Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assmann, Alice Beatriz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187410
Resumo: O interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais.
id UFRGS-2_b6048523d0f7532df4f341fc4808d1f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187410
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Assmann, Alice BeatrizMazo, Janice Zarpellon2018-12-27T04:05:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/187410001082763O interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais.The interest and the choice for the central theme of this study were presented over the process of the vocational training in Licentiate degree in Physical Education, through the different disciplines studied, among them the teaching internship, dialogues and experiences raised on this way. This path has led us to reflect about the gaps concerning Special Education in relation to vocational training in Physical Education. Thus, the objective of this study is to know and reflect on the importance of specific training processes for the field of Special Education in Physical Education. For this, we sought to analyze norms and resolutions that regulate Special Education in Basic Education, as well as, a bibliographical research was used, exposing different results, arguments and discussions of researchers that deal with the subject in question. Based on the evidence and conclusions pointed out in the literature consulted, we defend greater space in the academic curriculum to teaching and learning of reflections about Special Education in the perspective of Physical Education at schools and, why not, in other social spaces.application/pdfporEducação especialInclusão socialPessoa com necessidades especiaisFormação de professoresPhysical educationSpecial educationPeople with disabilitiesTeacher trainingEducação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082763.pdf.txt001082763.pdf.txtExtracted Texttext/plain80782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/2/001082763.pdf.txt8eb5b71fa0935e8d85d54574a87b012aMD52ORIGINAL001082763.pdfTexto completoapplication/pdf290942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/1/001082763.pdfd7d26c09e7b673bd79b56ef577bde30dMD5110183/1874102019-10-19 03:56:11.359345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-19T06:56:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
title Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
spellingShingle Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
Assmann, Alice Beatriz
Educação especial
Inclusão social
Pessoa com necessidades especiais
Formação de professores
Physical education
Special education
People with disabilities
Teacher training
title_short Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
title_full Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
title_fullStr Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
title_full_unstemmed Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
title_sort Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
author Assmann, Alice Beatriz
author_facet Assmann, Alice Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assmann, Alice Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mazo, Janice Zarpellon
contributor_str_mv Mazo, Janice Zarpellon
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão social
Pessoa com necessidades especiais
Formação de professores
topic Educação especial
Inclusão social
Pessoa com necessidades especiais
Formação de professores
Physical education
Special education
People with disabilities
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Special education
People with disabilities
Teacher training
description O interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-27T04:05:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187410
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082763
url http://hdl.handle.net/10183/187410
identifier_str_mv 001082763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/2/001082763.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/1/001082763.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8eb5b71fa0935e8d85d54574a87b012a
d7d26c09e7b673bd79b56ef577bde30d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224565058174976