Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julia Hercz dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133060
Resumo: O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente. O objetivo geral foi compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS. Para construção do estudo, utilizei a metodologia da Pesquisa Narrativa Autobiográfica, na qual procurei contar, a partir dos momentos vividos e dos relatos registrados em Diário de Campo, a contribuição das práticas e das experiências dos Estágios Curriculares para a constituição docente. Para realização da pesquisa, procurei abordar a temática da Formação Docente, do Estágio Curricular obrigatório e da reflexão sobre a prática. Os Estágios Curriculares, processo que julgo de extrema importância para a formação acadêmica e docente, assumem inúmeros papeis e proporcionam diversas aprendizagens, além de ser o primeiro momento de muitos estudantes do Curso de Graduação em Educação Física de entrarem em contato com seu âmbito profissional. Pensando nas aprendizagens construídas nos Estágios Curriculares, procurei compreender como se constitui o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica desses Estágios. A partir disso, aprendi que o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS está relacionado aos aspectos culturais do professor em formação, por exemplo, que escola estudou na Educação Básica, quais disciplinas eram mais valorizadas e como eram as aulas desta escola; os valores sociais que ele julga importante, por exemplo, saber respeitar as diferenças, saber desenvolver o pensamento critico do aluno, sua história de vida, sua história escolar; os saberes adquiridos ao longo da vida, por exemplo, suas relações com seus colegas quando era aluno da Educação Básica ou as posturas que adota em seu trabalho, além das expectativas para a profissão e o sentido que o docente atribui ao ser professor. Assim, esses são alguns elementos de constituição da identidade docente que me permitiram compreender esse processo, além de serem elementos que mudam e são resignificados diariamente.
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