De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ysadora Ferreira Alves Baptista
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274205
Resumo: Este estudo analisa o mercado fonográfico nacional no contexto da midiatização e seu impacto nas estratégias de construção de marca dos artistas, com foco na artista Ludmilla. Examina-se detalhadamente as estratégias que impulsionaram sua consolidação no mercado e elevaram o valor de sua marca perante o público. A pergunta central desta pesquisa é: "Quais foram os efeitos das estratégias de branding na carreira da artista Ludmilla?". Para respondê la, foi conduzido um estudo de caso que compilou e analisou as ações comunicacionais implementadas durante a execução dessas estratégias (lançamento de projetos musicais, aparições em distintos canais midiáticos, expansão para novos mercados e posicionamento de uma identidade visual robusta), com o objetivo de avaliar a percepção do público sobre o valor agregado à marca Ludmilla. Este estudo é relevante devido à importância crescente das estratégias de comunicação em contextos não tradicionais e à influência que artistas e personalidades midiáticas exercem na esfera pública contemporânea. Utilizando teorias relacionadas à indústria fonográfica, midiatização, celebridades e branding como instrumentos analíticos, este trabalho apresenta as ações estratégicas comunicacionais adotadas por Ludmilla ao longo de sua carreira e os efeitos resultantes em sua carreira e imagem pública.
id UFRGS-2_b6d475d10951d64b50a30b73763e80b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274205
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Ysadora Ferreira Alves BaptistaCarvalho, Helenice2024-03-27T06:36:47Z2024http://hdl.handle.net/10183/274205001199363Este estudo analisa o mercado fonográfico nacional no contexto da midiatização e seu impacto nas estratégias de construção de marca dos artistas, com foco na artista Ludmilla. Examina-se detalhadamente as estratégias que impulsionaram sua consolidação no mercado e elevaram o valor de sua marca perante o público. A pergunta central desta pesquisa é: "Quais foram os efeitos das estratégias de branding na carreira da artista Ludmilla?". Para respondê la, foi conduzido um estudo de caso que compilou e analisou as ações comunicacionais implementadas durante a execução dessas estratégias (lançamento de projetos musicais, aparições em distintos canais midiáticos, expansão para novos mercados e posicionamento de uma identidade visual robusta), com o objetivo de avaliar a percepção do público sobre o valor agregado à marca Ludmilla. Este estudo é relevante devido à importância crescente das estratégias de comunicação em contextos não tradicionais e à influência que artistas e personalidades midiáticas exercem na esfera pública contemporânea. Utilizando teorias relacionadas à indústria fonográfica, midiatização, celebridades e branding como instrumentos analíticos, este trabalho apresenta as ações estratégicas comunicacionais adotadas por Ludmilla ao longo de sua carreira e os efeitos resultantes em sua carreira e imagem pública.This study analyzes the national music market in the context of mediatization and its impact on artists' brand building strategies, with a focus on the artist Ludmilla. It examines in detail the strategies that propelled her consolidation in the market and increased the value of her brand among the public. The central question of this research is: "What were the effects of branding strategies on Ludmilla's career?". To answer it, a case study was conducted that compiled and analyzed the communication actions implemented during the execution of these strategies (release of music projects, appearances on different media channels, expansion into new markets, and positioning of a robust visual identity), with the aim of evaluating the public's perception of the added value to the Ludmilla brand. This study is relevant due to the growing importance of communication strategies in non-traditional contexts and the influence that artists and media personalities exert in the contemporary public sphere. Using theories related to the music industry, mediatization, celebrities, and branding as analytical tools, this work presents the strategic communication actions adopted by Ludmilla throughout her career and the resulting effects on her career and public image.application/pdfporMidiatizaçãoCelebridadesIndústria fonográficaBrandingMusic industryMediatizationCelebritiesLudmillaDe MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199363.pdf.txt001199363.pdf.txtExtracted Texttext/plain172976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274205/2/001199363.pdf.txtaa366ee1811762b68d272e41d8ab9caaMD52ORIGINAL001199363.pdfTexto completoapplication/pdf2581387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274205/1/001199363.pdff81d4bbe62d46076b25e85ef597ceae6MD5110183/2742052024-05-26 06:38:40.326708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
title De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
spellingShingle De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
Gomes, Ysadora Ferreira Alves Baptista
Midiatização
Celebridades
Indústria fonográfica
Branding
Music industry
Mediatization
Celebrities
Ludmilla
title_short De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
title_full De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
title_fullStr De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
title_full_unstemmed De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
title_sort De MC Beyoncé a Ludmilla : branding como estratégia de ascensão no mercado fonográfico
author Gomes, Ysadora Ferreira Alves Baptista
author_facet Gomes, Ysadora Ferreira Alves Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ysadora Ferreira Alves Baptista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Helenice
contributor_str_mv Carvalho, Helenice
dc.subject.por.fl_str_mv Midiatização
Celebridades
Indústria fonográfica
topic Midiatização
Celebridades
Indústria fonográfica
Branding
Music industry
Mediatization
Celebrities
Ludmilla
dc.subject.eng.fl_str_mv Branding
Music industry
Mediatization
Celebrities
Ludmilla
description Este estudo analisa o mercado fonográfico nacional no contexto da midiatização e seu impacto nas estratégias de construção de marca dos artistas, com foco na artista Ludmilla. Examina-se detalhadamente as estratégias que impulsionaram sua consolidação no mercado e elevaram o valor de sua marca perante o público. A pergunta central desta pesquisa é: "Quais foram os efeitos das estratégias de branding na carreira da artista Ludmilla?". Para respondê la, foi conduzido um estudo de caso que compilou e analisou as ações comunicacionais implementadas durante a execução dessas estratégias (lançamento de projetos musicais, aparições em distintos canais midiáticos, expansão para novos mercados e posicionamento de uma identidade visual robusta), com o objetivo de avaliar a percepção do público sobre o valor agregado à marca Ludmilla. Este estudo é relevante devido à importância crescente das estratégias de comunicação em contextos não tradicionais e à influência que artistas e personalidades midiáticas exercem na esfera pública contemporânea. Utilizando teorias relacionadas à indústria fonográfica, midiatização, celebridades e branding como instrumentos analíticos, este trabalho apresenta as ações estratégicas comunicacionais adotadas por Ludmilla ao longo de sua carreira e os efeitos resultantes em sua carreira e imagem pública.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:36:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274205
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199363
url http://hdl.handle.net/10183/274205
identifier_str_mv 001199363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274205/2/001199363.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274205/1/001199363.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa366ee1811762b68d272e41d8ab9caa
f81d4bbe62d46076b25e85ef597ceae6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447363750199296