De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274205 |
Resumo: | Este estudo analisa o mercado fonográfico nacional no contexto da midiatização e seu impacto nas estratégias de construção de marca dos artistas, com foco na artista Ludmilla. Examina-se detalhadamente as estratégias que impulsionaram sua consolidação no mercado e elevaram o valor de sua marca perante o público. A pergunta central desta pesquisa é: "Quais foram os efeitos das estratégias de branding na carreira da artista Ludmilla?". Para respondê la, foi conduzido um estudo de caso que compilou e analisou as ações comunicacionais implementadas durante a execução dessas estratégias (lançamento de projetos musicais, aparições em distintos canais midiáticos, expansão para novos mercados e posicionamento de uma identidade visual robusta), com o objetivo de avaliar a percepção do público sobre o valor agregado à marca Ludmilla. Este estudo é relevante devido à importância crescente das estratégias de comunicação em contextos não tradicionais e à influência que artistas e personalidades midiáticas exercem na esfera pública contemporânea. Utilizando teorias relacionadas à indústria fonográfica, midiatização, celebridades e branding como instrumentos analíticos, este trabalho apresenta as ações estratégicas comunicacionais adotadas por Ludmilla ao longo de sua carreira e os efeitos resultantes em sua carreira e imagem pública. |
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Gomes, Ysadora Ferreira Alves BaptistaCarvalho, Helenice2024-03-27T06:36:47Z2024http://hdl.handle.net/10183/274205001199363Este estudo analisa o mercado fonográfico nacional no contexto da midiatização e seu impacto nas estratégias de construção de marca dos artistas, com foco na artista Ludmilla. Examina-se detalhadamente as estratégias que impulsionaram sua consolidação no mercado e elevaram o valor de sua marca perante o público. A pergunta central desta pesquisa é: "Quais foram os efeitos das estratégias de branding na carreira da artista Ludmilla?". Para respondê la, foi conduzido um estudo de caso que compilou e analisou as ações comunicacionais implementadas durante a execução dessas estratégias (lançamento de projetos musicais, aparições em distintos canais midiáticos, expansão para novos mercados e posicionamento de uma identidade visual robusta), com o objetivo de avaliar a percepção do público sobre o valor agregado à marca Ludmilla. Este estudo é relevante devido à importância crescente das estratégias de comunicação em contextos não tradicionais e à influência que artistas e personalidades midiáticas exercem na esfera pública contemporânea. Utilizando teorias relacionadas à indústria fonográfica, midiatização, celebridades e branding como instrumentos analíticos, este trabalho apresenta as ações estratégicas comunicacionais adotadas por Ludmilla ao longo de sua carreira e os efeitos resultantes em sua carreira e imagem pública.This study analyzes the national music market in the context of mediatization and its impact on artists' brand building strategies, with a focus on the artist Ludmilla. It examines in detail the strategies that propelled her consolidation in the market and increased the value of her brand among the public. The central question of this research is: "What were the effects of branding strategies on Ludmilla's career?". To answer it, a case study was conducted that compiled and analyzed the communication actions implemented during the execution of these strategies (release of music projects, appearances on different media channels, expansion into new markets, and positioning of a robust visual identity), with the aim of evaluating the public's perception of the added value to the Ludmilla brand. This study is relevant due to the growing importance of communication strategies in non-traditional contexts and the influence that artists and media personalities exert in the contemporary public sphere. Using theories related to the music industry, mediatization, celebrities, and branding as analytical tools, this work presents the strategic communication actions adopted by Ludmilla throughout her career and the resulting effects on her career and public image.application/pdfporMidiatizaçãoCelebridadesIndústria fonográficaBrandingMusic industryMediatizationCelebritiesLudmillaDe MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199363.pdf.txt001199363.pdf.txtExtracted Texttext/plain172976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274205/2/001199363.pdf.txtaa366ee1811762b68d272e41d8ab9caaMD52ORIGINAL001199363.pdfTexto completoapplication/pdf2581387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274205/1/001199363.pdff81d4bbe62d46076b25e85ef597ceae6MD5110183/2742052024-05-26 06:38:40.326708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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