Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila de Medeiros dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206662
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar.
id UFRGS-2_b5f8c68bbe3d1ba958393832a46f4890
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206662
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Camila de Medeiros dosCharczuk, Simone Bicca2020-03-12T04:12:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/206662001113577O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar.application/pdfporEstigmaFracasso escolarEnsinoAprendizagemEstigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113577.pdf.txt001113577.pdf.txtExtracted Texttext/plain72394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/2/001113577.pdf.txtd23073adb308414f3b11119df58c78ecMD52ORIGINAL001113577.pdfTexto completoapplication/pdf399786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/1/001113577.pdf1ebf8b9de2239caa717b6b59f8b9803aMD5110183/2066622022-05-24 04:41:59.948972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
title Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
Santos, Camila de Medeiros dos
Estigma
Fracasso escolar
Ensino
Aprendizagem
title_short Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_full Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
title_sort Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
author Santos, Camila de Medeiros dos
author_facet Santos, Camila de Medeiros dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila de Medeiros dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Charczuk, Simone Bicca
contributor_str_mv Charczuk, Simone Bicca
dc.subject.por.fl_str_mv Estigma
Fracasso escolar
Ensino
Aprendizagem
topic Estigma
Fracasso escolar
Ensino
Aprendizagem
description O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206662
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113577
url http://hdl.handle.net/10183/206662
identifier_str_mv 001113577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/2/001113577.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/1/001113577.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d23073adb308414f3b11119df58c78ec
1ebf8b9de2239caa717b6b59f8b9803a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224594461294592