolar (pátio e sala de aula) no perfil de competência social de ambas as crianças. Para tanto, foi realizada a observação sistemática das crianças na escola. A codificação das imagens foi realizada por 1 avaliador, “cego” aos objetivos do estudo e utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de Competência Social (Almeida, 1997). Os resultados demonstraram diferenças e semelhanças no perfil de competência social das duas crianças, sendo que a expressão de competência social da criança com autismo foi melhor no pátio que na sala de aula.
id URGS_d33e15492efd707f6b1a8659c1d078d1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13162
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Camargo, Síglia Pimentel HöherBosa, Cleonice Alves2008-06-14T04:11:17Z2007http://hdl.handle.net/10183/13162000639388A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão dessas crianças no ensino comum. Entretanto, acredita-se que proporcionar a estas crianças oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, possibilita o desenvolvimento da competência social. Diante disso, o presente trabalho apresenta dois estudos. No primeiro é apresentada uma revisão crítica da literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificou-se poucos estudos sobre este tema, indicando a necessidade de novas investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil. Com este propósito, o segundo estudo trata-se de uma pesquisa exploratória que investigou o perfil de competência social de uma criança pré-escolar com autismo comparado ao de uma criança com desenvolvimento típico, da mesma idade e sexo. Além disso, foi investigada a influência do contexto escolar (pátio e sala de aula) no perfil de competência social de ambas as crianças. Para tanto, foi realizada a observação sistemática das crianças na escola. A codificação das imagens foi realizada por 1 avaliador, “cego” aos objetivos do estudo e utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de Competência Social (Almeida, 1997). Os resultados demonstraram diferenças e semelhanças no perfil de competência social das duas crianças, sendo que a expressão de competência social da criança com autismo foi melhor no pátio que na sala de aula.The current literature on autism has shown evidences about the impairment of syndrome. In this way, several questions appear, putting the children’s education in the mainstream school in doubt. However, it is believe that provide to these children opportunities to live with other children, of the same age group, makes possible the social competence development. So, this work presents two studies. In the first a critical literature review is presented about the concept of social competence and the current studies on autism and school inclusion. Few studies were identified about this topic, point to the need of studies that demonstrate the autistic children’s interactive potentialities and the possibility of their inclusion in the mainstream school, since early education. The second study is an exploratory research that investigated one autistic child's (AU) social competence profile, in situation of school inclusion, compared with a child with typical development (TD), of the same age and sex. Besides, it was investigated the influence of the school context (classroom or playground) on the profile of both children's social competence. It was conducted a children's systematic observation at the school. The images codification was accomplished by one judge, "blind" to the objectives of the study and the adapted version of the Q-sort Scale of Social Competence was used (Almeida, 1997). The results demonstrated both differences and similarities in children's social competence profile and the expression of autistic child's social competence was better at playground than classroom.application/pdfporAutismoHabilidades sociaisInclusão escolarAmbiente escolarInteração socialCriançaSocial competenceAutismSchool inclusionCompetência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativoSocial competence, school inclusion and autism : a comparative case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento (até 2007)Porto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000639388.pdf.txt000639388.pdf.txtExtracted Texttext/plain187422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13162/2/000639388.pdf.txtf992ce194cb5cdd8403610696579a429MD52ORIGINAL000639388.pdf000639388.pdfTexto completoapplication/pdf337825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13162/1/000639388.pdf2db38650216d09ea1d75334bdb7549c0MD51THUMBNAIL000639388.pdf.jpg000639388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13162/3/000639388.pdf.jpg7a7a6a5f269d3aff98ccf72a03224e53MD5310183/131622018-10-17 08:32:02.402oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social competence, school inclusion and autism : a comparative case study
title Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
spellingShingle Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
Camargo, Síglia Pimentel Höher
Autismo
Habilidades sociais
Inclusão escolar
Ambiente escolar
Interação social
Criança
Social competence
Autism
School inclusion
title_short Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
title_full Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
title_fullStr Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
title_full_unstemmed Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
title_sort Competência social, inclusão escolar e autismo : um estudo de caso comparativo
author Camargo, Síglia Pimentel Höher
author_facet Camargo, Síglia Pimentel Höher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bosa, Cleonice Alves
contributor_str_mv Bosa, Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Habilidades sociais
Inclusão escolar
Ambiente escolar
Interação social
Criança
topic Autismo
Habilidades sociais
Inclusão escolar
Ambiente escolar
Interação social
Criança
Social competence
Autism
School inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Social competence
Autism
School inclusion
description A literatura atualmente existente sobre o autismo é farta de evidências sobre os prejuízos inerentes às características da síndrome. Em decorrência disso, surgem diversos questionamentos relativos à possibilidade de inclusão dessas crianças no ensino comum. Entretanto, acredita-se que proporcionar a estas crianças oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etária, possibilita o desenvolvimento da competência social. Diante disso, o presente trabalho apresenta dois estudos. No primeiro é apresentada uma revisão crítica da literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificou-se poucos estudos sobre este tema, indicando a necessidade de novas investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil. Com este propósito, o segundo estudo trata-se de uma pesquisa exploratória que investigou o perfil de competência social de uma criança pré-escolar com autismo comparado ao de uma criança com desenvolvimento típico, da mesma idade e sexo. Além disso, foi investigada a influência do contexto escolar (pátio e sala de aula) no perfil de competência social de ambas as crianças. Para tanto, foi realizada a observação sistemática das crianças na escola. A codificação das imagens foi realizada por 1 avaliador, “cego” aos objetivos do estudo e utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de Competência Social (Almeida, 1997). Os resultados demonstraram diferenças e semelhanças no perfil de competência social das duas crianças, sendo que a expressão de competência social da criança com autismo foi melhor no pátio que na sala de aula.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-06-14T04:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13162
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000639388
url http://hdl.handle.net/10183/13162
identifier_str_mv 000639388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13162/2/000639388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13162/1/000639388.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13162/3/000639388.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f992ce194cb5cdd8403610696579a429
2db38650216d09ea1d75334bdb7549c0
7a7a6a5f269d3aff98ccf72a03224e53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085121397620736