Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243305 |
Resumo: | Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas. |
id |
UFRGS-2_b665043ed58f6acadf9620ea18f4638f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243305 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Eliaquim BarbosaRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:54:38Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/243305001145847Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas.This article aims to analyze significant aspects with the Science Fair event in public schools in the city of Alto Alegre, Roraima (RR), from the perspective of high school students and teachers. We sought to answer the problem: What are the significant aspects with the Science Fairs event, in public schools in the city of Alto Alegre (RR), from the perspective of high school teachers and students? The methodology is exploratory, qualitative and quantitative, therefore, mixed; a bibliographic analysis was also carried out. The search was based on the databases: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and CAPES Theses and Dissertations Catalog. As a result, we observed that the number of theses and dissertations on this topic is still very small. When the filters are made, this number decreases significantly, and when joining the four terms of the research, no related studies appears in any searched databases. Thus, it is clear that the issue of Science Fairs in the school context needs to be worked with more emphasis, as scientific production is very important and significant, considering the learning of students within schools.Este artículo buscó analizar aspectos significativos con el evento de Ferias de Ciencias, en escuelas públicas de la ciudad de Alto Alegre, Roraima (RR), desde la perspectiva de los estudiantes y maestros de secundaria. Intentamos responder al problema: ¿Cuáles son los aspectos significativos del evento de las ferias de ciencias, en las escuelas públicas de la ciudad de Alto Alegre (RR), desde la perspectiva de los maestros y estudiantes de secundaria? La metodología es exploratoria, cualitativa y cuantitativa, por lo tanto, mixta; Se realizó un análisis bibliográfico. La búsqueda se basó en las bases de datos: Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD) y Catálogo de Tesis y Disertaciones CAPES. Como resultado, observamos que el número de artículos sobre este tema aún es muy pequeño y cuando se hacen los filtros, los artículos disminuyen significativamente y al unir las cuatro "palabras clave" de la investigación, en ninguna de las bases buscadas aparecen artículos relacionados. Por lo tanto, está claro que el tema de las ferias de ciencias en el contexto escolar debe trabajarse con más énfasis, ya que la producción científica es muy importante y significativa, considerando el aprendizaje de los estudiantes dentro de las escuelas.application/pdfporResearch, Society and Development. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 7 (2020), e697974823, 21 p.Ensino médioConstrução do conhecimentoScience fairScience teachingHigh schoolKnowledge buildingFeria de ciênciasEnseñanza de las ciênciasPreparatoriaDesarrollo del conocimientoEstudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médioStudy of knowledge on science fair in the minutes of BDTD and Capes : significant aspects to the process of teaching and learning in high schoolEstudio de conocimiento sobre la feria de ciencias en las bases de datos BDTD y Capes : aspectos importantes para el proceso de enseñanza y aprendizaje en la escuela secundariainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145847.pdf.txt001145847.pdf.txtExtracted Texttext/plain47763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/2/001145847.pdf.txt0524b7fc4308fc02c2fb41a86063a597MD52ORIGINAL001145847.pdfTexto completoapplication/pdf709157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/1/001145847.pdf2231a00df987da6494e734bd3ef9806fMD5110183/2433052022-07-22 04:52:35.321411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243305Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:52:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Study of knowledge on science fair in the minutes of BDTD and Capes : significant aspects to the process of teaching and learning in high school |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estudio de conocimiento sobre la feria de ciencias en las bases de datos BDTD y Capes : aspectos importantes para el proceso de enseñanza y aprendizaje en la escuela secundaria |
title |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
spellingShingle |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio Pereira, Eliaquim Barbosa Ensino médio Construção do conhecimento Science fair Science teaching High school Knowledge building Feria de ciências Enseñanza de las ciências Preparatoria Desarrollo del conocimiento |
title_short |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_full |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_fullStr |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
title_sort |
Estudo do conhecimento sobre feira de ciências nas bases de dados BDTD e Capes : aspectos significativos ao processo de ensino e aprendizagem no ensino médio |
author |
Pereira, Eliaquim Barbosa |
author_facet |
Pereira, Eliaquim Barbosa Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eliaquim Barbosa Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Construção do conhecimento |
topic |
Ensino médio Construção do conhecimento Science fair Science teaching High school Knowledge building Feria de ciências Enseñanza de las ciências Preparatoria Desarrollo del conocimiento |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science fair Science teaching High school Knowledge building |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Feria de ciências Enseñanza de las ciências Preparatoria Desarrollo del conocimiento |
description |
Este artigo buscou analisar aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas do Município de Alto Alegre, Roraima (RR), na perspectiva dos discentes e docentes do Ensino Médio. Buscou-se responder o problema: Quais são os aspectos significativos com o evento de Feira de Ciências, em escolas públicas no Município de Alto Alegre (RR), na perspectiva dos docentes e discentes do Ensino médio? A metodologia é do tipo exploratória, quali-quantitiva, por isso, mista; realizou-se também uma análise bibliográfica. A busca foi fundamentada nos Bancos de Dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Como resultado, observamos que ainda bem reduzido o número de teses e dissertações nesta temática e quando é feito os filtros, os artigos diminuem expressivamente e ao juntar os quatros “unitermos” da pesquisa, em nenhuma das bases pesquisadas aparecem artigos relacionados. Assim, é nítido que precisa se trabalhar com mais ênfase a questão das Feiras de Ciências no âmbito escolar, pois a produção científica é muito importante e significativa, considerando o aprendizado dos alunos dentro das escolas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:54:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243305 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-3409 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145847 |
identifier_str_mv |
2525-3409 001145847 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Research, Society and Development. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 7 (2020), e697974823, 21 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/2/001145847.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243305/1/001145847.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0524b7fc4308fc02c2fb41a86063a597 2231a00df987da6494e734bd3ef9806f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798640803840 |