Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Frederico de Mello Brandão
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Lorena Cristine, Araújo, Thiago Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318
Resumo: O estudo aqui proposto pergunta sobre as novas formas de produção musical engendradas pelos usos e acessos às tecnologias e suas relações com a emergência de mercados independentes, reorganizando padrões e lógicas de produção cultural da mídia hegemônica. A pesquisa relatada tem como foco a trajetória da cantora Gaby Amarantos, questionando, a partir de sua inserção na mídia brasileira e dos discursos aí construídos – do momento de suas primeiras inserções nacionais (2010) ao auge de sua exposição (2012) –, como artistas utilizam-se de novas mídias para divulgação de seus trabalhos e de que modo, ao fazê-lo, dão a ver uma nova forma de consumo e produção musicais
id USP-34_62b48e3d79bd8c678044276f8a6d0a83
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88318
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação culturalGaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação culturalMediatizationPhonographic MarketGaby Amarantos.MidiatizaçãoMercado FonográficoGaby AmarantosO estudo aqui proposto pergunta sobre as novas formas de produção musical engendradas pelos usos e acessos às tecnologias e suas relações com a emergência de mercados independentes, reorganizando padrões e lógicas de produção cultural da mídia hegemônica. A pesquisa relatada tem como foco a trajetória da cantora Gaby Amarantos, questionando, a partir de sua inserção na mídia brasileira e dos discursos aí construídos – do momento de suas primeiras inserções nacionais (2010) ao auge de sua exposição (2012) –, como artistas utilizam-se de novas mídias para divulgação de seus trabalhos e de que modo, ao fazê-lo, dão a ver uma nova forma de consumo e produção musicaisThe study asks about the new forms of musical production sired by the use and access to technology and its relationship to the emergence of independent markets, reorganizing patterns and logical of cultural production by the hegemonic media. The research reported focuses on the trajectory of the singer Gaby Amarantos, questioning, from its insertion in the Brazilian media and discourses built there – since the moment of their first national insertions (2010) to the height of her exhibition (2012) –, how artists make use of new types of media to disseminate their work and how, in doing so, provide visibility a new way of consuming and producing music.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318Alterjor Journal; Vol. 9 No. 1 (2014): Jornalismo popular e alternativo; 157-173Revista Alterjor; v. 9 n. 1 (2014): Jornalismo popular e alternativo; 157-1732176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318/91196Copyright (c) 2014 Revista Alterjorinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Frederico de Mello BrandãoSilva, Lorena CristineAraújo, Thiago Guimarães2020-06-19T11:01:55Zoai:revistas.usp.br:article/88318Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:09.653879Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
title Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
spellingShingle Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
Tavares, Frederico de Mello Brandão
Mediatization
Phonographic Market
Gaby Amarantos.
Midiatização
Mercado Fonográfico
Gaby Amarantos
title_short Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
title_full Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
title_fullStr Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
title_full_unstemmed Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
title_sort Gaby Amarantos e o mercado fonográfico contemporâneo no Brasil: uma nova formação cultural
author Tavares, Frederico de Mello Brandão
author_facet Tavares, Frederico de Mello Brandão
Silva, Lorena Cristine
Araújo, Thiago Guimarães
author_role author
author2 Silva, Lorena Cristine
Araújo, Thiago Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Frederico de Mello Brandão
Silva, Lorena Cristine
Araújo, Thiago Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Mediatization
Phonographic Market
Gaby Amarantos.
Midiatização
Mercado Fonográfico
Gaby Amarantos
topic Mediatization
Phonographic Market
Gaby Amarantos.
Midiatização
Mercado Fonográfico
Gaby Amarantos
description O estudo aqui proposto pergunta sobre as novas formas de produção musical engendradas pelos usos e acessos às tecnologias e suas relações com a emergência de mercados independentes, reorganizando padrões e lógicas de produção cultural da mídia hegemônica. A pesquisa relatada tem como foco a trajetória da cantora Gaby Amarantos, questionando, a partir de sua inserção na mídia brasileira e dos discursos aí construídos – do momento de suas primeiras inserções nacionais (2010) ao auge de sua exposição (2012) –, como artistas utilizam-se de novas mídias para divulgação de seus trabalhos e de que modo, ao fazê-lo, dão a ver uma nova forma de consumo e produção musicais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88318/91196
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Alterjor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 9 No. 1 (2014): Jornalismo popular e alternativo; 157-173
Revista Alterjor; v. 9 n. 1 (2014): Jornalismo popular e alternativo; 157-173
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222018960883712