Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133060 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente. O objetivo geral foi compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS. Para construção do estudo, utilizei a metodologia da Pesquisa Narrativa Autobiográfica, na qual procurei contar, a partir dos momentos vividos e dos relatos registrados em Diário de Campo, a contribuição das práticas e das experiências dos Estágios Curriculares para a constituição docente. Para realização da pesquisa, procurei abordar a temática da Formação Docente, do Estágio Curricular obrigatório e da reflexão sobre a prática. Os Estágios Curriculares, processo que julgo de extrema importância para a formação acadêmica e docente, assumem inúmeros papeis e proporcionam diversas aprendizagens, além de ser o primeiro momento de muitos estudantes do Curso de Graduação em Educação Física de entrarem em contato com seu âmbito profissional. Pensando nas aprendizagens construídas nos Estágios Curriculares, procurei compreender como se constitui o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica desses Estágios. A partir disso, aprendi que o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS está relacionado aos aspectos culturais do professor em formação, por exemplo, que escola estudou na Educação Básica, quais disciplinas eram mais valorizadas e como eram as aulas desta escola; os valores sociais que ele julga importante, por exemplo, saber respeitar as diferenças, saber desenvolver o pensamento critico do aluno, sua história de vida, sua história escolar; os saberes adquiridos ao longo da vida, por exemplo, suas relações com seus colegas quando era aluno da Educação Básica ou as posturas que adota em seu trabalho, além das expectativas para a profissão e o sentido que o docente atribui ao ser professor. Assim, esses são alguns elementos de constituição da identidade docente que me permitiram compreender esse processo, além de serem elementos que mudam e são resignificados diariamente. |
id |
UFRGS-2_b6b8e940e55557c12b3aaedbd7bf9063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133060 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Julia Hercz dosSilva, Lisandra Oliveira e2016-03-01T02:05:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/133060000984193O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente. O objetivo geral foi compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS. Para construção do estudo, utilizei a metodologia da Pesquisa Narrativa Autobiográfica, na qual procurei contar, a partir dos momentos vividos e dos relatos registrados em Diário de Campo, a contribuição das práticas e das experiências dos Estágios Curriculares para a constituição docente. Para realização da pesquisa, procurei abordar a temática da Formação Docente, do Estágio Curricular obrigatório e da reflexão sobre a prática. Os Estágios Curriculares, processo que julgo de extrema importância para a formação acadêmica e docente, assumem inúmeros papeis e proporcionam diversas aprendizagens, além de ser o primeiro momento de muitos estudantes do Curso de Graduação em Educação Física de entrarem em contato com seu âmbito profissional. Pensando nas aprendizagens construídas nos Estágios Curriculares, procurei compreender como se constitui o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica desses Estágios. A partir disso, aprendi que o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS está relacionado aos aspectos culturais do professor em formação, por exemplo, que escola estudou na Educação Básica, quais disciplinas eram mais valorizadas e como eram as aulas desta escola; os valores sociais que ele julga importante, por exemplo, saber respeitar as diferenças, saber desenvolver o pensamento critico do aluno, sua história de vida, sua história escolar; os saberes adquiridos ao longo da vida, por exemplo, suas relações com seus colegas quando era aluno da Educação Básica ou as posturas que adota em seu trabalho, além das expectativas para a profissão e o sentido que o docente atribui ao ser professor. Assim, esses são alguns elementos de constituição da identidade docente que me permitiram compreender esse processo, além de serem elementos que mudam e são resignificados diariamente.application/pdfporEstágio curricularEnsino e aprendizagemFormação docenteIdentidadeEstágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984193.pdf000984193.pdfTexto completoapplication/pdf444947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133060/1/000984193.pdf4ab40457883b3d7384d9004d112a1d88MD51TEXT000984193.pdf.txt000984193.pdf.txtExtracted Texttext/plain110081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133060/2/000984193.pdf.txt4b2815455bbeb4fbf0188d077281e207MD52THUMBNAIL000984193.pdf.jpg000984193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133060/3/000984193.pdf.jpgc125cff7f4e43b1a429a6ec237e79a4fMD5310183/1330602018-10-26 09:52:17.789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133060Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:52:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
title |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
spellingShingle |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente Santos, Julia Hercz dos Estágio curricular Ensino e aprendizagem Formação docente Identidade |
title_short |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
title_full |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
title_fullStr |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
title_sort |
Estágio curricular do curso de licenciatura em educação física da ESEFID/UFRGS : reflexão sobre a prática e constituição da identidade docente |
author |
Santos, Julia Hercz dos |
author_facet |
Santos, Julia Hercz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Julia Hercz dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
contributor_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Ensino e aprendizagem Formação docente Identidade |
topic |
Estágio curricular Ensino e aprendizagem Formação docente Identidade |
description |
O presente estudo tem por objetivo compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente. O objetivo geral foi compreender como ocorre o processo de constituição da identidade docente a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS. Para construção do estudo, utilizei a metodologia da Pesquisa Narrativa Autobiográfica, na qual procurei contar, a partir dos momentos vividos e dos relatos registrados em Diário de Campo, a contribuição das práticas e das experiências dos Estágios Curriculares para a constituição docente. Para realização da pesquisa, procurei abordar a temática da Formação Docente, do Estágio Curricular obrigatório e da reflexão sobre a prática. Os Estágios Curriculares, processo que julgo de extrema importância para a formação acadêmica e docente, assumem inúmeros papeis e proporcionam diversas aprendizagens, além de ser o primeiro momento de muitos estudantes do Curso de Graduação em Educação Física de entrarem em contato com seu âmbito profissional. Pensando nas aprendizagens construídas nos Estágios Curriculares, procurei compreender como se constitui o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica desses Estágios. A partir disso, aprendi que o processo de constituição da docência a partir da prática pedagógica dos primeiros Estágios Curriculares do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS está relacionado aos aspectos culturais do professor em formação, por exemplo, que escola estudou na Educação Básica, quais disciplinas eram mais valorizadas e como eram as aulas desta escola; os valores sociais que ele julga importante, por exemplo, saber respeitar as diferenças, saber desenvolver o pensamento critico do aluno, sua história de vida, sua história escolar; os saberes adquiridos ao longo da vida, por exemplo, suas relações com seus colegas quando era aluno da Educação Básica ou as posturas que adota em seu trabalho, além das expectativas para a profissão e o sentido que o docente atribui ao ser professor. Assim, esses são alguns elementos de constituição da identidade docente que me permitiram compreender esse processo, além de serem elementos que mudam e são resignificados diariamente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-01T02:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984193 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133060 |
identifier_str_mv |
000984193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133060/1/000984193.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133060/2/000984193.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133060/3/000984193.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ab40457883b3d7384d9004d112a1d88 4b2815455bbeb4fbf0188d077281e207 c125cff7f4e43b1a429a6ec237e79a4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447162072334336 |