Juventudes, ensino de Geografia e educação popular : um estudo sobre jovens de cursinhos pré-vestibulares populares na região metropolitana de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Gaspareto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267116
Resumo: A temática das juventudes está sendo cada vez mais debatida dentro da sociedade. Da mesma forma, o debate sobre ensino de Geografia tem extrema importância dentro da comunidade acadêmica. Além disso, a educação popular com foco nos cursinhos pré-vestibulares populares é extremamente importante em sua contribuição para a sociedade. O objetivo geral da pesquisa é analisar a percepção de jovens de cursinhos pré-vestibular populares da RMPA sobre juventude, a educação popular e o ensino da Geografia. Já os objetivos específicos são: conhecer quem são os jovens do PVP participantes da pesquisa, identificar as percepções desses jovens acerca da Educação Popular e do PVP e compreender as relações desses jovens com a Geografia ensinada no PVP e Educação Geográfica. Enquanto justificativas, a atuação do pesquisador ao longo dos últimos anos em cursinhos pré-vestibulares populares, além da ausência de políticas públicas que possam suprir a dificuldade de alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas e que não tem acesso à preparação para os vestibulares por conta do preço dos cursinhos pré-vestibulares tradicionais e a intersecção dos três eixos que se abordou no trabalho. A pesquisa foi realizada através de um referencial teórico sobre os três eixos abordados, além de constar Estado da Arte sobre as últimas pesquisas de TCC publicadas acerca de educação popular. A pesquisa caracterizou-se qualitativa-quantitativa, de natureza exploratória e descritiva. Para chegar nos resultados, foi realizada a aplicação de um questionário para alunos de dois cursinhos pré-vestibulares populares da Região Metropolitana de Porto Alegre, na faixa-etária de 18 a 29 anos. Os principais resultados apontam que os jovens-estudantes têm uma visão ampla sobre juventudes, pelas quais cada respondente relatou diversas percepções. Sobre educação popular, os jovens-sujeitos afirmaram que os principais motivos por estarem matriculados nos PVPs é o horário acessível, além da questão financeira. Sobre ensino de Geografia, a maioria dos(as) jovens tiveram uma percepção de que na Geografia há maior frequência de conteúdos de natureza física. Dessa forma, é possível considerar que os jovens-alunos têm distintas visões sobre cada um dos assuntos abordados nesta pesquisa, mostrando que cada jovem tem diferentes tipos de dificuldades, sejam elas financeiras ou emocionais.
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Enquanto justificativas, a atuação do pesquisador ao longo dos últimos anos em cursinhos pré-vestibulares populares, além da ausência de políticas públicas que possam suprir a dificuldade de alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas e que não tem acesso à preparação para os vestibulares por conta do preço dos cursinhos pré-vestibulares tradicionais e a intersecção dos três eixos que se abordou no trabalho. A pesquisa foi realizada através de um referencial teórico sobre os três eixos abordados, além de constar Estado da Arte sobre as últimas pesquisas de TCC publicadas acerca de educação popular. A pesquisa caracterizou-se qualitativa-quantitativa, de natureza exploratória e descritiva. Para chegar nos resultados, foi realizada a aplicação de um questionário para alunos de dois cursinhos pré-vestibulares populares da Região Metropolitana de Porto Alegre, na faixa-etária de 18 a 29 anos. Os principais resultados apontam que os jovens-estudantes têm uma visão ampla sobre juventudes, pelas quais cada respondente relatou diversas percepções. Sobre educação popular, os jovens-sujeitos afirmaram que os principais motivos por estarem matriculados nos PVPs é o horário acessível, além da questão financeira. Sobre ensino de Geografia, a maioria dos(as) jovens tiveram uma percepção de que na Geografia há maior frequência de conteúdos de natureza física. Dessa forma, é possível considerar que os jovens-alunos têm distintas visões sobre cada um dos assuntos abordados nesta pesquisa, mostrando que cada jovem tem diferentes tipos de dificuldades, sejam elas financeiras ou emocionais.The theme of youth is increasingly being debated within society. Likewise, the discussion about Geography education is of utmost importance within the academic community. Additionally, popular education focused on community-driven pre-college entrance exam courses plays an extremely significant role in contributing to society. The general objective of this research is to analyze the perception of young participants from community-driven pre-college entrance exam courses in the Metropolitan Region of Porto Alegre (RMPA) regarding youth, popular education, and the teaching of Geography. The specific objectives are as follows: to get to know the young participants from the community-driven pre-college entrance exam courses, to identify their perceptions of Popular Education and these courses, and to comprehend their relationships with Geography taught in these courses and Geographic Education. The justifications for this research include the researcher's involvement