Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187410 |
Resumo: | O interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais. |
id |
UFRGS-2_b6048523d0f7532df4f341fc4808d1f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187410 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Assmann, Alice BeatrizMazo, Janice Zarpellon2018-12-27T04:05:07Z2018http://hdl.handle.net/10183/187410001082763O interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais.The interest and the choice for the central theme of this study were presented over the process of the vocational training in Licentiate degree in Physical Education, through the different disciplines studied, among them the teaching internship, dialogues and experiences raised on this way. This path has led us to reflect about the gaps concerning Special Education in relation to vocational training in Physical Education. Thus, the objective of this study is to know and reflect on the importance of specific training processes for the field of Special Education in Physical Education. For this, we sought to analyze norms and resolutions that regulate Special Education in Basic Education, as well as, a bibliographical research was used, exposing different results, arguments and discussions of researchers that deal with the subject in question. Based on the evidence and conclusions pointed out in the literature consulted, we defend greater space in the academic curriculum to teaching and learning of reflections about Special Education in the perspective of Physical Education at schools and, why not, in other social spaces.application/pdfporEducação especialInclusão socialPessoa com necessidades especiaisFormação de professoresPhysical educationSpecial educationPeople with disabilitiesTeacher trainingEducação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082763.pdf.txt001082763.pdf.txtExtracted Texttext/plain80782http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/2/001082763.pdf.txt8eb5b71fa0935e8d85d54574a87b012aMD52ORIGINAL001082763.pdfTexto completoapplication/pdf290942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/1/001082763.pdfd7d26c09e7b673bd79b56ef577bde30dMD5110183/1874102019-10-19 03:56:11.359345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-19T06:56:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
title |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
spellingShingle |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional Assmann, Alice Beatriz Educação especial Inclusão social Pessoa com necessidades especiais Formação de professores Physical education Special education People with disabilities Teacher training |
title_short |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
title_full |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
title_fullStr |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
title_full_unstemmed |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
title_sort |
Educação especial e educação física : apontamentos para uma reflexão acerca da formação profissional |
author |
Assmann, Alice Beatriz |
author_facet |
Assmann, Alice Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assmann, Alice Beatriz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mazo, Janice Zarpellon |
contributor_str_mv |
Mazo, Janice Zarpellon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão social Pessoa com necessidades especiais Formação de professores |
topic |
Educação especial Inclusão social Pessoa com necessidades especiais Formação de professores Physical education Special education People with disabilities Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Special education People with disabilities Teacher training |
description |
O interesse e a escolha pelo tema central deste estudo se apresentaram no próprio processo de formação profissional em Licenciatura em Educação Física, por meio das diferentes disciplinas cursadas, entre elas o estágio docente, e os diálogos e experiências suscitadas nesse caminho. Tal percurso nos levou a refletir sobre as lacunas concernentes à educação especial em relação com a formação profissional em Educação Física. Destarte, o objetivo deste estudo é conhecer e refletir sobre a importância de processos de formação de professores para o campo da Educação Especial na Educação Física. Para tal, buscou-se analisar normas e resoluções que regularizam a educação especial na educação básica, bem como, foi empregada uma pesquisa bibliográfica, expondo os diferentes resultados, argumentos e discussões de pesquisadores que tratam do tema em questão. A partir de evidências e conclusões apontadas pela literatura consultada, defendese a necessidade de maior espaço no currículo acadêmico para o ensino e a aprendizagem de reflexões acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Física escolar e, porque não, em outros espaços sociais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-27T04:05:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187410 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082763 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187410 |
identifier_str_mv |
001082763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/2/001082763.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187410/1/001082763.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8eb5b71fa0935e8d85d54574a87b012a d7d26c09e7b673bd79b56ef577bde30d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224565058174976 |