Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eliaquim Barbosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243305
Resumo: Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas.
id UFRGS-2_b665043ed58f6acadf9620ea18f4638f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243305
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Eliaquim BarbosaRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:54:38Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/243305001145847Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas.This article aims to analyze significant aspects with the Science Fair event in public schools in the city of Alto Alegre, Roraima (RR), from the perspective of high school students and teachers. We sought to answer the problem: What are the significant aspects with the Science Fairs event, in public schools in the city of Alto Alegre (RR), from the perspective of high school teachers and students? The methodology is exploratory, qualitative and quantitative, therefore, mixed; a bibliographic analysis was also carried out. The search was based on the databases: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and CAPES Theses and Dissertations Catalog. As a result, we observed that the number of theses and dissertations on this topic is still very small. When the filters are made, this number decreases significantly, and when joining the four terms of the research, no related studies appears in any searched databases. Thus, it is clear that the issue of Science Fairs in the school context needs to be worked with more emphasis, as scientific production is very important and significant, considering the learning of students within schools.Este artículo buscó analizar aspectos significativos con el evento de Ferias de Ciencias, en escuelas públicas de la ciudad de Alto Alegre, Roraima (RR), desde la perspectiva de los estudiantes y maestros de secundaria. Intentamos responder al problema: ¿Cuáles son los aspectos significativos del evento de las ferias de ciencias, en las escuelas públicas de la ciudad de Alto Alegre (RR), desde la perspectiva de los maestros y estudiantes de secundaria? La metodología es exploratoria, cualitativa y cuantitativa, por lo tanto, mixta; Se realizó un análisis bibliográfico. La búsqueda se basó en las bases de datos: Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y Catálogo de Tesis y Disertaciones CAPES. Como resultado, observamos que el número de artículos sobre este tema aún es muy pequeño y cuando se hacen los filtros, los artículos disminuyen significativamente y al unir las cuatro "palabras clave" de la investigación, en ninguna de las bases buscadas aparecen artículos relacionados. Por lo tanto, está claro que el tema de las ferias de ciencias en el contexto escolar debe trabajarse con más énfasis, ya que la producción científica es muy importante y significativa, considerando el aprendizaje de los estudiantes dentro de las escuelas.application/pdfporResearch, Society and Development. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 7 (2020), e697974823, 21 p.Ensino médioConstrução do conhecimentoScience fairScience teachingHigh schoolKnowledge buildingFeria de ciênciasEnseñanza de las ciênciasPreparatoriaDesarrollo del conocimientoEstudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médioStudy of knowledge on science fair in the minutes of BDTD and Capes : significant aspects to the process of teaching and learning in high schoolEstudio de conocimiento sobre la feria de ciencias en las bases de datos BDTD y Capes : aspectos importantes para el proceso de enseñanza y aprendizaje en la escuela secundariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145847.pdf.txt001145847.pdf.txtExtracted Texttext/plain47763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/2/001145847.pdf.txt0524b7fc4308fc02c2fb41a86063a597MD52ORIGINAL001145847.pdfTexto completoapplication/pdf709157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/1/001145847.pdf2231a00df987da6494e734bd3ef9806fMD5110183/2433052022-07-22 04:52:35.321411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:52:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study of knowledge on science fair in the minutes of BDTD and Capes : significant aspects to the process of teaching and learning in high school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estudio de conocimiento sobre la feria de ciencias en las bases de datos BDTD y Capes : aspectos importantes para el proceso de enseñanza y aprendizaje en la escuela secundaria
title Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
spellingShingle Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
Pereira, Eliaquim Barbosa
Ensino médio
Construção do conhecimento
Science fair
Science teaching
High school
Knowledge building
Feria de ciências
Enseñanza de las ciências
Preparatoria
Desarrollo del conocimiento
title_short Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_full Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_fullStr Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_full_unstemmed Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
title_sort Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
author Pereira, Eliaquim Barbosa
author_facet Pereira, Eliaquim Barbosa
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eliaquim Barbosa
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Construção do conhecimento
topic Ensino médio
Construção do conhecimento
Science fair
Science teaching
High school
Knowledge building
Feria de ciências
Enseñanza de las ciências
Preparatoria
Desarrollo del conocimiento
dc.subject.eng.fl_str_mv Science fair
Science teaching
High school
Knowledge building
dc.subject.spa.fl_str_mv Feria de ciências
Enseñanza de las ciências
Preparatoria
Desarrollo del conocimiento
description Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:54:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243305
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145847
identifier_str_mv 2525-3409
001145847
url http://hdl.handle.net/10183/243305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Research, Society and Development. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 7 (2020), e697974823, 21 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/2/001145847.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/1/001145847.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0524b7fc4308fc02c2fb41a86063a597
2231a00df987da6494e734bd3ef9806f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798640803840