Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206662 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar. |
id |
UFRGS-2_b5f8c68bbe3d1ba958393832a46f4890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206662 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Camila de Medeiros dosCharczuk, Simone Bicca2020-03-12T04:12:59Z2019http://hdl.handle.net/10183/206662001113577O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar.application/pdfporEstigmaFracasso escolarEnsinoAprendizagemEstigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113577.pdf.txt001113577.pdf.txtExtracted Texttext/plain72394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/2/001113577.pdf.txtd23073adb308414f3b11119df58c78ecMD52ORIGINAL001113577.pdfTexto completoapplication/pdf399786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/1/001113577.pdf1ebf8b9de2239caa717b6b59f8b9803aMD5110183/2066622022-05-24 04:41:59.948972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206662Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-05-24T07:41:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem Santos, Camila de Medeiros dos Estigma Fracasso escolar Ensino Aprendizagem |
title_short |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Estigma e fracasso escolar : um olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem |
author |
Santos, Camila de Medeiros dos |
author_facet |
Santos, Camila de Medeiros dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Camila de Medeiros dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca |
contributor_str_mv |
Charczuk, Simone Bicca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estigma Fracasso escolar Ensino Aprendizagem |
topic |
Estigma Fracasso escolar Ensino Aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão acerca do estigma e o fracasso escolar, observando os processos de ensino e aprendizagem. Configura-se em um ensaio no qual apresento e discuto referencial bibliográfico pertinente à temática bem como apoio-me em experiências de estágio e docência em escolas da rede pública. No que se refere à reflexão teórica, trabalho conceitos da psicologia, da psicopedagogia e teço uma reflexão geral sobre o estigma, termo trabalhado por Goffman (1963). Cada capítulo apresenta cenas que dialogam com o referencial teórico, são cenas de alunos que pensam ser fracassados e professores, que manifestam através de falas e atitudes suas visões acerca de si mesmos ou dos outros construídas por relações vividas dentro do contexto escolar, produzindo como um ciclo, o fracasso escolar. De modo geral, pode-se concluir que não conseguindo atender aos desejos e às demandas do Outro, o discente, marcado por uma visão que o estigmatiza, incorpora no contexto escolar um sintoma (BOSSA, 2002), demonstrando que algo não está ocorrendo bem. Assim, aponto o estigma como um dos importantes fatores mobilizadores do fracasso escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:12:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206662 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001113577 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206662 |
identifier_str_mv |
001113577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/2/001113577.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206662/1/001113577.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d23073adb308414f3b11119df58c78ec 1ebf8b9de2239caa717b6b59f8b9803a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263645794304 |