in community-driven pre-college entrance exam courses over the past years and the absence of public policies that could address the difficulties faced by students who completed their high school education in public schools and lack access to preparation for college entrance exams due to the high costs of traditional pre-college entrance exam courses. The intersection of these three topics also forms the basis for this work. The research was conducted using a theoretical framework concerning the three aforementioned topics, and it includes a State of the Art section that addresses the latest published research on Popular Education. The research is characterized as qualitative-quantitative, exploratory, and descriptive in nature. To obtain the results, a questionnaire was administered to students aged 18 to 29 from two community-driven pre-college entrance exam courses in the Metropolitan Region of Porto Alegre. The main results indicate that the young students have a broad view of youth, with each respondent sharing various perceptions. Regarding popular education, the young participants stated that the main reasons for enrolling in these community-driven courses are accessible schedules and financial considerations. Concerning Geography education, the majority of young respondents perceived that the subject focuses more on physical aspects. Thus, it can be considered that the young students have different perspectives on each of the subjects addressed in this research, demonstrating that each individual faces different types of challenges, whether financial or emotional.La temática de las juventudes está siendo cada vez más debatida dentro de la sociedad. De igual manera, el debate sobre la enseñanza de Geografía tiene una gran importancia dentro de la comunidad académica. Además, la educación popular enfocada en los cursos preuniversitarios populares es extremadamente importante en su contribución a la sociedad. El objetivo general de la investigación es analizar la percepción de los jóvenes participantes de cursos preuniversitarios populares de la RMPA sobre la juventud, la educación popular y la enseñanza de Geografía. Los objetivos específicos son: conocer quiénes son los jóvenes del PVP que participan en la investigación, identificar las percepciones de estos jóvenes sobre la Educación Popular y el PVP, y comprender las relaciones de estos jóvenes con la Geografía enseñada en el PVP y la Educación Geográfica. Como justificaciones, se menciona la actuación del investigador a lo largo de los últimos años en cursinhos pré-vestibulares populares, así como la ausencia de políticas públicas que puedan suplir la dificultad de los alumnos que cursaron la enseñanza media en escuelas públicas y que no tienen acceso a la preparación para los exámenes de ingreso a la universidad debido al costo de los cursinhos pré-vestibulares tradicionales y la intersección de los tres ejes que se abordaron en el trabajo. La investigación se llevó a cabo mediante un marco teórico sobre los tres ejes mencionados, además de incluir el Estado del Arte sobre las últimas investigaciones de TCC publicadas sobre Educación Popular. La investigación se caracteriza como cualitativa-cuantitativa, de naturaleza exploratoria y descriptiva. Para obtener los resultados, se aplicó un cuestionario a estudiantes de dos cursos preuniversitarios populares de la Región Metropolitana de Porto Alegre, en el rango de edad de 18 a 29 años. Los principales resultados indican que los jóvenes-estudiantes tienen una visión amplia sobre las juventudes, donde cada encuestado compartió diversas percepciones. En cuanto a la educación popular, los jóvenes sujetos afirmaron que los principales motivos para estar matriculados en los PVP son el horario accesible, además de la cuestión financiera. Respecto a la enseñanza de Geografía, la mayoría de los jóvenes tuvieron la percepción de que en la Geografía hay una mayor frecuencia de contenidos de naturaleza física. De esta manera, es posible considerar que los jóvenes-alumnos tienen distintas visiones sobre cada uno de los temas abordados en esta investigación, lo que demuestra que cada joven enfrenta diferentes tipos de dificultades, ya sean financieras o emocionales.application/pdfporEnsino de geografiaEducação popularJuventudeCurso pré-vestibularYouth.Young peoplePopular educationGeography educationCommunity-based pre-college courseJóvenesEducación popularEnseñanza de geografíaCursos preuniversitarios popularesJuventudes, ensino de Geografia e educação popular : um estudo sobre jovens de cursinhos pré-vestibulares populares na região metropolitana de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177617.pdf.txt001177617.pdf.txtExtracted Texttext/plain153916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267116/2/001177617.pdf.txt21f6cf3a313075ab4b9394f3e595186cMD52ORIGINAL001177617.pdfTexto completoapplication/pdf3146750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267116/1/001177617.pdf8f1a54760e29c179c88392b2f70442f4MD5110183/2671162023-11-16 04:23:16.591592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267116Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-16T06:23:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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