De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ysadora Ferreira Alves Baptista
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274205
Resumo: Este estudo analisa o mercado fonográfico nacional no contexto da midiatização e seu impacto nas estratégias de construção de marca dos artistas, com foco na artista Ludmilla. Examina-se detalhadamente as estratégias que impulsionaram sua consolidação no mercado e elevaram o valor de sua marca perante o público. A pergunta central desta pesquisa é: "Quais foram os efeitos das estratégias de branding na carreira da artista Ludmilla?". Para respondê la, foi conduzido um estudo de caso que compilou e analisou as ações comunicacionais implementadas durante a execução dessas estratégias (lançamento de projetos musicais, aparições em distintos canais midiáticos, expansão para novos mercados e posicionamento de uma identidade visual robusta), com o objetivo de avaliar a percepção do público sobre o valor agregado à marca Ludmilla. Este estudo é relevante devido à importância crescente das estratégias de comunicação em contextos não tradicionais e à influência que artistas e personalidades midiáticas exercem na esfera pública contemporânea. Utilizando teorias relacionadas à indústria fonográfica, midiatização, celebridades e branding como instrumentos analíticos, este trabalho apresenta as ações estratégicas comunicacionais adotadas por Ludmilla ao longo de sua carreira e os efeitos resultantes em sua carreira e imagem pública.
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